Apoiado pelo rei de família real indiana, o uísque Godawan foi criado como parte dos esforços de conservação da abetarda-indiana, uma ave em perigo de extinção.
E se houver um uísque que promete satisfazê-lo e, ao mesmo tempo, ajudar a proteger uma ave em vias de extinção?
A ave em questão é a abetarda-indiana, que foi classificada como criticamente ameaçada na lista vermelha da IUCN. Outrora encontrada nos matagais do estado desértico e seco do Rajastão, na Índia ocidental, esta ave foi caçada para fins alimentares e desportivos até um nível de quase extinção.
Sendo uma das aves voadoras mais volumosas do mundo, pode atingir 1,20 metros de comprimento e pesar até 15 quilos. Conhecida pelas suas longas pernas e pescoço comprido que se estendem a partir de um corpo acastanhado, a ave já esteve na corrida para ser nomeada a ave nacional da Índia. Mas, de acordo com estimativas recentes, restam apenas 120 exemplares na Índia.
Godawan, o uísque amigo da abetarda
O seu homónimo alcoólico, o uísque Godawan, foi criado no início de 2023 como parte dos esforços de conservação do animal. Trata-se de um malte simples artesanal destilado na cidade de Alwar, no Rajastão, feito com cevada cultivada localmente e métodos que requerem um mínimo de água, numa alusão à região árida onde é produzido.
Há também uma infusão de plantas indianas, semelhante ao gin, que se diz acrescentar toques de sabor a passas, figos, alperces e caramelo.
Chaitanya Raj Singh, um empresário social e jovem descendente da família real de Jaisalmer (é o 44º rei titular), é também um defensor da causa do abetarda-indiana e trabalha com a empresa-mãe do uísque Godawan, Diageo, para promover esforços de conservação.
Singh diz que a empresa tem estado a trabalhar com o Ministério do Ambiente e da Vida Selvagem da Índia a proteção das pastagens — o habitat preferido do abetarda-indiana — para permitir mais espaço para as aves se reproduzirem e, espera-se, florescerem.
“Esta iniciativa de conservação é um passo na direção certa. E esperamos conseguir salvar a ave… tal como aconteceu com o tigre”, disse, referindo-se ao Tigre Real de Bengala, que foi trazido de volta da beira da extinção na Índia através de esforços de conservação dedicados.
Com a sua textura suave e um toque de fumo e especiarias, o uísque é adequado para ser apreciado com carne vermelha, tal como o vinho tinto.
ZAP // BBC