Arqueólogos “ressuscitaram” um dos mais antigos e enigmáticos geóglifos de Nazca

Do gigantesco desenho de uma baleia assassina, característico da iconografia da cultura Nazca, só se conservava uma fotografia tirada há 50 anos.

Uma equipa de arqueólogos peruanos, liderada por Johny Isla Cuadrado, responsável pelo Gabinete Descentralizado de Cultura da região Ica, conseguiu encontrar e recuperar um dos geóglifos mais “enigmáticos e antigos do circuito Palpa-Nazca”, de acordo com o jornal peruano La República.

O geóglifo em causa, que representa uma orca ou baleia assassina e mede cerca de 60 metros, foi fotografado pela primeira vez nos anos 60, na encosta de uma colina, e foi posteriormente dado como perdido.

A equipa arqueológica conseguiu agora encontrar de novo a impressionante figura que “corre um grande perigo” devido ao tráfico de terras nos terrenos onde foi construída. Durante a noite, aponta o jornal, a região tem sido saqueada por traficantes que se apropriam de terreno protegido, que consideram “lotes desocupados”.

A figura, que apenas pode ser vista a partir do cume de uma colina próxima, terá sido criada, segundo estimam os arqueólogos, por volta do ano de 200 D.C.

“Ao contrário das linhas de Nazca, o hieróglifo da orca está desenhado ao lado de uma colina, o que indica que se trata de um dos primeiros geóglifos da região“, explica Johny Isla Cuadrado.

Da mesma forma, Johny recorda que “há outros geóglifos deste tempo em Palpa, coisa que quase não acontece em Nazca, onde a maioria das linhas e geóglifos está em zonas planas”.

O enigmático geóglifo voltou à vida, juntando-se às restantes figuras misteriosas de Nazca, que ninguém até agora conseguiu descobrir quem criou – ou porque o fez.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Já tentei, mas não consigo ver na imagem nada que se assemelhe a uma orca. Nem de longe. Talvez os criadores destes geóglifos fossem ainda mais alucinados que o Salvador Dali, ou então quem interpretou o desenho.

RESPONDER

"Naturalizei-me por causa dos Jogos Olímpicos. Brasil é mais racista do que Portugal"

Relatos incríveis de Rochele Nunes, que espera conquistar uma medalha em Tóquio. Mundiais de Judo começam neste domingo. Considera-se uma "negra privilegiada", cresceu num ambiente familiar pacífico, teve uma infância muito boa, mas tem vários episódios …

Ramalho Eanes vai presidir às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O antigo chefe de Estado Ramalho Eanes vai presidir à Comissão Nacional das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril, aceitando assim o convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. De acordo com …

Escritório e conteúdo histórico de Stephen Hawking vão ser preservados no Reino Unido

O legado de uma das estrelas mais brilhantes da física está garantido. Cerca de 10.000 páginas dos escritos e outros artigos do físico Stephen Hawking serão preservados num arquivo especial da Biblioteca da Universidade de …

"Pequena Itália" encontrada em floresta do País de Gales (e inclui a Torre de Pisa)

Dezenas de pequenos monumentos italianos foram encontrados numa floresta do País de Gales. Um complexo com pequenas réplicas de famosas construções de Itália foi descoberto numa floresta próxima de Gwynedd, no País de Gales, segundo indica …

"Despedir e recontratar" é a nova moda no Reino Unido

No Reino Unido, os patrões estão a usar uma tática pouco ortodoxa para diminuir os salários dos seus trabalhadores: basta "despedir e recontratar". A prática consiste em demitir os funcionários e recontratá-los, oferecendo-lhes os seus antigos …

Pablo Escobar dá nome a restaurante em Singapura. Escolha causou indignação

Os proprietários de um restaurante em Singapura geraram uma onda de controvérsia ao dar ao seu restaurante o nome de Pablo Escobar.  Numa entrevista à revista local de estilo de vida, de modo a promover …

Portugal com três mortes e 573 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou três mortes relacionadas com a doença covid-19 e 573 novos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico …

"Temos um problema sério a nível de centrais". E só vão três ao Euro

O antigo futebolista internacional Fernando Meira considera que Portugal tem "um problema sério a nível de centrais" e não se mostra surpreendido com a chamada de "apenas três", para ajudar a defender o título continental …

"Os impostos certos, nos locais certos". Acordo histórico do G7 para acabar com paraísos fiscais

Os ministros das Finanças do G7 alcançaram hoje, em Londres, um acordo “histórico” para a aplicação de um imposto mínimo de 15% sobre as empresas. “Estou encantado por anunciar que os ministros das Finanças do G7 …

André Silva, PAN

Esterilizar todos os cães e gatos e revolucionar o ensino. Começa hoje a nova vida do PAN

Arrancou, neste sábado, em Tomar, Santarém, o oitavo congresso do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) para iniciar um "novo ciclo". A eleição de Inês Sousa Real como nova dirigente do partido é certa, mas espera-se divisão na discussão …