Um dos principais candidatos a substituir Biden é um antigo astronauta bem disposto

Gage Skidmore / Flickr

O ex-astronauta da NASA e atual senador do Arizona, Mark Kelly

Se Joe Biden decidir abandonar a corrida presidencial, algo que parece uma possibilidade crescente, os Democratas terão que escolher um novo candidato — e uma das principais escolhas para o cargo, em alternativa a Kamala Harris, é o senador Mark Kelly, um proeminente astronauta da NASA.

Segundo o Politico, o ex-astronauta e atual senador Mark Kelly está a ser apontado como um dos principais candidatos para o cargo, caso Harris não venha a liderar a lista.

O nome de Kelly surgiu em destaque numa sondagem recente, relata o Politico, superando Biden em diversos dos chamados “swing states” — o estados que ora pendem para Republicanos, ora para Democratas, e em que habitualmente as eleições se decidem.

A história de Mark Kelly “é tão americana como a tarte de maçã”, diz também o The Daily Beast, o que faz do ex-astronauta uma escolha particularmente convincente para um Partido Democrata em crise.

Criado numa família de polícias em New Jersey com o seu irmão gémeo, o também astronauta Scott Kelly, o senador do Arizona alistou-se na Marinha dos Estados Unidos, e acabaria por se candidatar a astronauta da NASA.

Em 1996, Mark e Scott Kelly foram selecionados como pilotos do Space Shuttle, o extinto programa de vaivém espacial da NASA.

Os dois irmãos participaram num estudo da NASA, em 2018, para determinar a forma como a radiação espacial afeta os genes, e o estudo concluiu que Scott Kelly voltou do espaço com ADN diferente do irmão Mark, que tinha permanecido em terra.

Mark Kelly tinha-se afastado da sua carreira de astronauta em 2011, depois de a sua mulher, a então congressista Gabby Giffords, ter sido baleada e quase morta num comício no Arizona.

Na década seguinte, fundou, sem sucesso, uma empresa em Tuscon, que fabrica o tipo de balões espiões de grande altitude com que o ano passado a China fez manchetes.

O ex-astronauta juntou a sua voz à campanha pelo controlo de armas ao lado da mulher, e acabou por conquistar um lugar no Senado em 2020.

O agora senador ganhou popularidade na comunidade dos voos espaciais devido aos seus comentários francos e acrobacias bombásticas — como ter admitido que tentou contrabandear um fato de gorila para a ISS para pregar uma partida ao irmão.

Na altura, o plano de Mark Kelly apenas não se concretizou porque a nave da SpaceX que o iria levar à Estação Espacial explodiu.

Feroz defensor da ciência, Mark Kelly é um homem branco, heterossexual, de um “swing state”. O senador do Arizona, diz o Futurism, parece ser o melhor candidato que os Democratas podem encontrar para substituir Joe Biden.

A nomeação de Mark Kelly para contrariar a cada vez mais provável vitória de Donald Trump pode assim ser a solução, literalmente, caída do céu que os Democratas procuram. E ver um ex-astronauta bem disposto a debater com o republicano poderia ser hilariante — desta vez, por bons motivos.

Armando Batista, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.