Twitter pede aos utilizadores para serem simpáticos (e pensarem duas vezes antes de responder)

O Twitter vai começar a pedir aos utilizadores que repensem os conteúdos das suas respostas, através de uma mensagem de alerta. O objetivo é evitar mensagens ofensivas.

A rede social Twitter vai passar a solicitar aos utilizadores que analisem e reavaliem as repostas “potencialmente prejudiciais ou ofensivas”, avança a BBC.

A nova ferramenta foi testada no último ano e a empresa garante que as simulações demonstraram que as solicitações reduziram o número de respostas ofensivas, numa rede social que sempre foi alvo de críticas por permitir o comportamento abusivo por parte de alguns utilizadores.



Esta quarta-feira, a empresa anunciou a distribuição da funcionalidade para contas em inglês, utilizando o Twitter na Apple e no Android.

De acordo com os testes, as mensagens de alerta levaram 34% das pessoas a rever a sua resposta inicial ou a decidir não a enviar. Além disso, as respostas ofensivas sofreram um decréscimo de 11%, após o aviso.

A probabilidade de receber respostas ofensivas e prejudiciais também diminuiu.

“Se duas contas se seguem e respondem uma à outra com frequência, há uma probabilidade maior de que elas entendam melhor o tom mais adequado para comunicar ou que resultará melhor com o recetor”, sustenta a empresa, num post no blog do Twitter.

https://twitter.com/TwitterSupport/status/1363956974824550400

Nos últimos anos, as plataformas têm tentado encontrar formas de monitorização do conteúdo ofensivo, abuso e assédio. As estatísticas mais recentes do Twitter, de janeiro a junho do ano passado, mostram que a rede social removeu conteúdo potencialmente ofensivo publicado por 1,9 milhões de contas e suspendeu 925.700 perfis por violar as regras.

O debate sobre a moderação de conteúdo tornou-se mais intenso, após a exclusão do ex-Presidente dos Estados Unidos. Donald Trump foi banido de várias plataformas, incluindo o Twitter e o Facebook, logo após a invasão do Capitólio, a 6 de janeiro.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos podem ter detetado as maiores estruturas giratórias do universo

Pela primeira vez, astrónomos acabam de encontrar evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos giram numa escala de centenas de milhões de anos-luz. A estrutura em questão é um filamento cósmico, uma estrutura longa …

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …