Turistas filmam refugiado a afogar-se e não fazem nada para o salvar

O migrante africano afogou-se no Grande Canal de Veneza, em Itália, e nenhum dos turistas que estava no local fez alguma coisa para o tentar salvar. Pelo contrário, no vídeo divulgado na Internet é possível ouvir comentários racistas e xenófobos sobre o homem natural da Gâmbia.

Um vídeo divulgado no passado domingo está a gerar indignação por mostrar um homem a afogar-se no Grande Canal de Veneza, em Itália, e ninguém fazer nada para o ajudar.

Pelo contrário, nas imagens registadas por turistas, podem ouvir-se comentários racistas e xenófobos sobre o homem, identificado como Pateh Sabally, um refugiado de 22 anos natural da Gâmbia.

“Deixem-no morrer” e “Vai em frente, volta para casa”, foram algumas das ofensas.

Um barco que estava a passar próximo do local ainda lhe lançou várias boias salva-vidas mas o migrante rejeitou a ajuda. Ao que tudo indica, Sabally, que estava há dois anos em Itália, tentou o suicídio por lhe ter sido negada permissão para ficar no país.

O facto de ninguém se ter disponibilizado para o tentar salvar motivou a abertura de uma investigação por parte das autoridades locais. Em declarações à imprensa, o chefe da associação italiana de salva-vidas, Dino Basso, criticou a negligência dos turistas.

“Eu não quero culpar ninguém, mas talvez pudesse ter sido feito algo mais para o salvar”, declarou.

Segundo o Corriere del Veneto, todas as despesas do funeral serão pagas pela Comuna de Veneza, como uma forma de homenagear o refugiado.

“É um gesto de respeito para com o jovem e pelos seus sonhos que foram destruídos.  A sua morte deixa em todos nós um sentimento de tristeza e compaixão humana para com aqueles que, face às adversidades da vida, já não conseguem encontrar força para reagir ao desespero”, lamenta o autarca Luigi Brugnaro.

ZAP // Fórum

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. O que dizer? É o dito “ser humano” no seu melhor.
    Egoista, com falta de sensibilidade, escrúpulos, dignidade, sem sentimentos, falta de respeito pelo próximo sem nada a não ser merda dentro de um casco oco a que alguns chamam cabeça. O ser humano no seu melhor. Viva o progresso.
    Só se esquecem de uma coisa. Um dia poder acontecer-lhes.
    Simplesmente vergonhoso

    • Estão todos fartos! Nos que somos um país de imigrantes!
      Só uma questão aqui ao 665 como é que sabiam que erra um imigrante e não um turista?
      Não sabiam não é pois… pode ser que um dia também não o confundam com um imigrante português e não o deixem afogar!
      Deviam apodrecer todos numa prisão… ou melhor provar do mesmo!
      Cambada de assassinos

  2. Farto ou não é algo que deveria ser impensável, deixar morrer e não fazer nada.
    Se fosse um Europeu noutro continente era extremismo, e no dia seguinte era tudo de luto no face.
    Não existe nada que descreva isto, nenhuma palavra, nenhum gesto.

  3. Esta turba do – coitado do coitadinho – será que só lêem a parte que lhes interessa? Não está lá escrito no artigo “Um barco que estava a passar próximo do local ainda lhe lançou várias bóias salva-vidas mas o migrante rejeitou a ajuda.” se o homem se queria suicidar alguém se mandava à agua para o ir buscar? Só se fosse para ir junto… ora haja paciência para ler os vossos comentários da treta… rsss

    • Comentário da treta é o seu e está ao nível dos que se ouvem no video. Fosse Vc atirado ao fundo do Tejo com uma bigorna amarrada aos pés, ainda era pouco.

      • Você é que merecia ser atirado ao Tejo. Aí lhe garanto que não o ia salvar.
        Além de besta não sabe aceitar uma opinião bem fundamentada. Continue com essas palas nos olhos e trate-se!

    • Estão todos fartos! Nos que somos um país de imigrantes!
      Só uma questão aqui ao 665 como é que sabiam que erra um imigrante e não um turista?
      Não sabiam não é pois… pode ser que um dia também não o confundam com um imigrante português e não o deixem afogar!
      Deviam apodrecer todos numa prisão… ou melhor provar do mesmo!
      Cambada de assassinos

  4. A indiferença está a dominar o ser humano e toda a sociedade, amanhã se um dos turistas que fizeram tais comentários estiver em apuros na sua terra natal os que presenciarão a cena vão fazer exatamente a mesma coisa, seguem o seu caminho indiferentes à situação, é para aqui que caminhamos indiferentes a tudo que nos rodeia!

  5. Como foi la parar? tava apanhar amejoa? rejeitou ajuda ainda estão tristes aqui, como se diz na gíria menos um para comer e viver dos outros onde são eles mesmo a foderem se uns aos outro falo por experiência própria não porque vejo na televisão como alguns aqui

RESPONDER

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …