Turismo do Porto e Norte sem dinheiro para salários

Estela Silva / Lusa

Um casal de turistas observa a montra da Porto Gift, uma das muitas lojas de lembranças que surgiram no Porto com o aumento de visitantes

O Turismo do Porto e Norte de Portugal está em “alerta vermelho”, não tendo dinheiro para pagar as contas de funcionamento das lojas de acolhimento a turistas, nem para pagar os salários dos funcionários.

A denúncia é feita pelo presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), Nuno Botelho, num artigo de opinião no Jornal de Notícias intitulado “alerta vermelho no turismo”.

O responsável considera que “o caso é muito grave”, realçando que o “Turismo do Porto e Norte tem a sua actividade quase paralisada devido às cativações impostas pelo Ministério das Finanças”.

Não há dinheiro para pagar despesas correntes de funcionamento e os postos de Turismo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e de S. Bento vão ter de fechar portas”, sustenta o líder da ACP.

Nuno Botelho lembra que estes são os “balcões turísticos mais visitados” da cidade, notando que não há dinheiro “para pagar electricidade, comunicações ou limpeza” para os manter em funcionamento.

Uma situação que é culpa do Governo, segundo o empresário, porque “congelou verbas do Turismo do Porto e Norte, cativando na totalidade as rubricas destinadas a funcionamento e a promoção turística”, diz.

“É extraordinário perceber-se que a região onde o turismo mais cresce – o Norte, com o Porto à cabeça -, fica sem ferramentas indispensáveis à promoção do destino e ao acolhimento a quem nos visita”, lamenta ainda.

O presidente da ACP acusa o Governo de “aplicar cativações cegas e irracionais” ao organismo público do Norte, lamentando que é “um reflexo do centralismo do Estado” que coloca em causa “aquela a que chama a nossa ‘galinha dos ovos de ouro'”, ou seja, o turismo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Roménia quer adotar o euro até 2024

A Roménia espera adotar o euro até 2024 e pretende contribuir durante a sua presidência da União Europeia, que começa a 1 de janeiro, para reduzir as distâncias entre antigos e novos membros. "O nosso objetivo …

Há risco de irrealismo no preço das casas em Lisboa e Porto, alerta a Moody's

A Moody's prevê que os preços das casas continuem a subir em Portugal, mas adianta que em algumas zonas os aumentos não foram normais. De acordo com a agência de rating Moody's, os preços das casas …

PSD quer cortar metade do IRS dos senhorios nos contratos com mais de 10 anos

O PSD leva esta quinta-feira à Assembleia da República dez projetos-lei sobre habitação e arredamento. Um dos projetos que vai a votos propõe que se reduza a taxa de IRS para senhorios em metade nos …

Antiga Feira Popular dá "jackpot" à Câmara de Lisboa. Medina quer gastar em casas acessíveis

A Câmara de Lisboa arrecadou esta quarta-feira mais 85,5 milhões do que estimava no leilão dos terrenos de Entrecampos, dinheiro que será investido em habitação a custos acessíveis, adiantou o presidente, Fernando Medina "O resultado desta …

Um cometa verde vai passar pela Terra na segunda-feira (e qualquer pessoa vai poder vê-lo)

A cada 5,4 anos, o cometa 46P/Wirtanen orbita o Sol, passando pelos céus da Terra durante o caminho. Este ano, a sua visita é este mês. Geralmente, o cometa 46P/Wirtanen está demasiado longe para o podermos …

May consegue adiar a sua queda, mas não tira o Brexit da corda bamba

Mais de treze horas de incerteza em que o coração de Theresa May voltou a bater depressa demais. A primeira-ministra sobreviveu à moção de censura, mas tem pela frente mais um osso duro de roer: …

Ministra da Saúde reage às demissões no D. Estefânia (e acaba por criticar a sua secretária de Estado)

A ministra da Saúde, Marta Temido, assumiu esta quarta-feira que o Hospital pediátrico D. Estefânia é “uma das jóias da coroa” e não pode ser desfalcado, mas lembrou que “não abundam pediatras no país” e …

Sócios do Sporting vão decidir em AG se Bruno de Carvalho continua suspenso

Os sócios do Sporting vão decidir no sábado em Assembleia Geral se Bruno de Carvalho vai permanecer suspenso, na apreciação do recurso do ex-presidente do clube. Da ordem de trabalho para a reunião magna, marcada para …

CDS cola Governo de Costa a Sócrates. "Um país a cair aos pedaços"

O CDS-PP "colou" nesta quarta-feira vários ministros de António Costa ao Governo de José Sócrates, responsabilizando-os pelos problemas financeiros que dificultam a recuperação de infraestruturas de "um país a cair aos pedaços". "As infraestruturas públicas estão, …

Stormy Daniels condenada a pagar 257 mil euros a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares, cerca de 257 mil euros, a Donald Trump para cobrir os gastos do Presidente dos EUA com a justiça. A atriz pornográfica Stormy Daniels, cujo nome real …