Twitter está a pagar – mas só aos “amigos” de Musk (incluindo Andrew Tate)

Cristobal Herrera-Ulashkevich/EPA

A rede social distribui lucros com criadores de conteúdo. Mas só para “sortudos escolhidos a dedo”, incluindo um nome polémico.

Demorou mais de cinco meses desde o anúncio de Elon Musk, mas aconteceu. Ou está a acontecer: o Twitter está a pagar a criadores de conteúdo.

O pagamento é feito a utilizadores que têm o Twitter Blue – com 5 milhões de impressões nas publicações em cada um dos últimos três meses – e visa distribuir uma parte das receitas geradas com anúncios aos criadores, principalmente pelas respostas aos tweets dessas contas.

Alguns utilizadores receberam uma notificação da rede social com a indicação do valor, que pode chegar a aproximadamente 35 mil euros.

Musk, proprietário do Twitter, já tinha anunciado este processo em Fevereiro mas só avançou agora, poucos dias depois do lançamento da rival Threads.

A revelação foi dada pela rede social na semana passada. Uma “surpresa!”, escreveu o Twitter.

Só para alguns

Mas os utilizadores também estão a reagir com surpresa quando sabem a quem é que o dinheiro está a ser entregue.

O portal Mashable indica que, nestes primeiros dias, só “meia dúzia” já recebeu o dinheiro – embora haja centenas de milhares de utilizadores elegíveis para essa recompensa (há quase 800 mil subscritores do Twitter Blue, embora nem todos cheguem aos 5 milhões de impressões).

E mais: muitos desses utilizadores que estão a receber nem estariam ilegíveis, segundo as próprias regras do Twitter.

Por exemplo, a conta que recebeu mais dinheiro, a Internet Hall of Fame, baseia-se em capturas de ecrã de outras publicações, nem acrescenta conteúdo; e o próprio Musk disse que “quem rouba publicações frequentemente não deve receber dinheiro”.

Então porque recebem?

Um subscritor do Twitter Blue deixou uma resposta possível, citando a própria equipa de apoio do Twitter:

“Só está disponível para um grupo seleccionado de pessoas”, indicou o Twitter.

Ou, seguindo as palavras do utilizador, “só está disponível para os sortudos escolhidos a dedo“.

O The Washginton Post dá mais detalhes: fica a sensação de que o Twitter está a dar prioridade aos amigos de Musk.

A nível político, várias personalidades ligadas à direita (Rogan O’Handley, Ian Miles Cheong, Tim Pool…) já revelaram que receberam – e quanto receberam, sempre acima dos 10 mil dólares.

A lista dos que partilharam valores mostra um padrão: quem recebeu até agora foram pessoas que têm algum tipo de ligação com Elon Musk, seja política ou nos negócios.

E nenhum será crítico do dono do Twitter.

Provavelmente, o nome mais polémico até agora é o de Andrew Tate. O influencer, acusado de violação e tráfico humano, anunciou que já recebeu 18 mil euros neste pagamento feito pela rede social.

Ou seja, como resume o The Byte, o Twitter está a pagar a um suspeito de crimes graves para este continuar a publicar naquela rede social.

Perda de receitas

O dono da rede social Twitter, Elon Musk, disse no sábado que a empresa, comprada por 44 mil milhões de dólares (39 mil milhões de euros) em outubro de 2022, perdeu cerca de metade das receitas publicitárias.

“Ainda estamos numa situação de fluxo de caixa negativo, devido a uma queda de cerca de 50% nas receitas de publicidade e a uma pesada carga de dívida”, respondeu o bilionário no Twitter a um utilizador que estava a fazer sugestões estratégicas sobre a rede social.

“Precisamos de chegar a um fluxo de caixa positivo antes de nos podermos dar ao luxo de fazer qualquer outra coisa”, acrescentou, sem desenvolver o assunto.

As mudanças feitas por Elon Musk desde que assumiu o controlo do Twitter deixaram utilizadores e anunciantes insatisfeitos.

Em maio, a Insider Intelligence informou que o Twitter iria ganhar menos de três mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) este ano, um valor inferior em um terço ao registado em 2022.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.