Turista britânica detida depois de ser apanhada a roubar mosaicos em Pompeia

A polícia italiana deteve uma turista britânica de 21 anos apanhada a remover algumas peças de um mosaico em Pompeia.

A jovem, que estava a visitar o famoso sítio arqueológico com o pai e a irmã, atravessou uma grade de proteção e foi vista a usar uma ferramenta para desalojar as pequenas peças – chamadas tesselas – do mosaico do piso na Casa da Âncora, em Pompeia.

A equipa do parque arqueológico chamou a polícia que acabou por deter a jovem enquanto a mesma tentava deixar a área. O incidente causou cerca de três mil euros em danos, segundo estima o gerente do sítio arqueológico.

“A mulher mostrou poucos remorsos, apesar do facto de que ela pode ser julgada e receber uma sentença suspensa de até oito meses”, disse um porta-voz, citado pela Mirror.

Esta não é a primeira vez que os visitantes retiram peças das Ruínas de Pompeia. No ano passado, a polícia prendeu dois turistas franceses encontrados a roubar pedaços de mármore e barro. Em 2014, uma turista canadiana devolveu um artefacto que tinha roubado do anfiteatro de Pompeia durante a sua lua de mel, 50 anos antes.

Vários ladrões já enviaram de volta o saque alegando que as relíquias estão “amaldiçoadas”. Uma exposição dos artefactos devolvidos e cartas de desculpas que o acompanham foi recentemente montada no local, na esperança de dissuadir os possíveis roubos de peças.

Nas proximidades, o Monte Vesúvio entrou em erupção em 79, matando muitos moradores de Pompeia, uma cidade próspera da época. Estima-se que 30 mil pessoas terão morrido e que Pompeia e a cidade de Herculano terão sido engolidas pela lava derretida.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Johnson & Johnson chega esta semana. Portugal recebe 30 mil vacinas na quarta-feira

As primeiras 30 mil vacinas da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, vão chegar a Portugal na próxima quarta-feira. Portugal vai receber, já na próxima quarta-feira, o primeiro lote de 30 mil vacinas da Janssen. No …

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …