UGT acusa sindicato dos pilotos de lançar TAP para o abismo

Pedro Nunes / Lusa

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva

O secretário-geral da UGT considerou hoje que a greve dos pilotos da TAP é um passo para o abismo e para a destruição da empresa, advertindo que as lutas sindicais não servem para transformar trabalhadores em acionistas.

Carlos Silva falava aos jornalistas a meio de um jantar/comício comemorativo do 1.º de Maio do PS, em Odivelas, depois de interrogado sobre a situação laboral na TAP, em particular sobre a greve de dez dias convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), que se inicia na sexta-feira e termina a 10 de maio.

“Esta greve é mais um passo para o abismo e para a destruição da empresa. O que preocupa a UGT são os dez mil postos de trabalho e não apenas os pilotos”, argumentou Carlos Silva.

Carlos Silva disse depois que a UGT “está disponível para apoiar lutas” sindicais, “mas nunca para apoiar que trabalhadores se transformem em acionistas”.

“Numa eventual privatização, se houver uma parte para os trabalhadores, então que seja para todos“, afirmou, numa nova crítica ao Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC).

Segundo o líder da UGT, “alguns dos argumentos invocados para a greve pelo SPAC tornam muito difícil a sua compreensão pela generalidade dos portugueses, assim como pela generalidade das forças políticas e sociais”.

“No caso presente, há um argumento muito difícil de gerir do ponto de vista sindical, que é a reivindicação do SPAC para ter uma participação na futura privatização. Uma coisa é o esbulho de direitos, outra coisa é isto, que não é um direito”, sustentou.

Carlos Silva desafiou depois os pilotos sindicalistas a “saírem do seu lugar de conforto e do seu reduto e aprofundarem o diálogo”.

“Uma coisa é lutar por direitos consagrados nos instrumentos de regulamentação coletiva, ou o incumprimento de acordos, algo que os outros sindicatos dizem que não está a acontecer na TAP”, declarou o secretário-geral da UGT, antes de criticar o modelo de privatização do Governo para a transportadora aérea nacional.

Carlos Silva criticou ainda a greve convocada pelo SPAC de “contribuir para o afundamento da TAP e para a destruição das mais valias”.

Alguém vai ficar com o ónus daquilo que vai acontecer. Nesse aspeto, estamos muito preocupados”, acrescentou.

/Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Esta criaturinha de uma central sindical “tipo faz de conta” parece que anda aflito por ver o chão fugir-lhe. Os trabalhadores começaram a abrir os olhos, embora tarde demais e estão a deixá-lo sozinho com o sindicato do Governo. De onde surgiu este individuo? Do mundo do trabalho? Não terá sido de certeza absoluta.

    • Não é advogado. Mas formou-se num dos cursos mais abrangentes – Licenciatura em Estudos Europeus e Frequência da Pós-Graduação em Estudos Europeus na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
      Repare: Ciência política, economia, integração europeia, culturas e identidades, migrações e multiculturalismo, Dinâmicas de Desenvolvimento e Mudanças Sociais na União Europeia,Ética e Filosofia Política, Cidadania e Direitos Humanos, Organizações Internacionais e Ordem Europeia, Arte, Património, Identidades, Direito comunitário, Direito Constitucional Comparado, Elites e Movimentos Sociais, Sociologia das migrações, Problemas Sociais Contemporâneos, macroeconomia, etc. ..Convenhamos que não é cepo nenhum!
      Juízos de valor faz quem quer e quando quer, sobre o que quiser… É sabido que o “povo” que vota ouve dizer que o voto é “em consciência”!?!

    • A tua comunada amiga é que deve estar à rasca com este tipo, que fala para os trabalhadores sem demagogias e sem merdas como a tua CGTP
      Ganha juízo e começa a ver os trabalhadores a mudar de camisola

  2. Não sei se a foto utilizada nesta notícia foi de propósito para tornar ainda mais ridícula esta figura tosca, mas a verdade é que não há nada que se aproveite neste pedaço de esterco que dirige a UGT.
    Que sirva de aviso àqueles que de boa-fé ainda acreditam que o PS pode ser a salvação deste país. Só aqueles que estão à espera do seu lugar na mangedoura é que se atreverão a dar-lhe o voto.
    Mas esta figura nojenta tira-me do sério, mais ainda quando acabo de ouvir na rádio rasgados elogios do Paulo Portas a este bisbórrias do sindicalismo amarelo.

    • Esterco?
      Sai-lhe cada coisa da boca, melhor dizendo, da cabeça dos dedos que mais valia mantê-la fechada ou esconder as unhas roídas.

    • Devias ter uma grilheta nessa língua porca, tal é a porcaria que ela deita.
      Deves cheirar mal e ter um aspecto pacóvio e desorientado
      Ganha educação, já que o teu pai e a tua mãe não souberam dar-ta.

  3. A greve mais reaccionária de que há memória depois daquele 25 de Abril! Direitos constitucionais não podem encobrir expedientes contra a lei… Muito menos quando os mentores entendem usar como cenoura impactos directos e indirectos proporcionais ou indiferentes ao peso na economia das actividades da empresa…
    Reaccionários.

    • Que eu me lembre, reacção era conotada com manobras da direita, ora como eu não vejo aqui aquele tipo de greve da esquerda que é do faz de conta, de vez em quando um dia de greve à sexta para manter os trabalhadores iludidos, e porque a coisa que menos querem é dar cabo das empresas que os acoitam, resta-me supor que isto é efectivamente uma manobra que leva a uma desvalorização da TAP para que possa ser vendida mais barata e mais uns quantos se encham com o nosso dinheiro, se estiver errado, e como não sou dono da sapiência universal, esclareça-me por favor

      • Teorias da conspiração… Tem quem toma.
        “…era conotada…”
        Não me privo da convicção de que a acção ou tendências, política ou social, contrárias… Que utilizem aleatoriamente poderes totalitários sob pretextos constitucionais (mal definidos) com impacte em terceiros (efeitos nefastos na economia do país – agências de viagens, hotelaria, restauração, etc) para além dos impactos financeiros na própria empresa, e outras ligadas ao sector da aviação, nada devendo às vertentes dirª-esqª, sublinho, trata-se de puro reaccionarismo.
        Contudo, convido-o a não achar aqui ‘sapiência universal’ que aparentemente o norteia, sabendo eu que nada sei…

RESPONDER

Mourinho Félix ao ataque. BdP "subjugou-se" à ex-ministra das Finanças

O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças criticou, esta sexta-feira, a "falha grave" do Banco de Portugal (BdP) ao se ter subjugado à antiga ministra das Finanças quanto à capitalização inicial do Novo …

Castillo obtém a maioria dos votos nas Presidenciais peruanas

Pedro Castillo obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais de domingo no Peru, com 50,168% dos votos, restando apenas 0,328% para contar, uma distância que a sua rival, Keiko Fujimori, não será capaz de …

Câmara de Lisboa arrisca multa de 80 milhões devido à partilha de dados

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) terá cometido quatro violações à lei da Proteção de Dados, puníveis cada uma com uma coima até aos 20 milhões de euros. Em declarações ao jornal Público, Elsa Veloso, advogada …

Joanetes e ossos partidos. A moda dos sapatos pontiagudos teve um alto custo na Inglaterra medieval

A moda dos sapatos pontiagudos na Inglaterra medieval desencadeou uma onda de joanetes, que, por sua vez, levaram a que as pessoas caíssem e partissem ossos. O século XIV assistiu à chegada de uma abundância de …

Sir António Horta Osório. Português foi condecorado pela Rainha Isabel II

O gestor português do setor da banca foi condecorado, este sábado, pela Rainha Isabel II com o grau de cavaleiro da Ordem do Império britânico, passando a ter direito ao título de "Sir" antes do …

Época balnear abre este sábado na maioria das praias (mas com regras)

A época balnear abre oficialmente este sábado na grande maioria das praias portuguesas, sujeitas pelo segundo ano consecutivo a regras para prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção por covid-19. Segundo uma portaria publicada em …

Pessoas com pupilas grandes são mais inteligentes

O tamanho das nossas pupilas diz mais sobre nós do que imaginávamos. Cientistas descobriram que há uma surpreendente correlação entre o tamanho inicial da pupila e a inteligência fluida. Um novo estudo sugere que o tamanho …

EUA retiram milhões de doses da vacina Johnson & Johnson de circulação

A agência norte-americana do medicamento (FDA) mandou descartar milhões de vacinas Johnson & Johnson contra a covid-19 após problemas detetados na fábrica em Baltimore, divulgaram vários órgãos de comunicação social. Apesar da decisão, dois lotes daquela …

Copa América (também) vai começar. E há tanto por explicar...

O pré-Brasil, o Brasil, o coronavírus, o formato do torneio e a qualificação para o Mundial. Muitos protestos à volta da 47.ª edição da Copa América. As atenções na Europa concentram-se no Euro 2020 mas, no …

Daniela Braga, CEO da DefinedCrowd, IA - Inteligência Artificial

Há uma portuguesa na Task Force de Biden para impulsionar a IA e a "prosperidade" dos EUA

A empresária e investigadora portuguesa Daniela Braga, líder da startup DefinedCrowd, é um dos nomes de elite da Task Force Nacional de Pesquisa em Inteligência Artificial que foi criada pela administração de Joe Biden, presidente …