UGT acusa sindicato dos pilotos de lançar TAP para o abismo

Pedro Nunes / Lusa

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva

O secretário-geral da UGT considerou hoje que a greve dos pilotos da TAP é um passo para o abismo e para a destruição da empresa, advertindo que as lutas sindicais não servem para transformar trabalhadores em acionistas.

Carlos Silva falava aos jornalistas a meio de um jantar/comício comemorativo do 1.º de Maio do PS, em Odivelas, depois de interrogado sobre a situação laboral na TAP, em particular sobre a greve de dez dias convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), que se inicia na sexta-feira e termina a 10 de maio.

“Esta greve é mais um passo para o abismo e para a destruição da empresa. O que preocupa a UGT são os dez mil postos de trabalho e não apenas os pilotos”, argumentou Carlos Silva.

Carlos Silva disse depois que a UGT “está disponível para apoiar lutas” sindicais, “mas nunca para apoiar que trabalhadores se transformem em acionistas”.

“Numa eventual privatização, se houver uma parte para os trabalhadores, então que seja para todos“, afirmou, numa nova crítica ao Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC).

Segundo o líder da UGT, “alguns dos argumentos invocados para a greve pelo SPAC tornam muito difícil a sua compreensão pela generalidade dos portugueses, assim como pela generalidade das forças políticas e sociais”.

“No caso presente, há um argumento muito difícil de gerir do ponto de vista sindical, que é a reivindicação do SPAC para ter uma participação na futura privatização. Uma coisa é o esbulho de direitos, outra coisa é isto, que não é um direito”, sustentou.

Carlos Silva desafiou depois os pilotos sindicalistas a “saírem do seu lugar de conforto e do seu reduto e aprofundarem o diálogo”.

“Uma coisa é lutar por direitos consagrados nos instrumentos de regulamentação coletiva, ou o incumprimento de acordos, algo que os outros sindicatos dizem que não está a acontecer na TAP”, declarou o secretário-geral da UGT, antes de criticar o modelo de privatização do Governo para a transportadora aérea nacional.

Carlos Silva criticou ainda a greve convocada pelo SPAC de “contribuir para o afundamento da TAP e para a destruição das mais valias”.

Alguém vai ficar com o ónus daquilo que vai acontecer. Nesse aspeto, estamos muito preocupados”, acrescentou.

/Lusa

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Esta criaturinha de uma central sindical “tipo faz de conta” parece que anda aflito por ver o chão fugir-lhe. Os trabalhadores começaram a abrir os olhos, embora tarde demais e estão a deixá-lo sozinho com o sindicato do Governo. De onde surgiu este individuo? Do mundo do trabalho? Não terá sido de certeza absoluta.

    • Não é advogado. Mas formou-se num dos cursos mais abrangentes – Licenciatura em Estudos Europeus e Frequência da Pós-Graduação em Estudos Europeus na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
      Repare: Ciência política, economia, integração europeia, culturas e identidades, migrações e multiculturalismo, Dinâmicas de Desenvolvimento e Mudanças Sociais na União Europeia,Ética e Filosofia Política, Cidadania e Direitos Humanos, Organizações Internacionais e Ordem Europeia, Arte, Património, Identidades, Direito comunitário, Direito Constitucional Comparado, Elites e Movimentos Sociais, Sociologia das migrações, Problemas Sociais Contemporâneos, macroeconomia, etc. ..Convenhamos que não é cepo nenhum!
      Juízos de valor faz quem quer e quando quer, sobre o que quiser… É sabido que o “povo” que vota ouve dizer que o voto é “em consciência”!?!

    • A tua comunada amiga é que deve estar à rasca com este tipo, que fala para os trabalhadores sem demagogias e sem merdas como a tua CGTP
      Ganha juízo e começa a ver os trabalhadores a mudar de camisola

  2. Não sei se a foto utilizada nesta notícia foi de propósito para tornar ainda mais ridícula esta figura tosca, mas a verdade é que não há nada que se aproveite neste pedaço de esterco que dirige a UGT.
    Que sirva de aviso àqueles que de boa-fé ainda acreditam que o PS pode ser a salvação deste país. Só aqueles que estão à espera do seu lugar na mangedoura é que se atreverão a dar-lhe o voto.
    Mas esta figura nojenta tira-me do sério, mais ainda quando acabo de ouvir na rádio rasgados elogios do Paulo Portas a este bisbórrias do sindicalismo amarelo.

    • Esterco?
      Sai-lhe cada coisa da boca, melhor dizendo, da cabeça dos dedos que mais valia mantê-la fechada ou esconder as unhas roídas.

    • Devias ter uma grilheta nessa língua porca, tal é a porcaria que ela deita.
      Deves cheirar mal e ter um aspecto pacóvio e desorientado
      Ganha educação, já que o teu pai e a tua mãe não souberam dar-ta.

  3. A greve mais reaccionária de que há memória depois daquele 25 de Abril! Direitos constitucionais não podem encobrir expedientes contra a lei… Muito menos quando os mentores entendem usar como cenoura impactos directos e indirectos proporcionais ou indiferentes ao peso na economia das actividades da empresa…
    Reaccionários.

    • Que eu me lembre, reacção era conotada com manobras da direita, ora como eu não vejo aqui aquele tipo de greve da esquerda que é do faz de conta, de vez em quando um dia de greve à sexta para manter os trabalhadores iludidos, e porque a coisa que menos querem é dar cabo das empresas que os acoitam, resta-me supor que isto é efectivamente uma manobra que leva a uma desvalorização da TAP para que possa ser vendida mais barata e mais uns quantos se encham com o nosso dinheiro, se estiver errado, e como não sou dono da sapiência universal, esclareça-me por favor

      • Teorias da conspiração… Tem quem toma.
        “…era conotada…”
        Não me privo da convicção de que a acção ou tendências, política ou social, contrárias… Que utilizem aleatoriamente poderes totalitários sob pretextos constitucionais (mal definidos) com impacte em terceiros (efeitos nefastos na economia do país – agências de viagens, hotelaria, restauração, etc) para além dos impactos financeiros na própria empresa, e outras ligadas ao sector da aviação, nada devendo às vertentes dirª-esqª, sublinho, trata-se de puro reaccionarismo.
        Contudo, convido-o a não achar aqui ‘sapiência universal’ que aparentemente o norteia, sabendo eu que nada sei…

RESPONDER

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …