O efeito túnel quântico é tão rápido que pode mesmo ser instantâneo

(dr) Griffith University

Entre as várias características da mecânica quântica encontramos o fenómeno conhecido como efeito túnel quântico, em que uma partícula subatómica supera uma barreira que seria intransponível em outros tipos de física. Esse fenómeno é tão rápido que pode ser instantâneo.

Um objeto a passar por uma parede sólida é uma das analogias que os estudantes de física ouvem nas aulas para aprenderem como funciona este fenómeno da mecânica quântica. No entanto, o tempo que esse processo leva até ser concluído sempre foi um mistério.

Um estudo recente, publicado na revista científica Nature, estabeleceu um limite superior no tempo, tão curto que o processo poderia até ser instantâneo – e, nesse caso, as partículas excederiam a velocidade da luz.

O efeito túnel acontece tão rápido que é muito difícil medir a sua duração. Para tentar desvendar esse mistério, investigadores usaram recentemente átomos mais pesados para realizar medições confiáveis e chegar, finalmente, a uma conclusão esclarecedora.

Igor Litvinyuk, da Universidade Griffith, na Austrália, explicou que a instalação australiana Attosecond Science Facility é o único lugar no mundo com os três tipos de equipamentos necessários para medir o tempo que os eletrões demoram desde o encolhimento dos átomos de hidrogénio.

Após a experiência, o cientista reuniu dados para assegurar que o processo não demora mais do que 1,8 attosegundos – sendo que um attosegundo é 10-18.

“É difícil avaliar o quão curto este tempo é, mas é preciso um eletrão de cerca de 100 attosegundos para orbitar um núcleo num átomo”, explicou o co-autor do artigo científico, Robert Sang.

O tempo de efeito túnel estabelece um limite para a velocidade com que os transístores poderiam, teoricamente, mudar. Por outras palavras, ter um tempo tão curto torna os computadores ultrarrápidos mais realistas.

O valor de Litvinyuk e Sang é um teto, e os cientistas estão abertos à possibilidade de o efeito túnel ser instantâneo. Se assim for, o eletrão estaria a viajar uma distância em tempo zero, excedendo a velocidade da luz. A equipa não põe de lado essa hipótese, uma vez que “isto é a física quântica” e o impossível pode mesmo acontecer.

Apesar de o trabalho de Litvinyuk não colocar grandes distorções à teoria da relatividade, este novo estudo pode ter muito para nos ensinar sobre física quântica.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Em sendo verdade, e a ciência avançar neste sentido, viagens pelo espaço longínquo seram possíveis.

  2. Cada vez se aproximam mais da verdade da nossa existência no planeta terra somos espíritos e como tal é possível atravessar paredes e outros objectos sólidos como uma velocidade que nem há qualquer aparelho capaz de fazer essa medição.

    • Nossa que imbecilidade, são partículas SUBATÔMICAS.
      Nada com massa pode se aproximar da velocidade da luz, muito menos perder suas propriedades físicas e a inércia é uma delas.

  3. Em ciência, o que os outros descobrem hoje, os tugas já descobriram no século passado, ….realmente somos uns grandes cientistas de sofá.

  4. Caro ZAP, aparentemente o meu primeiro comentário passou despercebido. Em português de Portugal diz-se “efeito túnel”. Em português do Brasil diz-se “tunelamento quântico”. Como se trata de uma notícia da imprensa portuguesa (de Portugal), devia ser usado o termo correto, que é efeito túnel.

      • “O efeito de túnel quântico é tão rápido…” deve escrever-se “O efeito túnel é tão rápido…”.

        “Entre as várias características da mecânica quântica encontramos o fenómeno conhecido como efeito de túnel quântico, em que…” deve escrever-se “Entre as várias características da mecânica quântica encontramos o fenómeno conhecido como efeito túnel, em que…”

        Continuação de bom trabalho na divulgação da ciência.

  5. A Física Quântica está sendo estruturada lentamente. Experimentos são realizados em laboratórios dotados de instrumentos e equipamentos de última geração.
    Bilhões de dólares estão sendo investidos para provar proposições que levem a comunidade científica tentar entender este magnífico Universo Quântico.
    No entanto, este Universo ficará cada vez mais indecifrável, se algumas afirmações, até então aceitas como verdade científica, não forem revistas.
    1. A Teoria da Relatividade impõe a condição que nada pode viajar acima da velocidade da Luz; Está afirmativa não condiz com o que ocorre no Universo Quântico.
    2- Tempo e Espaço são dois conceitos relativos ao Universo Matéria ( NÃO Quântico). No Universo Quântico não existe tempo e espaço. Qualquer referência ou postulação neste sentido não retrata a realidade.
    3. Entrelaçamento Quântico passa a ser entendido respeitando este conceito da não existência de Tempo e Espaço.
    4. Efeito Tunel- Não é diferente
    O UNIVERSO QUÂNTICO E O UNIVERSO DAS POSSIBILIDADES INFINITAS.

RESPONDER

Governo dos Açores impõe cercas sanitárias em todos os concelhos de São Miguel

O Governo dos Açores decidiu fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou esta quinta-feira o líder do executivo. Ficam interditadas, segundo Vasco …

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a sexta-feira Santa …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …