O efeito túnel quântico é tão rápido que pode mesmo ser instantâneo

(dr) Griffith University

Entre as várias características da mecânica quântica encontramos o fenómeno conhecido como efeito túnel quântico, em que uma partícula subatómica supera uma barreira que seria intransponível em outros tipos de física. Esse fenómeno é tão rápido que pode ser instantâneo.

Um objeto a passar por uma parede sólida é uma das analogias que os estudantes de física ouvem nas aulas para aprenderem como funciona este fenómeno da mecânica quântica. No entanto, o tempo que esse processo leva até ser concluído sempre foi um mistério.

Um estudo recente, publicado na revista científica Nature, estabeleceu um limite superior no tempo, tão curto que o processo poderia até ser instantâneo – e, nesse caso, as partículas excederiam a velocidade da luz.

O efeito túnel acontece tão rápido que é muito difícil medir a sua duração. Para tentar desvendar esse mistério, investigadores usaram recentemente átomos mais pesados para realizar medições confiáveis e chegar, finalmente, a uma conclusão esclarecedora.

Igor Litvinyuk, da Universidade Griffith, na Austrália, explicou que a instalação australiana Attosecond Science Facility é o único lugar no mundo com os três tipos de equipamentos necessários para medir o tempo que os eletrões demoram desde o encolhimento dos átomos de hidrogénio.

Após a experiência, o cientista reuniu dados para assegurar que o processo não demora mais do que 1,8 attosegundos – sendo que um attosegundo é 10-18.

“É difícil avaliar o quão curto este tempo é, mas é preciso um eletrão de cerca de 100 attosegundos para orbitar um núcleo num átomo”, explicou o co-autor do artigo científico, Robert Sang.

O tempo de efeito túnel estabelece um limite para a velocidade com que os transístores poderiam, teoricamente, mudar. Por outras palavras, ter um tempo tão curto torna os computadores ultrarrápidos mais realistas.

O valor de Litvinyuk e Sang é um teto, e os cientistas estão abertos à possibilidade de o efeito túnel ser instantâneo. Se assim for, o eletrão estaria a viajar uma distância em tempo zero, excedendo a velocidade da luz. A equipa não põe de lado essa hipótese, uma vez que “isto é a física quântica” e o impossível pode mesmo acontecer.

Apesar de o trabalho de Litvinyuk não colocar grandes distorções à teoria da relatividade, este novo estudo pode ter muito para nos ensinar sobre física quântica.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Em sendo verdade, e a ciência avançar neste sentido, viagens pelo espaço longínquo seram possíveis.

  2. Cada vez se aproximam mais da verdade da nossa existência no planeta terra somos espíritos e como tal é possível atravessar paredes e outros objectos sólidos como uma velocidade que nem há qualquer aparelho capaz de fazer essa medição.

    • Nossa que imbecilidade, são partículas SUBATÔMICAS.
      Nada com massa pode se aproximar da velocidade da luz, muito menos perder suas propriedades físicas e a inércia é uma delas.

  3. Em ciência, o que os outros descobrem hoje, os tugas já descobriram no século passado, ….realmente somos uns grandes cientistas de sofá.

  4. Caro ZAP, aparentemente o meu primeiro comentário passou despercebido. Em português de Portugal diz-se “efeito túnel”. Em português do Brasil diz-se “tunelamento quântico”. Como se trata de uma notícia da imprensa portuguesa (de Portugal), devia ser usado o termo correto, que é efeito túnel.

      • “O efeito de túnel quântico é tão rápido…” deve escrever-se “O efeito túnel é tão rápido…”.

        “Entre as várias características da mecânica quântica encontramos o fenómeno conhecido como efeito de túnel quântico, em que…” deve escrever-se “Entre as várias características da mecânica quântica encontramos o fenómeno conhecido como efeito túnel, em que…”

        Continuação de bom trabalho na divulgação da ciência.

  5. A Física Quântica está sendo estruturada lentamente. Experimentos são realizados em laboratórios dotados de instrumentos e equipamentos de última geração.
    Bilhões de dólares estão sendo investidos para provar proposições que levem a comunidade científica tentar entender este magnífico Universo Quântico.
    No entanto, este Universo ficará cada vez mais indecifrável, se algumas afirmações, até então aceitas como verdade científica, não forem revistas.
    1. A Teoria da Relatividade impõe a condição que nada pode viajar acima da velocidade da Luz; Está afirmativa não condiz com o que ocorre no Universo Quântico.
    2- Tempo e Espaço são dois conceitos relativos ao Universo Matéria ( NÃO Quântico). No Universo Quântico não existe tempo e espaço. Qualquer referência ou postulação neste sentido não retrata a realidade.
    3. Entrelaçamento Quântico passa a ser entendido respeitando este conceito da não existência de Tempo e Espaço.
    4. Efeito Tunel- Não é diferente
    O UNIVERSO QUÂNTICO E O UNIVERSO DAS POSSIBILIDADES INFINITAS.

RESPONDER

Mais três mortes e 802 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quarta-feira, mais três mortes e 802 novos casos de infeção por covid-19 em relação a terça-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

"Vista invejável". Presidente de Almada diz que ia viver para o Bairro Amarelo "amanhã"

A presidente da Câmara de Almada afirmou esta segunda-feira, na reunião pública ordinária da autarquia, que não se importava de ir viver "amanhã" para o Bairro Amarelo, frisando a sua vista "invejável". "Almada tem este …

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden. Vladimir Putin está "provavelmente a comandar" uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata …