Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

Robert Ghement / EPA

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando Rapallini.

Andriy Yarmonenko (29 minutos) e Roman Yaremchuk (34), que já haviam marcado no 2-3 com os Países Baixos, selaram o triunfo da Ucrânia, que ainda falhou uma grande penalidade, por Ruslan Malinovskyi (84), enquanto Ezgjan Alioski (57) marcou o tento dos macedónios, na recarga a um penálti por si desperdiçado.

A Ucrânia só tinha triunfado em Europeus no seu jogo de estreia, no Euro2012, que organizou juntamente com a Polónia, ao vencer a Suécia por 2-1, com um bis’ do atual selecionador Andriy Shevchenko, depois de Zlatan Ibrahimovic abrir o marcador.

A segunda jornada do Grupo C completa-se a partir das 20h00, com o embate entre os Países Baixos e a Áustria, que na primeira ronda bateu a Macedónia do Norte por 3-1.

Superioridade ucraniana

Jogo muito movimentado na primeira metade, com lances de ataque de um lado e do outro, mais da Ucrânia, que se mostrava claramente superior em praticamente todos os capítulos.

Yarmolenko e Yaremchuk fizeram os golos num curto espaço de cinco minutos e as “stats” ao descanso não deixavam margem para dúvidas: Ucrânia por cima, com dez remates, quatro à baliza, 90% de eficácia de passe, 61% de posse de bola e incríveis 25 acções com bola na área contrária.

A Macedónia do Norte reagiu no segundo tempo e partiu para cima da Ucrânia, conseguindo mesmo reduzir e assumir as despesas do jogo ofensivo, tendo muito mais bola na etapa complementar (62%).

Contudo, faltava à equipa a qualidade ofensiva dos ucranianos que, no contra-ataque, continuaram a criar muito perigo, mas nem de penálti conseguiram marcar. Um desfecho que relança as aspirações dos “synio-zhovti” (“azuis e amarelos”) no Grupo C.

Melhor em Campo

Malinovskyi liderou quase sempre os ratings, e com grande vantagem, porém, o penálti que o jogador da Atalanta falhou… ou melhor, que Stole Dimitrievski defendeu, inverteu tudo.

O guardião macedónio travou o castigo máximo e terminou a partida com o máximo de defesas registadas neste EURO 2020, nada menos que sete, quatro a remates na sua grande área, e ainda somou duas saídas a soco. Excelente exibição e GoalPoint Rating de 7.5.

Destaques da Ucrânia:

Ruslan Malinovskyi 7.2 – Que jogão de Malinovskyi, omnipresente em todos os momentos ofensivos importantes, e tivesse marcado a grande penalidade, não sei se não estaríamos perante o primeiro 10.0 – tal como aconteceu com Gareth Bale ante a Turquia. Malinovskyi foi o mais rematador (6), o que mais enquadrou (4), criou duas ocasiões flagrantes em quatro passes para finalização, fez dois passes de ruptura e nove passes ofensivos valiosos.

Heorhiy Bushchan 6.7 – O guardião ucraniano teve muito trabalho na segunda parte, tendo sido obrigado a realizar quatro defesas. Uma delas à grande penalidade de Alioski que, no entanto, marcou na recarga.

Oleksandr Zinchenko 6.6 – Mais um belo jogo do esquerdino, que criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização, somou oito recuperações de posse, quatro acções defensivas no meio-campo contrário e três desarmes.

Destaques da Macedónia do Norte:

Goran Pandev 6.0 – Aos 37 anos, o atacante que já foi campeão europeu pelo Inter de José Mourinho parece ter apenas 20, com o tanto que corre e trabalha. Não rematou, mas fez dois passes para finalização, completou as três tentativas de drible, sofreu quatro faltas, uma delas para grande penalidade.

Arijan Ademi 6.0 – Bom jogo do médio no passe, com um para finalização e um total de 28 completos em 30 (93% de acerto). E ainda somou quatro recuperações de posse.

Resumo

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


 

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …

Portugal regista 19 mortes e 2.076 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 2.076 novos casos de infeção por covid-19 e mais 19 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se …

Disney obriga todos os trabalhadores a estarem vacinados contra a covid-19

A multinacional Walt Disney Company emitiu um comunicado onde exige que todos os seus trabalhadores sejam vacinados contra a covid-19. De acordo com o comunicado, citado pelo The Washington Post, os funcionários da maior empresa de …