Turistas filmam refugiado a afogar-se e não fazem nada para o salvar

O migrante africano afogou-se no Grande Canal de Veneza, em Itália, e nenhum dos turistas que estava no local fez alguma coisa para o tentar salvar. Pelo contrário, no vídeo divulgado na Internet é possível ouvir comentários racistas e xenófobos sobre o homem natural da Gâmbia.

Um vídeo divulgado no passado domingo está a gerar indignação por mostrar um homem a afogar-se no Grande Canal de Veneza, em Itália, e ninguém fazer nada para o ajudar.

Pelo contrário, nas imagens registadas por turistas, podem ouvir-se comentários racistas e xenófobos sobre o homem, identificado como Pateh Sabally, um refugiado de 22 anos natural da Gâmbia.

“Deixem-no morrer” e “Vai em frente, volta para casa”, foram algumas das ofensas.

Um barco que estava a passar próximo do local ainda lhe lançou várias boias salva-vidas mas o migrante rejeitou a ajuda. Ao que tudo indica, Sabally, que estava há dois anos em Itália, tentou o suicídio por lhe ter sido negada permissão para ficar no país.

O facto de ninguém se ter disponibilizado para o tentar salvar motivou a abertura de uma investigação por parte das autoridades locais. Em declarações à imprensa, o chefe da associação italiana de salva-vidas, Dino Basso, criticou a negligência dos turistas.

“Eu não quero culpar ninguém, mas talvez pudesse ter sido feito algo mais para o salvar”, declarou.

Segundo o Corriere del Veneto, todas as despesas do funeral serão pagas pela Comuna de Veneza, como uma forma de homenagear o refugiado.

“É um gesto de respeito para com o jovem e pelos seus sonhos que foram destruídos.  A sua morte deixa em todos nós um sentimento de tristeza e compaixão humana para com aqueles que, face às adversidades da vida, já não conseguem encontrar força para reagir ao desespero”, lamenta o autarca Luigi Brugnaro.

ZAP // Fórum

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. O que dizer? É o dito “ser humano” no seu melhor.
    Egoista, com falta de sensibilidade, escrúpulos, dignidade, sem sentimentos, falta de respeito pelo próximo sem nada a não ser merda dentro de um casco oco a que alguns chamam cabeça. O ser humano no seu melhor. Viva o progresso.
    Só se esquecem de uma coisa. Um dia poder acontecer-lhes.
    Simplesmente vergonhoso

    • Estão todos fartos! Nos que somos um país de imigrantes!
      Só uma questão aqui ao 665 como é que sabiam que erra um imigrante e não um turista?
      Não sabiam não é pois… pode ser que um dia também não o confundam com um imigrante português e não o deixem afogar!
      Deviam apodrecer todos numa prisão… ou melhor provar do mesmo!
      Cambada de assassinos

  2. Farto ou não é algo que deveria ser impensável, deixar morrer e não fazer nada.
    Se fosse um Europeu noutro continente era extremismo, e no dia seguinte era tudo de luto no face.
    Não existe nada que descreva isto, nenhuma palavra, nenhum gesto.

  3. Esta turba do – coitado do coitadinho – será que só lêem a parte que lhes interessa? Não está lá escrito no artigo “Um barco que estava a passar próximo do local ainda lhe lançou várias bóias salva-vidas mas o migrante rejeitou a ajuda.” se o homem se queria suicidar alguém se mandava à agua para o ir buscar? Só se fosse para ir junto… ora haja paciência para ler os vossos comentários da treta… rsss

    • Comentário da treta é o seu e está ao nível dos que se ouvem no video. Fosse Vc atirado ao fundo do Tejo com uma bigorna amarrada aos pés, ainda era pouco.

      • Você é que merecia ser atirado ao Tejo. Aí lhe garanto que não o ia salvar.
        Além de besta não sabe aceitar uma opinião bem fundamentada. Continue com essas palas nos olhos e trate-se!

    • Estão todos fartos! Nos que somos um país de imigrantes!
      Só uma questão aqui ao 665 como é que sabiam que erra um imigrante e não um turista?
      Não sabiam não é pois… pode ser que um dia também não o confundam com um imigrante português e não o deixem afogar!
      Deviam apodrecer todos numa prisão… ou melhor provar do mesmo!
      Cambada de assassinos

  4. A indiferença está a dominar o ser humano e toda a sociedade, amanhã se um dos turistas que fizeram tais comentários estiver em apuros na sua terra natal os que presenciarão a cena vão fazer exatamente a mesma coisa, seguem o seu caminho indiferentes à situação, é para aqui que caminhamos indiferentes a tudo que nos rodeia!

  5. Como foi la parar? tava apanhar amejoa? rejeitou ajuda ainda estão tristes aqui, como se diz na gíria menos um para comer e viver dos outros onde são eles mesmo a foderem se uns aos outro falo por experiência própria não porque vejo na televisão como alguns aqui

RESPONDER

Mais de 200 sismos em Yellowstone colocam supervulcão em risco de erupção

Especialistas em atividade sísmica informam que a atividade começou, naquela zona, a 8 de fevereiro, mas desde o dia 15 que tem vindo a acelerar e aumentar de magnitude, o que pode colocar o supervulcão …

Comic Con Portugal troca Matosinhos por Oeiras

A edição de 2018 da Comic Con Portugal vai realizar-se no concelho de Oeiras, e não em Matosinhos como nos últimos anos, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira pela autarquia presidida por Isaltino …

A 24 de março, estudantes americanos vão marchar pelas suas vidas em Washington

Um grupo de estudantes que sobreviveu ao tiroteio da semana passada, numa escola de Parkland, na Flórida, está a preparar uma marcha em Washington para exigir mudanças na política de armamento dos Estados Unidos. Os sobreviventes do …

Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico. Desde que o escândalo …

Exército alemão sem equipamentos básicos como coletes de protecção e abrigos de Inverno

A Alemanha, uma das principais economias da Europa, tem um dos exércitos mais mal equipados da NATO, de acordo com um documento confidencial do Ministério da Defesa alemão que foi divulgado por órgãos de informação. Segundo …

Vítor Constâncio deixa BCE com reforma milionária

Quando em Maio deixar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio vai ter direito a uma "reforma dourada" de 25 mil euros por mês. Os números correspondem à pensão do BCE …

Hugo Soares acusa direção do PSD de "desrespeito institucional grave"

O presidente do PSD não convocou o líder parlamentar, Hugo Soares, para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Estatutos dizem que presidente da bancada tem assento nos órgãos. O Observador avança que hoje, pelas …

Análises ao sangue e urina poderão detetar precocemente doenças do espectro do autismo

Análises inovadoras ao sangue e à urina poderão vir a detetar precocemente o autismo nas crianças, ligado a danos nas proteínas que estão no plasma sanguíneo. Uma equipa de cientistas baseada na universidade britânica de Warwick …

Torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa estão sem vigilância durante 14 horas por dia

As torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), onde no início de fevereiro houve desacatos com os reclusos, estão sem vigilância durante 14 horas por dia. O aviso é do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda …

Novos modelos fornecem informações do coração da Nebulosa Roseta

Uma nova investigação, liderada pela Universidade de Leeds, fornece uma explicação para a discrepância entre o tamanho e idade da cavidade central da Nebulosa Roseta e o tamanho e idade das suas estrelas centrais. A Nebulosa …