Coimbra: quase 400 mil euros para o cultivo sustentável de cogumelos

Projecto da Universidade de Coimbra recebe cerca de 400 mil euros do PRR para potenciar o cultivo sustentável de cogumelos.

Cogumelos ‘do Prado ao Prato’: do tratamento de doenças do metabolismo a dieta saudável sustentável a partir da valorização de recursos agroflorestais”.

Este é o projecto coordenado pela Universidade de Coimbra, que vai receber 391 mil euros do Plano de Recuperação e Resiliência.

A prioridade é fortalecer a inovação no sector agroalimentar com foco no cultivo sustentável de cogumelos.

Os especialistas querem contribuir para o cultivo sustentável de cogumelos medicinais, como Pleurotus ostreatus (cogumelo-ostra), Pleurotus eryngii (cogumelo-do-cardo) e Hericium erinaceus (cogumelo juba-de-leão).

Isso será feito apartir da valorização de palha de arroz e de outros resíduos agrícolas e florestais nacionais.

Porque, muitos destes resíduos são “queimados no local, constituindo uma fonte de emissão de gases com efeito de estufa, com prejuízo para a qualidade do ar. A incorporação destes resíduos nas formulações para o cultivo de cogumelos vai permitir melhorar as suas propriedades nutricionais e aumentar a produção, a venda e o consumo deste produto”, explica a coordenadora Anabela Marisa Azul.

Ao longo de dois anos e meio, o projecto vai tentar implementar medidas de rastreabilidade em toda a cadeia de produção, para criar um sistema de certificação de produto saudável e sustentável, direccionado para cogumelos, substratos e seus subprodutos.

As propriedades nutricionais e componentes em cogumelos serão avaliadas, com o foco na validação científica sobre os benefícios do seu consumo para a diminuição de risco de doenças, como a obesidade e a diabetes, para atenuar eventos inflamatórios, e para melhorar o metabolismo celular.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.