Pentágono deteta segundo balão espião sobre a América Latina. “Tenham calma”, diz a China

Os Estados Unidos anunciaram ter sido detetado um segundo balão a sobrevoar a América Latina, indicou o Pentágono, na sexta-feira, sem especificar a sua localização exata.

“Temos conhecimento de relatos de um balão a sobrevoar a América Latina. Estamos a avaliar se é mais um balão de vigilância chinês”, disse o porta-voz do Pentágono, brigadeiro Pat Ryder, numa declaração enviada à imprensa.

Também o jornal costa-riquenho La Nacion publicou um artigo sobre um objeto voador branco, semelhante a um balão de ar quente, avistado sobre o país latino-americano.

Na quinta-feira, o Pentágono indicou estar a seguir os movimentos de um “balão espião” chinês avistado sobre o estado de Montana, no nordeste do país, onde se encontra um dos três locais de silos de mísseis nucleares em solo norte-americano.

Os outros silos estão localizados em dois estados limítrofes do Montana: Dakota do Norte, a leste, e Wyoming, a sul.

O Pentágono adiantou que o balão se deslocou para leste e se encontra-se agora no centro do país, a mais de 18 mil metros de altitude.

O porta-voz do Pentágono, Pat Ryder, referiu que o Comando de Defesa Aeroespacial dos Estados Unidos e do Canadá (Norad) estava a monitorizar os movimentos do balão, mas que este “não representava risco militar ou físico para as pessoas no solo”.

A presença do balão espião chinês a sobrevoar “locais sensíveis” nos EUA desencadeou uma crise diplomática entre Washington e Pequim e levou ao adiamento da viagem prevista do secretário de Estado, Antony Blinken, ao país asiático.

Por seu lado, Pequim admitiu, na sexta-feira, que o balão lhe pertence, mas garantiu tratar-se de “um dirigível civil utilizado para fins de pesquisa meteorológica”.

Este sábado, Wang Yi, diretor da Comissão de Negócios Estrangeiros do Partido Comunista Chinês, pediu aos Estados Unidos que mantenham a calma.

A China é um país responsável, que se rege estritamente pelas leis internacionais”, garantiu em nota de imprensa o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da China, cujo cargo atual o torna a mais alto responsável diplomático do país.

De acordo com William Kim, perito citado pelo The National News, estes balões poderão estar a ser controlados por inteligência artificial.

O especialista em vigilância de balões considera que estes aparelhos são “meios de observação muito úteis — e muito difíceis de abater“.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.