UE quer juntar leite e fruta nas escolas

Cedar Summit Farm / Flickr

-

A Comissão Europeia propôs esta quinta-feira, em Bruxelas, a fusão dos programas de distribuição alimentar de leite e de fruta nas escolas, passando a ser distribuídos em conjunto, com o objetivo de promover o consumo destes produtos.

O novo programa, uma vez aprovado, terá uma dotação, por ano letivo, de 230 milhões de euros (150 milhões de euros para a fruta e as verduras e 80 milhões para o leite).

Com o lema “Comer bem para estar bem“, o programa permitirá reduzir os encargos nacionais com gestão e organização, tornando o sistema mais eficaz. Os Estados-Membros participarão no programa a título voluntário e terão a possibilidade de escolher os produtos que tencionam distribuir.

A proposta da Comissão Europeia terá de ter luz verde do Parlamento Europeu e dos 28 Estados-membros, no Conselho da União Europeia.

Segundo dados de Bruxelas, no ano letivo 2011/2012, Portugal recebeu perto de 2,6 milhões de euros no âmbito do programa de distribuição de leite e perto de 2,2 milhões, no de fruta, mas, neste caso, em regime de co-financiamento europeu de 68%.

A Lusa contactou o Ministério da Educação e Ciência, que disse que não vai, “para já”, fazer algum comentário, uma vez que estes programas envolvem diferentes tutelas.

Nutricionistas aplaudem proposta da UE

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas aplaudiu hoje a proposta da Comissão Europeia de distribuir leite e fruta em conjunto, nas escolas, considerando que esta medida criará hábitos de consumo de fruta nas crianças, que é “claramente insuficiente”.

Alexandra Bento defendeu que Portugal deve aderir ao programa: “Se não o fizer, só podemos considerar que é lamentável e que é uma perda”.

Para a nutricionista, “medidas desta natureza terão certamente impacto no presente”, porque as frutas, os legumes e o leite são consumidos e, “no futuro, porque são hábitos que se adquirem”. “E a escola é o local privilegiado para a criação destas medidas, porque todas as crianças reportarão os ensinamentos que a escola lhes proporciona”, adiantou.

A bastonária dos nutricionistas observou ainda que “fornecer este tipo de alimentos poderá ser importantíssimo para quem vive momentos de escassez”.

“Podemos fazer a leitura do que se passou com a introdução do leite nas escolas na década de 60, que teve um impacto importantíssimo” na saúde das crianças. Na altura, havia um consumo que ficava aquém daquilo que era desejável e nem havia apreço pelo leite, porque não existia esse hábito, explicou.

Sobre o consumo diário de fruta, recomendado para uma criança, a bastonária explicou que depende dos gastos energéticos e da estrutura da criança, mas genericamente poderá ir de três a cinco peças por dia.

“Se já levar uma da escola, já estamos a iniciar o trabalho”, sublinhou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …

Sporting vai apresentar queixa à Ordem dos Médicos do diretor clínico da Unilabs

O presidente do Sporting anunciou, esta terça-feira, a intenção de denunciar à Ordem dos Médicos o comportamento do diretor clínico da Unilabs, devido aos testes à covid-19 que impediram Nuno Mendes e Sporar de defrontar …

Matéria escura? Raios-X ao redor das "Magníficas 7" podem ser rastos de uma misteriosa partícula

Uma equipa de cientistas descobriu que os misteriosos raios-X detetados em estrelas de neutrões próximas podem ser a primeira evidência de axiões, partículas hipotéticas que podem ajudar a desvendar segredos sobre a matéria escura. Existem muitos …

Os astrónomos captaram duas galáxias a meio de uma colisão (e viram uma garça a formar-se)

As colisões entre galáxias podem demorar milhões de anos. NGC 5394 e NGC 5395 estão a meio de um desses encontros e os cientistas conseguiram captar o evento em imagens. O par NGC 5394 e NGC …

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …