Um em cada três professores à beira de um esgotamento

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nicholasjon / Flickr

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Um em cada três professores portugueses sofre de elevados níveis de stress e 37% têm problemas de voz, alertou a Federação Nacional de Educação, que vai lançar uma campanha e exigir que o stress seja considerado doença profissional.

Duas investigadoras da Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), inquiriram 800 docentes portugueses e descobriram que 30% tinham níveis elevados de burnout, um estado de esgotamento físico e mental provocado pela vida profissional.

Os resultados da investigação, que ainda não terminou, foram agora divulgados pela Federação Nacional de Educação (FNE), que sublinhou a “relação direta entre o elevado nível de burnout e os baixos níveis de satisfação no trabalho”.

As investigadoras do ISPA perceberam que a idade, o tipo de contrato, a experiência profissional e o tipo de ensino têm influência nos níveis de stress: os professores mais velhos têm níveis de burnout superiores assim como os que dão aulas no secundário.

“Os professores do ensino secundário apresentam valores mais elevados de stress, exaustão emocional e maior falta de reconhecimento profissional”, recorda a FNE, sublinhando que as mulheres também são mais afetadas.

No mesmo sentido, os docentes responsáveis por alunos com necessidades educativas especiais também sofrem mais de ansiedade, burnout e preocupações profissionais.

Turmas muitos grandes e com muitos alunos e estudantes mal comportados são duas das causas que provocam stress nos docentes, que se queixam dos baixos salários, das condições de trabalho precárias, da grande exigência de tarefas burocráticas, pressão de tempo para o desempenho das tarefas e as exigências na relação com alunos e pais.

Um outro estudo realizado pelo Sindicato de Professores da Zona Norte (SPZN) revelou uma elevada prevalência de problemas de voz.

O estudo concluiu que 37% dos professores têm uma perturbação vocal profissional, sendo que a grande maioria dos docentes (85%) nunca teve qualquer treino vocal durante o seu percurso profissional, segundo o rastreio de voz feito a 325 professores, educadores e formadores, realizado durante a Campanha Defende a Tua Voz, pelo SPZN.

A FNE lança esta semana uma campanha de saúde para alertar os profissionais da educação para o impacto do stress, dos problemas da voz e das lesões músculo-esqueléticas, com sessões de esclarecimento e debate que começam na sexta-feira, em Ponta Delgada, e vão prolongar-se nos próximos meses em várias cidades do país.

A Federação planeia ainda intervir junto do Governo, no sentido de verem criados mecanismos de proteção destes trabalhadores. Segundo a assessora da FNE, no final das sessões a federação pretende pressionar o governo para que o stress passe a ser considerado uma doença profissional.

/Lusa

7 Comments

  1. Qualquer um de nós que tenha andado na escola, sabe perfeitamente que um professor tem que ter uma paciência de santo para não se passar da cabeça…
    Nem quero imaginar como será hoje em dia, pois esta juventude está quase isenta de valores. Falta-lhes um pulso firme em casa, pois a educação vem de casa e não da escola.

  2. Sim… coitados… imaginem o stress que teriam se trabalhassem 12h ou 14h por dia e apenas com 22 dias de férias… (eu contabilizo cerca de 4 meses de férias no ano, ou estarei errado, ah não são interrupções letivas)

    Enfim… com jeitinho começam a apanhar as reformas por incapacidade aos 30 anos…

  3. Sou professor e não me recordo de, recentemente, ter existido um estudo sobre este aspecto, muito importante na vida docente. Acredito que seja honesto. Já desonestas considero as palavras do “TU”. Perfeito analfabeto que pensa ser necessário “trabalhar muito”… Os professores preparam a sociedade para “trabalhar melhor”! Estudasses!

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