Túneis gigantes no Brasil foram cavados por enormes preguiças extintas

Um grupo de cientistas acredita que os túneis gigantes no Brasil foram cavados por tatus ou preguiças com mais de uma tonelada, extintos há 10 mil anos.

Os túneis, batizados de “paleotocas”, começaram a ser estudados apenas no início da década de 2000, e ainda surpreendem pelo tamanho e pelo grande número, especialmente no sul do país.

Foram descobertos por vários especialistas, como Heinrich Frank, geólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e por Amilcar Adamy, geólogo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), em Rondônia.

“Como na maioria dos fósseis de vertebrados, temos apenas os ossos, não temos pistas sobre como é que esses animais viviam, como se comportavam, se viviam sozinhos ou em grupos, etc. É muito raro, em paleontologia, ter esse tipo de informação sobre espécies extintas”, afirmou Heinrich.

Há vários tipos de paleotocas, algumas com apenas um túnel e outras com 25. Até agora, já foram localizados cerca de 2 mil túneis, a maioria no Rio Grande do Sul.

Muitos dos túneis estão preenchidos por sedimentos, mas pelo menos 50 podem ser explorados. Os especialistas identificaram três tipos de tamanhos: 80 cm, 1,2 m e 2 m. A profundidade varia, mas pode chegar até 60 metros.

As paleotocas terão sido provavelmente cavadas por preguiças gigantes como as Glossotherium e Scelidotherium, que habitavam a América no período Pleistoceno.

(dr) Robert Bruce Horsfall / Wikimedia

Megatherium americanum, a "besta gigante"

Megatherium americanum, a “besta gigante”

Descobertas

No dia em que descobriu um dos túneis gigantes, Heinrich estava a conduzir perto de um local de construção, quando reparou num buraco muito singular. Quando analisou melhor aquela zona, o geólogo descobriu uma entrada para um túnel de cerca de quatro metros de profundidade, que ainda tinha marcas de garras no tecto.

Ao investigar a região com outros especialistas, Frank encontrou dezenas de outros túneis. Alguns estavam completamente preenchidos por detritos devido à acção do tempo e da água, mas outros ainda estavam abertos.

Já Amilcar Adamy, da CPRM, ouviu boatos da existência de uma caverna muito estranha no estado de Rondônia no ano de 2010. Sem conseguir contato com o dono das terras em que a caverna estava localizada, ele não conseguiu estudar muito o local. Apenas cinco anos depois ele e sua equipe tiveram oportunidade de retornar ao local para análise.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Bom… Ou foi por um ou foi por outro… Pelo amor de Deus vocês se decidam….
    Quanta preguiça viu?
    Aliás é bem provável que tenha sido preguiça mesmo de há muitos, mas muito anos mesmo, que viesse feito isso, preguiça demora pra qualquer coisa, morreu até de sede na beira da água, e tenho bem até uma teoria que pode corroborar a da evolução…
    Pois bem, há muitos, mas muitos anos mesmo as preguiças eram gigantes, em comparação com as de agora…mas cavar muito, cansa né, sede, debaixo da terra, muitas morrendo de sede na beira da água, morriam desidratadas e geneticamente ficaram com uma modificação que passou de geração em geração, foram encolhendo e hoje em dia já aprenderam a não escavar mais não… Igual a humano, uma preguiça de crecer moralmente…?!

  2. Vou falar uma coisa… Na Alemanha uma cratera gigante pode explicar coisas de marte…. Dizem! Só tou escrevendo o que vi…
    No brasil, outro alemão se enfiando em mais buracos…
    GENTE do céu…. ELES estão se escondendo e escondendo alguma coisa da GENTE.
    E Mantenho que sabem de alguma saída desse planeta, com porta PRA outra dimensão e estão com preguiça de contar pra gente viu?
    O que é que eles estarão procurando, e escondendo na toca?!

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …