U.Aveiro inventa folha feita de fruta não vendável

UAonline

A equipa: Raúl Pinto, Beatriz Martins, Inês Seixas (apenas como nome), André Silva, Teresa Franqueira, Rui Costa, Pedro Almeida

A equipa: Raúl Pinto, Beatriz Martins, Inês Seixas (apenas como nome), André Silva, Teresa Franqueira, Rui Costa, Pedro Almeida

Uma película feita de fruta desidratada e não comercializada, de tamanho A5 para que caiba numa mochila, foi idealizada por três alunos e quatro professores do DECA, o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (UA).

A película, que é apresentada em embalagens trendy e com uma identidade gráfica forte, tem aspirações a entrar no exigente mercado alimentar de produtos gourmet. O projecto chama-se Folha de Fruta.

30% de toda a fruta produzida não é comercializada por ser feia e não se enquadrar nos padrões de venda. São um desperdício.

Um grupo da UA quer acrescentar valor a este desperdício e fazer dele um produto gourmet.

Como? Triturando, desidratando e, eventualmente, adicionando outros suplementos para obter uma película, que pode ser vendida em folhas A5 a partir da fruta que é desperdiçada.

UAonline

A folha de fruta no seu formato final

Uma das particularidades do projecto é a forma de abordagem: a partir do design.

A ideia venceu a terceira edição do concurso universitário CAP – Cultiva o Teu Futuro. Esta edição do concurso, que contabilizou 114 inscrições, envolvendo 341 candidatos e 55 professores de 44 universidades, foi subordinada ao tema “Inovação no sector hortofrutícola”.

Dos 16 melhores projectos seleccionados com propostas para o setor horto-frutícola, quatro foram apresentados por grupos ligados à licenciatura em Design da Universidade de Aveiro.

À iniciativa poderiam concorrer estudantes de todas as áreas, com orientação de docentes, tendo concorrido alunos de Agronomia, de Gestão, entre muitos outros.

A ideia venceu ainda a categoria de Produto Inovação, na III Edição da Gala Viva “Frutas & Legumes”, promovida pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), a 14 de Novembro.

O grupo de alunos de Design da UA é formado por André Silva, Ana Beatriz Martins e Inês Seixas, sob orientação dos docentes Rui Costa, Teresa Franqueira, Raúl Pinto e Pedro Carvalho de Almeida, venceu com o projecto “Folhas de fruta!”.

UAonline

Trabalhando a folha

Trabalhando a folha

O grupo vencedor recebeu um prémio no valor de seis mil euros. Aos docentes que acompanharam a realização do trabalho foi atribuído um prémio no valor de três mil euros.

A ideia surgiu a partir das pesquisas para a disciplina Projecto de Design em Empresas da licenciatura em Design da UA e pela vontade em valorizar algo que até agora tem sido encarado como desperdício.

A equipa procura agora parceiros para conseguir tornar esta ideia um produto comercializável.

Ciência Hoje

PARTILHAR

RESPONDER

"Ministra da Insensibilidade Social". CDS pede a demissão de Ana Mendes Godinho

O CDS criticou este sábado a reação da ministra a Solidariedade Social à morte de 18 idosos num lar em Reguengos de Monsaraz e considerou que Ana Mendes Godinho desvaloriza o impacto da pandemia nos …

Esgotos de dois milhões de portugueses monitorizados para prever segunda vaga de covid-19

Os esgotos de dois milhões de portugueses estão a ser monitorizados para detetar a eventual presença do vírus da covid-19 e prever uma nova vaga. O Jornal de Notícias avança este sábado que a análise está …

Covid-19. Mais 198 infetados e 3 mortes em Portugal

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 198 casos de infeção por covid-19 e três óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico Direção-Geral da Saúde (DGS) desde …

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …

Novo lay-off conta apenas com 1% das adesões do simplificado

O sucedâneo do lay-off simplificado conta apenas com 1.268 adesões nas primeiras duas semanas. Este valor é apenas 1% do número de empresas que acederam ao primeiro apoio. Nas primeiras duas semanas desde a sua implementação, …

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …