Um castelo do século XIII está a nascer perto de Paris

Benoît Prieur / Wikimedia

Château of Guédelon

Um grupo de entusiastas da região da Borgonha, em França, passou os últimos 25 anos a construir um castelo medieval chamado Castelo de Guédelon, utilizando apenas ferramentas e métodos do século XIII.

Este projeto em curso atrai cerca de 300 mil visitantes por ano, proporcionando-lhes uma experiência sensorial do passado.

O projeto teve início em 1995, quando três amigos, inspirados pelo seu amor pela história e pela natureza, decidiram reconstruir um castelo medieval utilizando técnicas autênticas. Maryline Martin, uma antiga empresária, ajudou a financiar o projeto através da compra de terrenos e de receitas do turismo.

A equipa escolheu uma pedreira de arenito abandonada na floresta de Guédelon para obter a pedra e a floresta circundante para a madeira. Compraram cerca de 30 hectares de terreno por uma módica quantia em 1996, detalha o site All That’s Interesting.

Os artesãos e os apaixonados pela história trabalharam incansavelmente durante o dia, de março a novembro de cada ano. Criam as suas próprias ferramentas, cortam a madeira e moldam a pedra. Até voltaram às medidas pré-métricas, como as polegadas e os cúbitos.

Este empreendimento representa a “arqueologia experimental”, pois envolve a imitação de métodos de construção antigos para “construir e descobrir”.

A Guédelon atraiu artesãos de todo o mundo que apreciam a oportunidade de praticar a cantaria com métodos e ferramentas tradicionais. Valorizam o encanto de construir tudo à mão, sem ferramentas pneumáticas.

O estilo de vida medieval estende-se para além da construção, com um jardim que cultiva apenas plantas indígenas da região durante esse período.

Notavelmente, o projeto mantém uma pegada de carbono quase nula. Depende de trabalho humano, cavalos, um burro, carvão, um forno de madeira e um riacho próximo para obter energia. Todos os materiais são de origem local, desde o arenito ao carvalho, carpa e bétula.

Prevê-se que a construção do Castelo de Guédelon esteja concluída este ano, tornando-o num testemunho único de história, artesanato e métodos de construção sustentáveis.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.