Após um ano à deriva no mar, pescador mexicano socorrido já quase na Austrália

Micah A. Ponce / Flicker

-

As autoridades das Ilhas Marshall irão transferir para Majuro, a capital do país do Pacífico Sul, um pescador mexicano que garante ter passado 16 meses à deriva, revelou a imprensa local.

Passou mais de um ano à deriva no Oceano Pacífico, exposto aos elementos no seu minúsculo barco de fibra de vidro, sozinho após a morte do seu companheiro de pescaria, sobrevivendo apenas de sangue de tartaruga e pássaros mortos.

Agora, tudo o quer é voltar para casa.

O homem, identificado como José Alvarenga, terá zarpado do México no final de 2012 numa expedição de pesca de tubarões em El Salvador, junto com um companheiro que, alegadamente, morreu há uns meses em alto mar.

O barco de José Alvarenga, de sete metros, foi rebocado na quinta-feira até um recife perto do atol de Ebon, nas Ilhas Marshall, onde os habitantes experimentaram algumas dificuldades em falar com o pescador, que apenas domina o espanhol.

A única linha telefónica de Ebon está fora de serviço e não há internet, restando aos habitantes o velho radio como forma de comunicação com o exterior, meio que Ivan usou para falar com um intérprete em Majuro, a capital das Ilhas Marshall.

“Quero voltar ao México”, disse Ivan no seu primeiro contacto com o mundo desde dezembro de 2012.

A maior parte dos detalhes da extraordinária aventura de José Ivan estão ainda por explicar. Ivan diz que esperava chegar a El Salvador, mas derivou pelo Pacífico quase até à Austrália.

Ola Fjeldstad, um estudante norueguês de antropologia a fazer investigação em Ebon, contou à agência France Presse que o náufrago tem longos cabelos e barba e o barco parece ter estado muito tempo no mar, mas não se vêem sinais de tartarugas ou equipamento de pesca.

No México, não há notícia de que se tenham dado a conhecer quaisquer familiares ou amigos do misterioso náufrago.

Aguarda-se assim a chegada de José Alvarenga a um porto Mexicano para que a sua história seja contada em detalhe. Arrr!

Google Maps

-

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …