Twitter do Comando Central militar dos EUA invadido por hackers do Ciber Califado

@centcom / Twitter

-

A conta do Centcom, o Comando Central dos Estados Unidos, na rede social Twitter foi suspensa após ter sido alvo de ataque de um grupo de hackers supostamente ligado ao Estado Islâmico.

O Centcom, que também viu a sua conta no YouTube invadida pelo mesmo grupo, é a estrutura militar americana responsável pelo Médio Oriente e pela Ásia.

Os invasores divulgaram documentos confidenciais do Exército norte-americano, incluindo endereços das casas de oficiais.

O grupo, que se identifica como Cyber Caliphate (Ciber Califado, em português), trocou a imagem do perfil da conta, colocando uma pessoa com o rosto coberto e a bandeira utilizada pelo EI.

Os atacantes publicaram mensagens extremistas e ameaças contra os norte-americanos. “O EI já está aqui, estamos nos vossos computadores, em cada base militar americana”, escreveram os hackers no twitter do Centcom, que à hora desta edição se encontrava suspenso.

Na conta de YouTube do Centcom, os hackers publicaram dois vídeos de propaganda do movimento radical.

Os jihadistas do EI, combatentes que iniciaram em junho passado uma ofensiva e que se assumem como participantes numa “guerra santa”, proclamaram um “califado” nos territórios que controlam na Síria e no Iraque.

Com a guerra do e contra o terror cada vez mais travada nos campos de batalha da Internet, um ataque às contas do Centcom no Twitter e no YouTube é apenas isso – um ataque a duas empresas privadas, dificilmente uma questão de segurança nacional.

Já o mesmo não se pode dizer do facto de numa das intrusões, os atacantes terem exposto informação privada, obtida em locais cm protecção militar supostamente à prova de intrusos.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal conquista ouro no basquetebol nos INAS Global Games

Portugal conquistou hoje quatro medalhas no último dia dos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, através da seleção de basquetebol (ouro) e do ciclista Carlos Carvalho (três medalhas de prata). A equipa …

Benfica e FC Porto doam receitas ao Cova da Piedade e Coimbrões

O Benfica e o FC Porto decidiram entregar a sua receita, correspondente à bilheteira e à transmissão televisiva, aos seus adversários da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Na semana passada, jogou-se a terceira eliminatória da Taça …

Nova lei de registo dos animais vai levar freguesias a perderem receita

O objetivo da nova lei é criar uma base única de dados nacional de registo dos animais e acaba com a obrigatoriedade da licença para os cães. O presidente da maior freguesia do distrito de Bragança, …

Vem aí um novo ecoponto (e vai ser castanho)

A partir de janeiro de 2024, todos os Estados-membros da União Europeia vão ser obrigados a ter um quarto contentor para a recolha seletiva do lixo. Desta vez, será castanho e passará a estar nas ilhas …

Federação Portuguesa de Futebol condena jogadores por viciação de resultados

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou dois futebolistas e dois treinadores por manipulação de resultados no âmbito do caso "Jogo Duplo". O Público chama-lhe "uma decisão histórica". No âmbito do caso "Jogo …

Diferendo entre Galp/REN e ERSE pode custar 179 milhões de euros aos consumidores

As empresas de gás da Galp e da REN Portgás voltaram a impugnar as tarifas reguladas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e avançaram com o décimo processo judicial. Caso vençam, os clientes …

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …

Canadá. Trudeau luta por segundo mandato depois de meses de casos polémicos

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, corre o risco de perder a maioria nas legislativas de segunda-feira, tornando-se o primeiro chefe de governo canadiano apoiado por uma maioria parlamentar a falhar a reeleição desde 1935. Para …

Exumação de Francisco Franco já tem data marcada

Os restos mortais do ditador espanhol serão trasladados, esta quinta-feira, da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério Pardo, nos subúrbios da capital espanhola. Em comunicado, o Governo espanhol adianta que, esta quinta-feira, …