30 ucranianos morreram a fugir da guerra. Rússia perde 1.250 soldados num dia

5

Wikipedysta / Wikimedia

Estrada e montanha na fronteira entre Ucrânia e Polónia

Iam sair da Ucrânia de forma ilegal: queriam passar por um rio, ou por uma montanha, mas não sobreviveram.

Milhares de ucranianos já fugiram da Ucrânia para fugir da guerra com a Rússia.

No final do ano passado, havia uma estimativa de cerca de 20 mil homens a deixar a Ucrânia de forma ilegal para Polónia, Moldávia, Roménia, Hungria e Eslováquia.

Mas muitos não sobreviveram. Cerca de 30 pessoas morreram ao tentar fugir da guerra, segundo o serviço de fronteiras do país.

O porta-voz Andriy Demchenko explicou à agência de notícias Ukrinform que alguns estavam a tentar atravessar um rio, ou montanhas.

“Todos os dias alguém tenta cruzar a fronteira, a maioria em direcção a Moldávia e Roménia”, acrescentou Demchenko, citado na agência Reuters. A maioria dos documentos falsos surgem na fronteira com a Polónia.

E Demchenko está surpreendido por perceber que tantos compatriotas pagam (muito) para tentar atravessar a fronteira. “Muitos percebem que não têm forças para atravessar um rio ou atravessar as montanhas e é assim que alguns perderam a vida, a que se soma o perigo dos animais selvagens”, analisou.

São raros os ucranianos entre os 18 e os 60 anos que têm autorização para deixar o país, se forem chamados para a guerra.

Rússia perde 1.250 soldados

Tem-se debatido muito a falta de meios, de soldados, de munições do lado da Ucrânia.

Mas a Rússia também continua a perder soldados, diariamente. De acordo com a contabilidade do outro lado, do Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia, já morreram quase 469 mil soldados russos na guerra com a Ucrânia.

Segundo a mesma contabilidade, só nesta segunda-feira morreram 1.250 soldados russos.

As forças russas atacaram Odessa nesta segunda-feira. Morreram pelo menos 5 pessoas – estavam todas na faculdade de Direito local, o “Castelo de Harry Potter”. Foi mais um “crime de guerra”, de acordo com a Defesa da Ucrânia.

ZAP //

5 Comments

  1. “Mas a Rússia também continua a perder soldados, diariamente. De acordo com a contabilidade do outro lado, do Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia, já morreram quase 469 mil soldados russos na guerra com a Ucrânia.

    Segundo a mesma contabilidade, só nesta segunda-feira morreram 1.250 soldados russos.”

    Mentira. Essas são as perdas ucranianas.

  2. Sejam 1.250 soldados russos ou ucranianos mortos num dia, são demasiadas vidas humanas a ser desperdiçadas por culpa de um ditador assassino e dos seus apoiantes.

  3. Se a Europa e os EUA não enviassem armas para a Ucrânia a guerra já tinha acabado e talvez 400 mil ucranianos não tivessem morrido.

  4. Se os assassinos não tivessem invadido um estado soberano, ninguém tinha morrido, nem ucranianos nem russos.
    Parece que o mau da fita é a vitima e não o violador.
    Como é possível alguém apoiar assassinos?

  5. Caro Nuno Cardoso, se ninguém tivesse lutado contra os nazis e os tivessem deixado invadir toda a Europa, não teria havido Segunda Guerra Mundial. Preferia que tivesse sido assim?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.