/

Cinco em cada seis infetados não sabe que tem uma Hepatite Viral

Evandro Oliveira / PMPA

Esta sexta-feira celebra-se o Dia Mundial das Hepatites Virais. Para assinalar a data, uma clínica especializada criou uma infografia com a qual pretende sensibilizar e dar a conhecer a doença – porque mais vale prevenir que remediar.

O Dia Mundial das Hepatites Virais é celebrado anualmente, no dia 28 de Julho, de forma a sensibilizar e divulgar informação à população sobre as hepatites virais dando ênfase à prevenção, diagnóstico e tratamento das mesmas.

Mais de 2 mil milhões de pessoas já foram infetados com Hepatite, e atualmente cerca de 500 milhões lidam com a doença, que causa mais de 4 mil mortes por dia. É atualmente a 7ª maior causa de morte a nível mundial.

Em Portugal, calcula-se que 1-1,5% da população, ou seja, 150 mil pessoas, sofram de hepatite, sendo que apenas 20 a 25 dos afectados mil foram diagnosticados. Este é um sinal claro da falta de informação acerca da enfermidade, o que torna clara a importância do Dia Mundial das Hepatites para ajudar a reverter a situação atual.

A iniciativa foi originalmente criada em 2004 por um grupo de pacientes Euro-Asiátios, e era celebrada no dia 1 de Outubro. No fim de 2007 foi criada a Aliança Mundial das Hepatites, World Hepatitis Alliance, que passou a ser responsável pela organização da iniciativa.

Em 2010, a OMS – Organização Mundial de Saúde, endossou oficialmente a data de 28 de Julho, uma de apenas 4 datas “oficiais” relacionadas com doenças específicas. As outras 3 são a Malária, a Tuberculose e a HIV/SIDA.

A cada ano, o Dia Mundial das Hepatites tem um tema e mensagem específica que pretende passar à população. Este ano, o tema do Dia Mundial das Hepatites Virais é “Elimine as Hepatites” e a principal mensagem / objetivo é “eliminar a hepatite viral B e C como ameaça à Saúde Pública até 2030“.

A clínica especializada 121doc juntou-se este ano a esta iniciativa, e criou uma infografia bastante detalhada, com o título “Sabe o que é…A Hepatite?”,  com dados e conselhos sobre as diferentes Hepatites. Saiba o que fazer para se proteger contra as hepatites virais, veja a infografia aqui:

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.