/

U.Aveiro inventa folha feita de fruta não vendável

UAonline

A equipa: Raúl Pinto, Beatriz Martins, Inês Seixas (apenas como nome), André Silva, Teresa Franqueira, Rui Costa, Pedro Almeida

A equipa: Raúl Pinto, Beatriz Martins, Inês Seixas (apenas como nome), André Silva, Teresa Franqueira, Rui Costa, Pedro Almeida

Uma película feita de fruta desidratada e não comercializada, de tamanho A5 para que caiba numa mochila, foi idealizada por três alunos e quatro professores do DECA, o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (UA).

A película, que é apresentada em embalagens trendy e com uma identidade gráfica forte, tem aspirações a entrar no exigente mercado alimentar de produtos gourmet. O projecto chama-se Folha de Fruta.

30% de toda a fruta produzida não é comercializada por ser feia e não se enquadrar nos padrões de venda. São um desperdício.

Um grupo da UA quer acrescentar valor a este desperdício e fazer dele um produto gourmet.

Como? Triturando, desidratando e, eventualmente, adicionando outros suplementos para obter uma película, que pode ser vendida em folhas A5 a partir da fruta que é desperdiçada.

UAonline

A folha de fruta no seu formato final

Uma das particularidades do projecto é a forma de abordagem: a partir do design.

A ideia venceu a terceira edição do concurso universitário CAP – Cultiva o Teu Futuro. Esta edição do concurso, que contabilizou 114 inscrições, envolvendo 341 candidatos e 55 professores de 44 universidades, foi subordinada ao tema “Inovação no sector hortofrutícola”.

Dos 16 melhores projectos seleccionados com propostas para o setor horto-frutícola, quatro foram apresentados por grupos ligados à licenciatura em Design da Universidade de Aveiro.

À iniciativa poderiam concorrer estudantes de todas as áreas, com orientação de docentes, tendo concorrido alunos de Agronomia, de Gestão, entre muitos outros.

A ideia venceu ainda a categoria de Produto Inovação, na III Edição da Gala Viva “Frutas & Legumes”, promovida pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), a 14 de Novembro.

O grupo de alunos de Design da UA é formado por André Silva, Ana Beatriz Martins e Inês Seixas, sob orientação dos docentes Rui Costa, Teresa Franqueira, Raúl Pinto e Pedro Carvalho de Almeida, venceu com o projecto “Folhas de fruta!”.

UAonline

Trabalhando a folha

Trabalhando a folha

O grupo vencedor recebeu um prémio no valor de seis mil euros. Aos docentes que acompanharam a realização do trabalho foi atribuído um prémio no valor de três mil euros.

A ideia surgiu a partir das pesquisas para a disciplina Projecto de Design em Empresas da licenciatura em Design da UA e pela vontade em valorizar algo que até agora tem sido encarado como desperdício.

A equipa procura agora parceiros para conseguir tornar esta ideia um produto comercializável.

Ciência Hoje

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.