Turistas descuidados estão a destruir a árvore mais antiga do Reino Unido

O Teixo de Fortingall é a árvore mais antiga do Reino Unido e potencialmente de toda a Europa. No entanto, turistas descuidados estão a destruí-la aos bocados.

Para se ter uma ideia de quão antiga é esta árvore, é importante saber que ela já existia enquanto as Pirâmides e o Stonehenge ainda estavam a ser construídos. Com uns estimados 5 mil anos, a árvore cresceu dentro de uma igreja na vila de Fortingall, na Escócia. Agora, é visitada por milhares de turistas que vêm para ver a árvore milenária.

Segundo os cuidadores da árvore, a presença invasiva de turistas, que tentavam pendurar fitas nela, levou a que alguns dos seus galhos fossem arrancados.

O Teixo de Fortingall tem cerca de 16 metros de largura e sete metros de altura. Com o passar do tempo, segundo explica o All That’s Interesting, aparentemente cresceram troncos separados, que se dividiram e reuniram-se num grupo mais pequeno de árvores. Apesar de parecer bizarro, este comportamento é considerado normal.

Os cientistas não conseguem precisar quantos anos tem o teixo, uma vez que o interior da casca apodreceu, mas de acordo com cálculos feitos no século XIX, a árvore terá entre 2 mil a 5 mil anos.

A sua longevidade, contudo, pode estar agora sob ameaça dos turistas mais descuidados. Na tentativa de pendurar lembranças no teixo, alguns dos visitantes danificam a árvore e põe em risco a sua conservação.

Anne / Flickr

Placa de metal do Teixo de Fortingall que, entretanto, foi derrubada por turistas.

O impensável aconteceu em 2015, quando a árvore “mudou de sexo”. O teixo, que durante muito tempo foi tido como “masculino” começou a dar frutos, uma característica que é típica de árvores “femininas”. Os cientistas ainda não conseguiram perceber totalmente o fenómeno, mas acreditam que esta “mudança de género” terá a ver com o stress ambiental.

É uma estratégia para a longevidade“, disse Brian Muelaner, presidente do Ancient Tree Forum, em declarações ao jornal britânico The Guardian. “O Teixo de Fortingall é tão fragmentado que se pode ter tornado sexualmente ambíguo”, acrescentou.

Num esforço para preservar o ADN da árvore, os seus cuidadores lançaram uma iniciativa chamada Church Yew Tree Project, que tem como objetivo criar e distribuir sebes de árvores de teixo noutros cemitérios.

“Se tivermos a sua progenitora, temos os clones a crescer noutro lugar. Assim, o ADN será protegido e salvaguardado, e teremos mais teixos importantes”, explicou Catherine Lloyd, coordenadora do Tayside Biodiversity Community Partnership.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …