U.Aveiro inventa folha feita de fruta não vendável

UAonline

A equipa: Raúl Pinto, Beatriz Martins, Inês Seixas (apenas como nome), André Silva, Teresa Franqueira, Rui Costa, Pedro Almeida

A equipa: Raúl Pinto, Beatriz Martins, Inês Seixas (apenas como nome), André Silva, Teresa Franqueira, Rui Costa, Pedro Almeida

Uma película feita de fruta desidratada e não comercializada, de tamanho A5 para que caiba numa mochila, foi idealizada por três alunos e quatro professores do DECA, o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (UA).

A película, que é apresentada em embalagens trendy e com uma identidade gráfica forte, tem aspirações a entrar no exigente mercado alimentar de produtos gourmet. O projecto chama-se Folha de Fruta.

30% de toda a fruta produzida não é comercializada por ser feia e não se enquadrar nos padrões de venda. São um desperdício.

Um grupo da UA quer acrescentar valor a este desperdício e fazer dele um produto gourmet.

Como? Triturando, desidratando e, eventualmente, adicionando outros suplementos para obter uma película, que pode ser vendida em folhas A5 a partir da fruta que é desperdiçada.

UAonline

A folha de fruta no seu formato final

Uma das particularidades do projecto é a forma de abordagem: a partir do design.

A ideia venceu a terceira edição do concurso universitário CAP – Cultiva o Teu Futuro. Esta edição do concurso, que contabilizou 114 inscrições, envolvendo 341 candidatos e 55 professores de 44 universidades, foi subordinada ao tema “Inovação no sector hortofrutícola”.

Dos 16 melhores projectos seleccionados com propostas para o setor horto-frutícola, quatro foram apresentados por grupos ligados à licenciatura em Design da Universidade de Aveiro.

À iniciativa poderiam concorrer estudantes de todas as áreas, com orientação de docentes, tendo concorrido alunos de Agronomia, de Gestão, entre muitos outros.

A ideia venceu ainda a categoria de Produto Inovação, na III Edição da Gala Viva “Frutas & Legumes”, promovida pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), a 14 de Novembro.

O grupo de alunos de Design da UA é formado por André Silva, Ana Beatriz Martins e Inês Seixas, sob orientação dos docentes Rui Costa, Teresa Franqueira, Raúl Pinto e Pedro Carvalho de Almeida, venceu com o projecto “Folhas de fruta!”.

UAonline

Trabalhando a folha

Trabalhando a folha

O grupo vencedor recebeu um prémio no valor de seis mil euros. Aos docentes que acompanharam a realização do trabalho foi atribuído um prémio no valor de três mil euros.

A ideia surgiu a partir das pesquisas para a disciplina Projecto de Design em Empresas da licenciatura em Design da UA e pela vontade em valorizar algo que até agora tem sido encarado como desperdício.

A equipa procura agora parceiros para conseguir tornar esta ideia um produto comercializável.

Ciência Hoje

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …