O maior conflito de 2023 foi a Assembleia-Geral do FC Porto, ironizou José Eduardo Moniz durante a gala de aniversário.
Uma gala de uma estação televisiva serve para salientar feitos do próprio canal, homenagear pessoas ou ver vestidos.
E, quase sempre, contam com momentos de humor. Ou de humoristas profissionais, ou dos apresentadores que também tentam excertos humorísticos.
Na gala de aniversário da TVI, na noite passada, os 31 anos ficaram marcados – entre outros momentos – por uma análise de José Eduardo Moniz às guerras que marcaram o ano passado.
“Foi um ano em que estivemos presentes em alguns dos principais conflitos mundiais. Iraque, Afeganistão, Ucrânia, Palestina”, avaliou o director-geral do quarto canal.
Mas a análise aos conflitos ainda não tinha acabado: “E estivemos no maior de todos: a Assembleia Geral do FC Porto” – numa referência à reunião de Novembro que nem chegou ao fim devido a cenas de ameaças e violência.
As reacções portistas foram rápidas. Quer da direcção actual, quer do outro candidato à presidência.
Francisco J. Marques, director de comunicação do clube, escreveu: “Eis até onde pode chegar a estupidez humana“.
“Centenas de milhar de mortos e o Moniz, que desta vez não fugiu para o Brasil, a tentar fazer graçolas, marimbando-se para o sofrimento causado pela guerra. Triste TVI que é dirigida por gente que só vive para as revistas cor de rosa”, acrescentou o responsável.
André Villas-Boas exige um pedido de desculpas: “Triste infelicidade ou triste figura? Um pedido de desculpas ao Futebol Clube do Porto, aos seus adeptos e simpatizantes é o mínimo que se deve exigir à direção da TVI pelo infeliz incidente a que acabamos de assistir”.
“Fazer piadas circenses que desrespeitam profundamente a Instituição é lamentável e indigno de qualquer órgão de comunicação social que deve zelar pelo bem comum, respeito, equidade e transparência”, lê-se na publicação do antigo treinador.
Não sendo adepto portista, também acho que a piada é de muito mau gosto. Mas a TVI está cada vez mais parecida com a CMTV, não é de admirar.
Usar as tragédias vividas por povos massacrados pela guerra para fazer uma piadinha banal não tem piada nenhuma! É de mau gosto e até macabro. Quanto aos problemas do FC Porto (e demais clubes de futebol), não estou nada preocupado.
A TVI está a bater no fundo em decência em proveito das audiências.
Uma piada macabra, de mau gosto e sem o mínimo de graça. Um pedido de desculpas a um clube de futebol é o menos. A TVI deve antes de mais um pedido de desculpa aos povos atingidos. Que vómito…