Turistas vão poder visitar as ruínas do Titanic (no fundo do mar)

Para os fãs do Titanic dispostos a gastar, a companhia de exploração privada Ocean Gate oferecerá passeios até os destroços do navio Titanic, que afundou em 1912 no Atlântico Norte.

Por 125 mil dólares, será possível submergir os 4 quilómetros até ao famoso navio, num clima agradável e acolhedor ao lado de especialistas na história do Titanic. “Isso amortecerá o congelamento e as duas horas de descompressão nas águas profundas”, afirma o ex-banqueiro de investimentos Stockton Rush, fundador da Ocean Gate.

Oficialmente chamado de Titanic Survey Expedition, cada mergulho ou “missão” é uma experiência de 10 dias que inclui oficinas de treino com especialistas subaquáticos, além de acomodações e refeições a bordo do navio de apoio.

A cada descida, que demora cerca de 90 minutos, três clientes serão acompanhados por um piloto e um historiador, que relatará informações sobre o naufrágio. Lá, de acordo com o All That’s Interesting, os passageiros terão três horas de tempo livre para explorar os destroços, juntamente com biólogos e especialistas marinhos.

Stockton Rush, idealizador do projeto, é obcecado por mergulhos em águas profundas. Apesar de argumentos contrários, acredita que os submarinos são perfeitamente seguros como veículos de turismo. “Não houve uma lesão na sub-indústria comercial em mais de 35 anos. É muito seguro, porque têm todos estes regulamentos. Mas também não houve inovação nem crescimento – porque têm todos estes regulamentos”, afirmou Rush.

Num estudo, investigadores notaram que havia um grande apetite por viagens de aventura “participativas” no oceano profundo. As expedições submarinas em locais históricos, realizadas pelo Ocean Gate desde 2009, servem à função multiusos de exploração científica, resposta a desastres e especulação de recursos.

O primeiro submarino de sucesso, Titã, tem uma fibra de carbono suficientemente forte para suportar a enorme pressão que envolveria o mergulho a uma profundidade de quatro quilómetros.

Os primeiros testes de pressão e temperatura já foram realizados e Titã foi considerado pronto para mergulhar nas profundezas das ruínas do Titanic. O lançamento está previsto para o próximo ano e muitos dos bilhetes já estão comprados.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Realmente, pelo mundo fora, não há nada mais interessante para se ver!…
    Vá lá que o Titanic ainda tem a piscina cheia…

  2. Como se tivesse interesse ver um «monte» de ferro enferrujado a desaparecer no fundo do mar….
    Usa-se tudo para ganhar alguns «trocos»

RESPONDER

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …