/

Turista britânica detida depois de ser apanhada a roubar mosaicos em Pompeia

A polícia italiana deteve uma turista britânica de 21 anos apanhada a remover algumas peças de um mosaico em Pompeia.

A jovem, que estava a visitar o famoso sítio arqueológico com o pai e a irmã, atravessou uma grade de proteção e foi vista a usar uma ferramenta para desalojar as pequenas peças – chamadas tesselas – do mosaico do piso na Casa da Âncora, em Pompeia.

A equipa do parque arqueológico chamou a polícia que acabou por deter a jovem enquanto a mesma tentava deixar a área. O incidente causou cerca de três mil euros em danos, segundo estima o gerente do sítio arqueológico.

“A mulher mostrou poucos remorsos, apesar do facto de que ela pode ser julgada e receber uma sentença suspensa de até oito meses”, disse um porta-voz, citado pela Mirror.

Esta não é a primeira vez que os visitantes retiram peças das Ruínas de Pompeia. No ano passado, a polícia prendeu dois turistas franceses encontrados a roubar pedaços de mármore e barro. Em 2014, uma turista canadiana devolveu um artefacto que tinha roubado do anfiteatro de Pompeia durante a sua lua de mel, 50 anos antes.

Vários ladrões já enviaram de volta o saque alegando que as relíquias estão “amaldiçoadas”. Uma exposição dos artefactos devolvidos e cartas de desculpas que o acompanham foi recentemente montada no local, na esperança de dissuadir os possíveis roubos de peças.

Nas proximidades, o Monte Vesúvio entrou em erupção em 79, matando muitos moradores de Pompeia, uma cidade próspera da época. Estima-se que 30 mil pessoas terão morrido e que Pompeia e a cidade de Herculano terão sido engolidas pela lava derretida.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.