Um hábito noturno simples ajuda a controlar as alergias

As alergias são um conjunto de reações causadas por hipersensibilidade do sistema imunitário a agentes que geralmente causam pouco ou nenhum problema na maioria das pessoas.

Entre tosse, espirros, olhos lacrimejantes e uma sensação de mal-estar, as alergias são um grande efeito secundário do verão. Para algumas pessoas, os comprimidos diários ou os sprays nasais ajudam a reduzir os sintomas, mas para outras, pode ser difícil encontrar uma mistura que realmente funcione.

No entanto, os especialistas encontraram o ingrediente-chave que faltava na rotina de tratamento de alergias. Segundo o HuffPost, um duche antes de dormir pode ser uma forma de reduzir os sintomas de alergia.

“Tomar um duche antes de dormir ajuda a lavar todos os grãos de pólen invisíveis do corpo para que deixem de causar reações alérgicas”, diz Ian Budd, farmacêutico da Chemist 4U.

O duche pode manter os lençóis limpos, limitando a quantidade de pólen que se acumula na cama e deve considerar-se também lavar o seu cabelo com mais regularidade.

“Embora tomar banho antes de dormir possa ajudar a combater a febre dos fenos, tomar banho assim que chega a casa pode revelar-se ainda mais eficaz. Se os sintomas forem particularmente incómodos, é recomendado que tome um duche imediato e mude de roupa assim que entrar em casa”, realça Budd.

Assim, não só retira o pólen, como também diminui a quantidade que leva para dentro de casa.

“Na época das alergias, a irrigação nasal com soro fisiológico também pode ajudar a eliminar os alergénios. Além disto, usar óculos de sol ou um chapéu, pode diminuir a quantidade de pólen que entra no cabelo e nos olhos”, realça o médico Mas Takashima.

Os médicos recomendam ainda que se comece a tomar medicamentos para as alergias como medida preventiva no início da época. Se normalmente tem alergias a partir de julho, deve começar a tomar a medicação algumas semanas antes, para que a medicação tenha tempo de fazer efeito no organismo.

Soraia Ferreira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.