Na nossa liga de “loucos”, os 3.º e 4.º classificados podem ser campeões – mas o 2.º não

(dr) Estoril Praia

Estoril, SC Braga, Famalicão e Estrela da Amadora estavam na luta pelo título da Liga Revelação. Agora falta uma jornada e só o SC Braga ficou fora.

Já tínhamos partilhado aqui que a Liga Revelação 2022/23, mais uma vez, está a ser emocionante.

A liga de “loucos” chegou à penúltima jornada com quatro candidatos ao título: Estoril Praia, Sporting de Braga, Famalicão e Estrela da Amadora.

Sim, quatro equipas que ainda podiam ser campeãs, com apenas um ponto a separar o líder do quarto classificado.

A 9.ª e penúltima jornada desta fase de apuramento de campeão decorreu nesta terça-feira. Três jogos, quatro golos em cada jogo. Mas com desfechos diferentes.

Primeiro, o Estrela da Amadora atrasou-se ao empatar 2-2 com o Benfica, último classificado. Isnaba Graça e Afonso Pinto marcaram pelo Estrela, Hugo Félix bisou para a equipa da Luz.

Depois, dérbi minhoto e duelo directo entre candidatos. E novo empate 2-2, entre SC Braga e Famalicão. Aos 22 minutos os bracarenses estavam a ganhar por 2-0 (golos de Marco Torres e João Vasconcelos) mas Afonso Rodrigues bisou pelo Famalicão.

Por fim, também no Minho, o líder Estoril tornou-se no único candidato a ganhar nesta ronda: 3-1 em Vizela.

Classificação, a uma jornada do fim: Estoril tem 17 pontos; SC Braga está no segundo lugar com 14 pontos, os mesmos de Famalicão e Estrela, terceiro e quarto classificados respectivamente.

“É fazer as contas”

Na última jornada, para ser tricampeão, ao Estoril basta empatar em Famalicão. Se perder, o Famalicão tem que vencer por dois ou mais golos de diferença para ser campeão. Os minhotos só aí ganham vantagem no confronto directo. Se o Famalicão ganhar por um golo, o Estoril é campeão.

Mas o parágrafo anterior só fez contas em relação ao confronto directo entre Estoril e Famalicão. Há outras contas a fazer.

Se o Estrela vencer na recepção ao SC Braga, e se o Famalicão também ganhar, o Estoril não será campeão.

As contas passam a ser a três porque todas ficam com 17 pontos – e aí o Estoril fica em desvantagem porque perdeu nos dois duelos com o Estrela e um com o Famalicão. Apenas 3 pontos neste confronto directo entre os três.

O Famalicão, com duas vitórias e duas derrotas, teria 6 pontos. O Estrela tem três vitórias e apenas uma derrota, ficaria com 9 pontos.

Ou seja, o Estrela da Amadora, que está no quarto lugar, vai ser campeão se ganhar frente ao SC Braga e se o Famalicão vencer o Estoril.

Ou seja, a seguir ao líder Estoril, a equipa que tem mais possibilidades de ser campeão é a que está no quarto lugar, o Estrela.

Agora, ainda mais contas. O Famalicão será campeão se derrotar o Estoril por, no mínimo, 2 golos – e se o Estrela empatar. Porquê? Porque, se o Estrela perder, quer dizer que o SC Braga ganhou; e com esse cenário, com vitórias de Famalicão e SC Braga, o Famalicão perde a vantagem no confronto directo entre os três, por causa da presença do SC Braga nestas contas.

Resumindo, e curiosamente: se o SC Braga ganhar, o Estoril é campeão.

E repare nesta equação: o Estrela precisa da vitória do Famalicão; o Estoril precisa (ou pode precisar) da vitória do SC Braga.

No dia 25 de Abril fecham-se as contas.

Então e o SC Braga?

Por outro lado, e continuando em Braga (e mais uma curiosidade nesta confusão toda): Estoril, Famalicão e Estrela ainda podem ser campeões. O Sporting de Braga, que está no segundo lugar…não.

Contexto: no confronto directo entre SC Braga, Famalicão e Estrela, é o SC Braga que vence. Por isso, está em segundo. Mas, mesmo que vença na Amadora, vai terminar em igualdade com o Estoril e com o Famalicão (se o Famalicão ganhar) e, aí, passa a estar em desvantagem. Porque perdeu os dois jogos frente ao Estoril e empatou ontem diante do Famalicão.

Por isso, o SC Braga não vai ser campeão. E até liderou esta fase final durante algumas jornadas.

Refira-se que o golo do empate do Famalicão em Braga, nesta penúltima jornada, foi marcado a cinco minutos do fim, numa grande penalidade muito duvidosa. Mas foi assinalada, a bola entrou – e o SC Braga ficou fora da luta pelo título (apesar de estar em segundo, recorde-se).

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.