/

Turismo do Porto e Norte sem dinheiro para salários

Estela Silva / Lusa

Um casal de turistas observa a montra da Porto Gift, uma das muitas lojas de lembranças que surgiram no Porto com o aumento de visitantes

O Turismo do Porto e Norte de Portugal está em “alerta vermelho”, não tendo dinheiro para pagar as contas de funcionamento das lojas de acolhimento a turistas, nem para pagar os salários dos funcionários.

A denúncia é feita pelo presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), Nuno Botelho, num artigo de opinião no Jornal de Notícias intitulado “alerta vermelho no turismo”.

O responsável considera que “o caso é muito grave”, realçando que o “Turismo do Porto e Norte tem a sua actividade quase paralisada devido às cativações impostas pelo Ministério das Finanças”.

Não há dinheiro para pagar despesas correntes de funcionamento e os postos de Turismo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e de S. Bento vão ter de fechar portas”, sustenta o líder da ACP.

Nuno Botelho lembra que estes são os “balcões turísticos mais visitados” da cidade, notando que não há dinheiro “para pagar electricidade, comunicações ou limpeza” para os manter em funcionamento.

Uma situação que é culpa do Governo, segundo o empresário, porque “congelou verbas do Turismo do Porto e Norte, cativando na totalidade as rubricas destinadas a funcionamento e a promoção turística”, diz.

“É extraordinário perceber-se que a região onde o turismo mais cresce – o Norte, com o Porto à cabeça -, fica sem ferramentas indispensáveis à promoção do destino e ao acolhimento a quem nos visita”, lamenta ainda.

O presidente da ACP acusa o Governo de “aplicar cativações cegas e irracionais” ao organismo público do Norte, lamentando que é “um reflexo do centralismo do Estado” que coloca em causa “aquela a que chama a nossa ‘galinha dos ovos de ouro'”, ou seja, o turismo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.