Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos.

Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram de ser considerados uma espécie em perigo de extinção, graças aos esforços de conservação — incluindo o trabalho de expansão dos seus habitats —, que foram um sucesso. Agora, estes animais são considerados “vulneráveis”.

Há cinco anos, foi feita uma alteração semelhante na classificação dos pandas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN, na sigla em inglês), embora o organismo tenha afirmado que as alterações climáticas podem provocar a destruição de mais de 35% do habitat de bambu dos pandas, ao longo dos próximos 80 anos.

Assim, uma das preocupações dos cientistas relativamente aos pandas é, exatamente, a fragmentação do habitat — que pode fazer com que fiquem isolados, sem comida suficiente ou incapazes de se reproduzir, escreve o jornal britânico The Guardian.

No entanto, segundo um novo estudo — publicado no dia 20 de setembro na revista Conservation Biology —, que se baseou em modelos informáticos e na análise genética de fezes de pandas da reserva natural de Wolong na China, alguns habitats podem ser mais benéficos para o acasalamento da espécie se forem imperfeitos.

O artigo sugere que a conectividade funcional — ou fluxo genético dos animais — é cada vez maior à medida que a proporção de habitats de bambu aumenta num certo local. Mas também se verifica um rápido declínio no sucesso dos indivíduos e na sua reprodução quando essa proporção excede os 80%.

Os investigadores sugerem que isso pode acontecer porque a abundância de recursos faz com que os pandas tenham uma menor necessidade de se propagarem.

Contudo, a equipa de cientistas norte-americanos verificou uma tendência diferente para a diversidade genética dos pandas: esta diminuiu ligeiramente à medida que a proporção dos habitats aumentou, mas subiu a partir dos 25%.

Assim, apesar de ser necessária uma grande quantidade de zonas habitáveis para ajudar a conservar a espécie, um ambiente menos perfeito poderia trazer mais benefícios porque os pandas sentiriam uma maior necessidade de se reproduzirem.

“A descoberta de que a quantidade ideal de habitat para a conectividade funcional está abaixo dos 100% proporciona esperança para as áreas já perturbadas do habitat dos pandas e sugere que tais áreas não devem ser descontadas nos planos de gestão como sendo impróprias”, escreve a equipa.

  ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …