UEFA apoia iniciativa do FC Porto para ajudar refugiados

Bjørn Giesenbauer / Flickr

-

A UEFA revelou esta segunda-feira o apoio à iniciativa do FC Porto de doar um euro para ajudar os migrantes por cada bilhete nos primeiros jogos em casa da Liga dos Campeões de futebol.

“A UEFA apoia totalmente a vossa iniciativa e congratula-se em informar-vos que outros clubes já seguiram o exemplo de doar dinheiro pela sua própria iniciativa para associações de caridade que estejam a cuidar dos migrantes e refugiados que estão a chegar à Europa”, pode ler-se na carta enviada por Michel Platini, presidente da UEFA, e endereçada a Pinto da Costa.

“Apenas podemos encorajar todos os clubes de futebol a seguir o vosso exemplo, ainda que não possamos obriga-los a fazê-lo – terá que ser pela sua própria iniciativa”, acrescenta.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Pinto, diretor de comunicação do organismo, disse que “foi com agrado que a UEFA viu a iniciativa do FC Porto” e, por isso, encoraja “os outros clubes a apoiar também esta causa”.

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, escreveu à UEFA a 4 de setembro, anunciando a doação de um euro por cada bilhete vendido do jogo da ‘Champions’ frente ao Chelsea, da segunda jornada do Grupo G, convidando os outros 31 clubes participantes a aderir à iniciativa.

“A família do futebol tem uma longa tradição de solidariedade e responsabilidade social, é por isso impossível fechar os olhos ao drama dos migrantes e refugiados que tentam entrar em solo europeu”, lê-se na carta enviada à UEFA.

Além de apoiar a iniciativa do FC Porto, a UEFA está também a trabalhar num projeto adicional, no qual as doações serão feitas através da sua fundação, acrescentou ainda o diretor de comunicação da entidade que tutela o futebol europeu.

Depois de os belgas do Gent terem aceite o desafio lançado pelo FC Porto, também o Malmoe e o Borússia de Moenchengaldbach anunciaram que se vão juntar à iniciativa.

Perto de 365 000 migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2700 morreram, de acordo com os dados divulgados hoje pela Organização Internacional para as Migrações.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Limpeza, segurança e discrição. O Monte de Saint Michael procura um "rei" para o seu castelo

O Monte de Saint Michael, uma fortificação histórica na Cornualha, está a procura de um "rei". O trabalho inclui a responsabilidade pela segurança e proteção do castelo.  Abriram as inscrições para um "oficial do castelo" residente …

China cancela subidas ao Evereste por receio de casos vindos do Nepal

A China cancelou as permissões de escalar o Monte Evereste do seu lado do pico mais alto do mundo devido ao receio de importar casos de covid-19 do vizinho Nepal, noticiou a imprensa estatal. O encerramento …

Marcelo e Ferro repudiam identificação “inaceitável” de deputada em notícia da Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República condenaram a “lamentável notícia” da Lusa na qual se identificava a deputada do PS, Romualda Fernandes, de modo “a todos os títulos inaceitável”. A …

Museu Nacional Soares dos Reis reabre (e revela peças raramente vistas)

O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, reabre este sábado com três exposições temporárias e um concerto do Ensemble Vento do Norte, porque é “urgente devolver o Museu à cidade e ao país”, …

Portugal tenta anular decisão de Bruxelas sobre ajudas ilegais na Zona Franca da Madeira

Na mesma altura que prepara a recuperação das ajudas às empresas, Portugal recorreu ao Tribunal para anular a decisão da Comissão Europeia que declarou ilegais as ajudas públicas atribuídas através da Zona Franca da Madeira …

Ronaldo com salários em risco na Juventus (mas o futuro não passa pelo Sporting)

A Juventus está a negociar com os jogadores o atraso no pagamento de alguns salários devido à grave crise financeira que atravessa. Cristiano Ronaldo é um dos mais bem pagos do plantel e o seu …

Cenário em Gaza é devastador, mas Israel rejeita tréguas. Dez pessoas da mesma família foram mortas

O ambiente tenso que se vive em Israel parece estar para durar. O número de mortos palestinianos já é superior a uma centena, sendo que várias crianças e mulheres foram atingidas nos ataques. O Hamas …

Costa não tem conta à ordem e não se sabe como recebe salário. Rio é líder "mais rico"

O primeiro-ministro António Costa não declarou qualquer conta à ordem no banco na declaração de rendimentos que entregou ao Tribunal Constitucional, como obriga a lei. Assim, não se sabe como recebe o seu salário. Já …

Guarda de Honra ao Sporting? Jesus já foi "campeão três vezes" e nunca teve

Hoje é dia de dérbi na capital, mas o Benfica não vai fazer a Guarda de Honra ao campeão Sporting. É o treinador Jorge Jesus quem o diz, considerando que não é tradição no futebol …

Portugal permite entrada de turistas de quase toda a Europa (e não apenas do Reino Unido)

Na sexta-feira, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas a partir de segunda-feira, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas …