Um ano depois da morte de Chávez, Venezuela faz dez dias de homenagem

ABr

Hugo Chávez, presidente da Venezuela falecido a 5 de março de 2013

Hugo Chávez, presidente da Venezuela falecido a 5 de março de 2013

Um desfile militar e aéreo marcará, esta quarta-feira, o início das celebrações em homenagem ao ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, um ano após a sua morte.

“Teremos eventos nacionais e internacionais. O nosso povo continuará a demonstrar que Chávez vive e a pátria continua, hoje mais que nunca, com a revolução, vencendo dificuldades e crescendo”, anunciou Nicolás Maduro, o sucessor eleito de Hugo Chávez.

Em Caracas, são esperados presidentes e governantes de vários países do mundo para participar nas cerimónias, das quais fazem parte um ato especial no Quartel da Montanha, um museu histórico-militar transformado em mausoléu, onde repousam os restos mortais do líder socialista.

Dos atos, que se prolongarão por dez dias, faz parte a exibição, quarta-feira, através do canal de televisão estatal Telesul, do documentário “Mi Amigo Hugo”, produzido pelo cineasta norte-americano Oliver Stone e que recolhe a vida do “comandante supremo” e declarações de familiares, amigos, intelectuais e líderes políticos.

Para assinalar a efeméride, através das redes sociais os venezuelanos preveem distribuir mensagens a cada meia hora, principalmente através do Twitter, uma iniciativa denominada “um dia na vida de Chávez”.

A homenagem tem lugar num momento em que os venezuelanos se queixam de uma acentuada escassez de produtos no país, da insegurança, da alta inflação e da falta de divisas para importações.

Desde há quase um mês que diariamente se registam protestos de estudantes e opositores, umas vezes tranquilos e noutras violentos, que já ocasionaram a morte de pelo menos 18 pessoas, 261 feridos e mais de mil detidos.

Hugo Chávez, 1954-2013

Nascido na localidade venezuelana de Barinas a 28 de julho de 1954, Hugo Rafael Chávez Frías faleceu em Caracas a 5 de março de 2013, após uma luta de quase três anos contra um cancro, um período durante o qual se sujeitou a quatro intervenções cirúrgicas.

Faleceu cinco meses depois de ter sido reeleito para o seu terceiro mandato.

Inspirado em Simón Bolívar, um político venezuelano que impulsionou a independência de vários países da América do Sul, Hugo Chávez chegou ao poder em 1998. Defensor do socialismo do século XXI, impulsionou o que intitulou de revolução bolivariana.

Ficou conhecido pelas políticas sociais para os mais desfavorecidos, mas também pelas suas posições anti-Estados Unidos e por ser amigos de controversos líderes como Fidel Castro, Mahmoud Ahmadinejad e Muamar Kadhafi.

Enquanto presidente, Hugo Chávez fez várias visitas oficiais e escalas em Portugal, sobretudo durante o governo de José Sócrates, que dizia ser o seu principal amigo na Europa. Em 2001, durante a primeira visita, foi distinguido com a Ordem do Infante D. Henrique, pelo então presidente da República Jorge Sampaio.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.