Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal.

Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika de Fernandez conheceu o homem que se viria a tornar o seu marido. Em apenas duas horas, Peter Reyn-Bardt pediu que esta se casasse com ele e a resposta foi positiva. Em quatro dias, o casal casou-se.

Poucos meses depois, o casamento acabou e Malika voltou a viajar pelo mundo. Já Reyn-Bardt permaneceu na sua casa em Cheshire, em Inglaterra.

Dois anos depois da separação, Malika desapareceu completamente e Reyn-Bardt tornou-se o principal suspeito.

Apesar das buscas na sua propriedade – que incluíram investigações no seu jardim – a polícia não conseguiu encontrar nenhuma evidência do corpo de Malika.

Assim, o caso permaneceu sem pistas durante duas décadas, altura em que um acontecimento fez com que o mistério tivesse uma estranha reviravolta: foram encontrados restos mortais dentro de um pântano perto da casa de Reyn-Bardt.

Perante o sucedido, a falta de conhecimento de Reyn-Bardt sobre turfeiras pode ter determinado a sua condenação pelo assassinato da sua ex-mulher.

Segundo o IFL Science, a turfa é criada através da decomposição de matéria orgânica, principalmente de materiais vegetais, como o musgo.

Quando o musgo esfagno, em particular, se acumula o suficiente para formar um pântano, as camadas de turfa formam ácidos que são muito bons na preservação de corpos.

Se Reyn-Bardt soubesse disso, talvez não tivesse confessado que matou a esposa quando os restos mortais foram encontrados.

Depois da cabeça de uma desconhecida ser encontrada no pântano, as autoridades forenses inicialmente acreditaram que a mulher teria entre 30 e 50 anos e, como tal, confrontaram Reyn-Bardt com as evidências, acreditando que estavam relacionadas com o desaparecimento de Malika.

Perante as evidências, Reyn-Bardt acabou por assumir que matou a ex-mulher. “Já passou tanto tempo que pensei que nunca seria descoberto”, disse à polícia durante o interrogatório.

O homem acabou por revelar que durante uma discussão com Malika, acabou por se enervar e matou-a. “Algo ferveu dentro de mim”, referiu Reyn-Bardt, que contou que quando percebeu que tinha morto a ex-mulher ficou “apavorado” e não conseguiu pensar com clareza, sendo que a única coisa que lhe veio à cabeça foi esconder o corpo.

Reyn-Bardt assumiu que desmembrou o corpo com um machado, antes de tentar queimá-la, mas como não conseguiu, levou os restos mortais para o pântano.

O caso parecia estar encerrado, mas o investigador principal, o detetive George Abbott, estava intrigado com um detalhe: se esta era a cabeça de Malika, onde estavam os outros restos mortais? Em dúvida, o investigador enviou o crânio para uma análise mais aprofundada na Universidade de Oxford, e foi aí que se descobriu que este datava da época dos romanos.

“O crânio foi preservado nas turfeiras durante mais de 16 séculos e obviamente não tem nada a ver com Malika Reyn-Bardt”, referiu o promotor Martin Thomas ao tribunal. “Porém, a ironia é esta: a sua descoberta levou diretamente à prisão do réu e à sua confissão detalhada”, acrescentou.

Quando Reyn-Bardt soube da verdadeira história por trás do crânio encontrado, tentou retirar a sua confissão, mas foi tarde demais.

Até hoje, o corpo de Malika de Fernandez ainda não foi encontrado.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio, presidente do PSD

Entre risco e recompensa, direita mantém-se incerta perante chumbo do Orçamento

A esquerda arrisca perder votos caso suceda um cenário de eleições antecipadas com um eventual chumbo do OE. À direita, por sua vez, paira a incerteza. O cenário tem sido equacionado frequentemente nos últimos tempos. Anda …

Sporting está no pódio dos melhores clubes de formação (com Benfica na iminência)

O Ajax é o clube com mais jogadores da sua formação a atuar nas 31 principais divisões europeias. O Sporting surge no terceiro posto, Benfica no oitavo e FC Porto no 16.º. O Observatório do Futebol …

Ministro alemão diz que "é legítimo" proteger fronteiras com muros

O ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, considerou que "é legítimo" querer proteger as fronteiras, numa altura em que Estados europeus exigem a ajuda da UE para erguer muros que evitem a entrada de migrantes. A …

Pintor da corte tentou impedir Henrique VIII de casar com Ana de Cleves. O rei ignorou - e arrependeu-se

A aristocrata alemã Ana de Cleves foi a quarta das seis esposas de Henrique VIII, casando-se com o rei inglês a 6 de janeiro de 1540. Depois de mais um divórcio, e de estar dois anos …

Com guerra de palavras à esquerda, Costa recebe apoio de Marcelo. "É o ano com mais alterações"

Estalou o verniz entre Bloco de Esquerda e Governo, pelo que a última esperança para António Costa é a de que os comunistas reconsideram os sinais que têm vindo a dar num passado recente. Marcelo …

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Graça Freitas não fecha a porta a novos confinamentos. "Está tudo em aberto"

Em entrevista ao Diário de Notícias, a diretora-geral da Saúde fez um balanço da pandemia no país. Além de falar sobre o que se pode esperar no inverno, Graça Freitas não afastou a hipótese de …

A extinção dos mamutes-lanosos não foi culpa dos humanos

Durante várias décadas, os cientistas acreditaram que os ancestrais dos atuais elefantes se extinguiram porque eram constantemente caçados pelos humanos. No entanto, a análise de ADN dos antigos campos de pasto dos mamutes-lanosos revela uma …

O candidato à liderança do Partido Social Democrata (PSD), Paulo Rangel, durante um encontro com militantes

Rio não "pica" Rangel. "O que me pica é a fraca governação do PS"

O primeiro objetivo de Paulo Rangel é vencer a Rui Rio e liderar o Partido Social Democrata. O segundo é vencer a António Costa e liderar o país. O comício que marcou o arranque da …

A ministra da Saúde, Marta Temido

Carreira de técnico auxiliar de saúde avança já em 2022 (como reivindicava o BE)

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou este domingo que a carreira de técnico auxiliar de saúde vai avançar em 2022, numa antecipação reivindicada pelo Bloco de Esquerda. A criação da carreira de técnico auxiliar de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

"Não houve proibição nenhuma" de cânticos no Dia do Exército, foi recomendação sanitária

O Presidente da República foi questionado sobre o incidente que levou a que, nas celebrações do Dia do Exército, o ministro da Defesa tenha sido vaiado e pedida a sua demissão por centenas de ex-paraquedistas. …