Turistas filmam refugiado a afogar-se e não fazem nada para o salvar

O migrante africano afogou-se no Grande Canal de Veneza, em Itália, e nenhum dos turistas que estava no local fez alguma coisa para o tentar salvar. Pelo contrário, no vídeo divulgado na Internet é possível ouvir comentários racistas e xenófobos sobre o homem natural da Gâmbia.

Um vídeo divulgado no passado domingo está a gerar indignação por mostrar um homem a afogar-se no Grande Canal de Veneza, em Itália, e ninguém fazer nada para o ajudar.

Pelo contrário, nas imagens registadas por turistas, podem ouvir-se comentários racistas e xenófobos sobre o homem, identificado como Pateh Sabally, um refugiado de 22 anos natural da Gâmbia.

“Deixem-no morrer” e “Vai em frente, volta para casa”, foram algumas das ofensas.

Um barco que estava a passar próximo do local ainda lhe lançou várias boias salva-vidas mas o migrante rejeitou a ajuda. Ao que tudo indica, Sabally, que estava há dois anos em Itália, tentou o suicídio por lhe ter sido negada permissão para ficar no país.

O facto de ninguém se ter disponibilizado para o tentar salvar motivou a abertura de uma investigação por parte das autoridades locais. Em declarações à imprensa, o chefe da associação italiana de salva-vidas, Dino Basso, criticou a negligência dos turistas.

“Eu não quero culpar ninguém, mas talvez pudesse ter sido feito algo mais para o salvar”, declarou.

Segundo o Corriere del Veneto, todas as despesas do funeral serão pagas pela Comuna de Veneza, como uma forma de homenagear o refugiado.

“É um gesto de respeito para com o jovem e pelos seus sonhos que foram destruídos.  A sua morte deixa em todos nós um sentimento de tristeza e compaixão humana para com aqueles que, face às adversidades da vida, já não conseguem encontrar força para reagir ao desespero”, lamenta o autarca Luigi Brugnaro.

ZAP // Fórum

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. O que dizer? É o dito “ser humano” no seu melhor.
    Egoista, com falta de sensibilidade, escrúpulos, dignidade, sem sentimentos, falta de respeito pelo próximo sem nada a não ser merda dentro de um casco oco a que alguns chamam cabeça. O ser humano no seu melhor. Viva o progresso.
    Só se esquecem de uma coisa. Um dia poder acontecer-lhes.
    Simplesmente vergonhoso

    • Estão todos fartos! Nos que somos um país de imigrantes!
      Só uma questão aqui ao 665 como é que sabiam que erra um imigrante e não um turista?
      Não sabiam não é pois… pode ser que um dia também não o confundam com um imigrante português e não o deixem afogar!
      Deviam apodrecer todos numa prisão… ou melhor provar do mesmo!
      Cambada de assassinos

  2. Farto ou não é algo que deveria ser impensável, deixar morrer e não fazer nada.
    Se fosse um Europeu noutro continente era extremismo, e no dia seguinte era tudo de luto no face.
    Não existe nada que descreva isto, nenhuma palavra, nenhum gesto.

  3. Esta turba do – coitado do coitadinho – será que só lêem a parte que lhes interessa? Não está lá escrito no artigo “Um barco que estava a passar próximo do local ainda lhe lançou várias bóias salva-vidas mas o migrante rejeitou a ajuda.” se o homem se queria suicidar alguém se mandava à agua para o ir buscar? Só se fosse para ir junto… ora haja paciência para ler os vossos comentários da treta… rsss

    • Comentário da treta é o seu e está ao nível dos que se ouvem no video. Fosse Vc atirado ao fundo do Tejo com uma bigorna amarrada aos pés, ainda era pouco.

      • Você é que merecia ser atirado ao Tejo. Aí lhe garanto que não o ia salvar.
        Além de besta não sabe aceitar uma opinião bem fundamentada. Continue com essas palas nos olhos e trate-se!

    • Estão todos fartos! Nos que somos um país de imigrantes!
      Só uma questão aqui ao 665 como é que sabiam que erra um imigrante e não um turista?
      Não sabiam não é pois… pode ser que um dia também não o confundam com um imigrante português e não o deixem afogar!
      Deviam apodrecer todos numa prisão… ou melhor provar do mesmo!
      Cambada de assassinos

  4. A indiferença está a dominar o ser humano e toda a sociedade, amanhã se um dos turistas que fizeram tais comentários estiver em apuros na sua terra natal os que presenciarão a cena vão fazer exatamente a mesma coisa, seguem o seu caminho indiferentes à situação, é para aqui que caminhamos indiferentes a tudo que nos rodeia!

  5. Como foi la parar? tava apanhar amejoa? rejeitou ajuda ainda estão tristes aqui, como se diz na gíria menos um para comer e viver dos outros onde são eles mesmo a foderem se uns aos outro falo por experiência própria não porque vejo na televisão como alguns aqui

RESPONDER

ADN antigo revela mistério do extinto macaco das Caraíbas

Uma análise de ADN do misterioso macaco extinto das Caraíbas revelou que estes animais tinham um maior grau de parentesco com os macaco-titis oriundos da América do Sul do que com qualquer outra espécie.  Há cerca …

"Queria? Já não quer?". Finalmente, o livro que revela se está ou não correto

Brevemente nas livrarias, o livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, da autoria de Marco Neves, promete desmontar os mitos que foram construídos em redor da língua portuguesa. Não, este não é só mais um …

Itália vs Portugal | Empate valeu apuramento e primeiro lugar

Portugal foi a Milão arrancar um empate sem golos ante a Itália, em jogo do Grupo 3 da Liga das Nações, e garantiram o apuramento para a final four da Liga das Nações. Numa partida …

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava - e essa quantidade de água não está a …