O efeito túnel quântico é tão rápido que pode mesmo ser instantâneo

(dr) Griffith University

Entre as várias características da mecânica quântica encontramos o fenómeno conhecido como efeito túnel quântico, em que uma partícula subatómica supera uma barreira que seria intransponível em outros tipos de física. Esse fenómeno é tão rápido que pode ser instantâneo.

Um objeto a passar por uma parede sólida é uma das analogias que os estudantes de física ouvem nas aulas para aprenderem como funciona este fenómeno da mecânica quântica. No entanto, o tempo que esse processo leva até ser concluído sempre foi um mistério.

Um estudo recente, publicado na revista científica Nature, estabeleceu um limite superior no tempo, tão curto que o processo poderia até ser instantâneo – e, nesse caso, as partículas excederiam a velocidade da luz.

O efeito túnel acontece tão rápido que é muito difícil medir a sua duração. Para tentar desvendar esse mistério, investigadores usaram recentemente átomos mais pesados para realizar medições confiáveis e chegar, finalmente, a uma conclusão esclarecedora.

Igor Litvinyuk, da Universidade Griffith, na Austrália, explicou que a instalação australiana Attosecond Science Facility é o único lugar no mundo com os três tipos de equipamentos necessários para medir o tempo que os eletrões demoram desde o encolhimento dos átomos de hidrogénio.

Após a experiência, o cientista reuniu dados para assegurar que o processo não demora mais do que 1,8 attosegundos – sendo que um attosegundo é 10-18.

“É difícil avaliar o quão curto este tempo é, mas é preciso um eletrão de cerca de 100 attosegundos para orbitar um núcleo num átomo”, explicou o co-autor do artigo científico, Robert Sang.

O tempo de efeito túnel estabelece um limite para a velocidade com que os transístores poderiam, teoricamente, mudar. Por outras palavras, ter um tempo tão curto torna os computadores ultrarrápidos mais realistas.

O valor de Litvinyuk e Sang é um teto, e os cientistas estão abertos à possibilidade de o efeito túnel ser instantâneo. Se assim for, o eletrão estaria a viajar uma distância em tempo zero, excedendo a velocidade da luz. A equipa não põe de lado essa hipótese, uma vez que “isto é a física quântica” e o impossível pode mesmo acontecer.

Apesar de o trabalho de Litvinyuk não colocar grandes distorções à teoria da relatividade, este novo estudo pode ter muito para nos ensinar sobre física quântica.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Em sendo verdade, e a ciência avançar neste sentido, viagens pelo espaço longínquo seram possíveis.

  2. Cada vez se aproximam mais da verdade da nossa existência no planeta terra somos espíritos e como tal é possível atravessar paredes e outros objectos sólidos como uma velocidade que nem há qualquer aparelho capaz de fazer essa medição.

    • Nossa que imbecilidade, são partículas SUBATÔMICAS.
      Nada com massa pode se aproximar da velocidade da luz, muito menos perder suas propriedades físicas e a inércia é uma delas.

  3. Em ciência, o que os outros descobrem hoje, os tugas já descobriram no século passado, ….realmente somos uns grandes cientistas de sofá.

  4. Caro ZAP, aparentemente o meu primeiro comentário passou despercebido. Em português de Portugal diz-se “efeito túnel”. Em português do Brasil diz-se “tunelamento quântico”. Como se trata de uma notícia da imprensa portuguesa (de Portugal), devia ser usado o termo correto, que é efeito túnel.

      • “O efeito de túnel quântico é tão rápido…” deve escrever-se “O efeito túnel é tão rápido…”.

        “Entre as várias características da mecânica quântica encontramos o fenómeno conhecido como efeito de túnel quântico, em que…” deve escrever-se “Entre as várias características da mecânica quântica encontramos o fenómeno conhecido como efeito túnel, em que…”

        Continuação de bom trabalho na divulgação da ciência.

  5. A Física Quântica está sendo estruturada lentamente. Experimentos são realizados em laboratórios dotados de instrumentos e equipamentos de última geração.
    Bilhões de dólares estão sendo investidos para provar proposições que levem a comunidade científica tentar entender este magnífico Universo Quântico.
    No entanto, este Universo ficará cada vez mais indecifrável, se algumas afirmações, até então aceitas como verdade científica, não forem revistas.
    1. A Teoria da Relatividade impõe a condição que nada pode viajar acima da velocidade da Luz; Está afirmativa não condiz com o que ocorre no Universo Quântico.
    2- Tempo e Espaço são dois conceitos relativos ao Universo Matéria ( NÃO Quântico). No Universo Quântico não existe tempo e espaço. Qualquer referência ou postulação neste sentido não retrata a realidade.
    3. Entrelaçamento Quântico passa a ser entendido respeitando este conceito da não existência de Tempo e Espaço.
    4. Efeito Tunel- Não é diferente
    O UNIVERSO QUÂNTICO E O UNIVERSO DAS POSSIBILIDADES INFINITAS.

RESPONDER

O primeiro protótipo em tamanho real da Starship explodiu durante um teste

O primeiro protótipo completo em aço inoxidável da nave Starship da empresa norte-americana Space X explodiu durante um teste levado a cabo na passada quarta-feira, 20 de novembro, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu nas …

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …