Turista britânica detida depois de ser apanhada a roubar mosaicos em Pompeia

A polícia italiana deteve uma turista britânica de 21 anos apanhada a remover algumas peças de um mosaico em Pompeia.

A jovem, que estava a visitar o famoso sítio arqueológico com o pai e a irmã, atravessou uma grade de proteção e foi vista a usar uma ferramenta para desalojar as pequenas peças – chamadas tesselas – do mosaico do piso na Casa da Âncora, em Pompeia.

A equipa do parque arqueológico chamou a polícia que acabou por deter a jovem enquanto a mesma tentava deixar a área. O incidente causou cerca de três mil euros em danos, segundo estima o gerente do sítio arqueológico.

“A mulher mostrou poucos remorsos, apesar do facto de que ela pode ser julgada e receber uma sentença suspensa de até oito meses”, disse um porta-voz, citado pela Mirror.

Esta não é a primeira vez que os visitantes retiram peças das Ruínas de Pompeia. No ano passado, a polícia prendeu dois turistas franceses encontrados a roubar pedaços de mármore e barro. Em 2014, uma turista canadiana devolveu um artefacto que tinha roubado do anfiteatro de Pompeia durante a sua lua de mel, 50 anos antes.

Vários ladrões já enviaram de volta o saque alegando que as relíquias estão “amaldiçoadas”. Uma exposição dos artefactos devolvidos e cartas de desculpas que o acompanham foi recentemente montada no local, na esperança de dissuadir os possíveis roubos de peças.

Nas proximidades, o Monte Vesúvio entrou em erupção em 79, matando muitos moradores de Pompeia, uma cidade próspera da época. Estima-se que 30 mil pessoas terão morrido e que Pompeia e a cidade de Herculano terão sido engolidas pela lava derretida.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …

Para clínicas de Terceiro Mundo. Dispositivo movido a energia solar esteriliza equipamentos médicos ao ar livre

As autoclaves são consideradas essenciais para esterilizar equipamentos médicos, mas não estão disponíveis nos países de Terceiro Mundo, onde o acesso à eletricidade é limitado. Um novo dispositivo portátil, movido a energia solar, pode ser …

China pondera novas regras sobre estrangeiros para "proibir o extremismo religioso"

Um projeto-lei publicado esta semana pelo Ministério da Justiça chinês aponta para novas restrições sobre a atuação de fiéis estrangeiros no país, com o intuito de evitar a disseminação do "extremismo religioso" ou do uso …

Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial. Semelhante a um tanque em miniatura, …

ProToiro vai impugnar IVA das touradas e avança com queixa em Bruxelas

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%. Em comunicado, a …

Braga 3-3 Leicester | Vardy rouba triunfo luso nos descontos

Um "balde de água fria". A recepção do Sporting de Braga ao Leicester não foi parca em emoção e em bom futebol. Os minhotos foram superiores na primeira parte e chegaram ao intervalo em vantagem. Contudo, …