Tufão Koinu com ventos recorde de 342 km/h em Taiwan. Próxima paragem: China

Quase 8.000 pessoas tiveram mesmo de sair de casa. Mais de 100 voos cancelados. Tempestade dirige-se agora para o sul da China.

Uma ilha anexa a Taiwan registou ventos recorde causados pelo tufão Koinu, informou esta quinta-feira o serviço meteorológico central. Foram já cancelados mais de uma centena de voos.

“Rajadas de vento máximas de 95,2 metros por segundo foram medidas na Ilha das Orquídeas na noite passada [quarta-feira], o que é um novo recorde para Taiwan”, disseram os serviços meteorológicos à AFP.

O dispositivo que mede a velocidade do vento avariou-se pouco depois, informou a agência de notícias de Taiwan CNA. O valor avançado equivale a ventos de 342,72 quilómetros por hora.

As autoridades cancelaram na quarta-feira mais de 100 voos internacionais e domésticos e fecharam escolas em partes do sul da ilha, antes da chegada prevista do tufão Koinu, o segundo a atingir o território em um mês.

Mais de 200 pessoas foram aconselhadas a sair das suas casas por medo de deslizamentos de terra no sul da ilha.

Inicialmente, esperava-se que o tufão atingisse o sul da ilha de Taiwan, mas um meteorologista disse à AFP que esta trajetória era agora “incerta”.

Taiwan sofre tempestades tropicais frequentes de maio a novembro, mas o tufão Haikui, no início de setembro, foi o primeiro a atingir a ilha em quatro anos, provocando chuvas torrenciais e ventos fortes.

Quase oito mil pessoas tiveram mesmo de sair de casa.

Depois da região de Taiwan, o tufão deverá seguir em direção à costa leste da província chinesa de Guangdong, que inclui a cidade de Guangzhou, segundo o Observatório Meteorológico de Hong Kong.

Tempestade dirige-se para o sul da China

A tempestade tropical está a dirigir-se para o sul da China depois de fazer um morto em Taiwan, onde se fizeram sentir os ventos mais fortes alguma vez registados na ilha.

Ao dirigir-se para oeste, para a província chinesa de Guangdong, o tufão Koinu começou a enfraquecer, informou a administração meteorológica da China, prevendo que, no domingo, este vire para sudoeste.

A tempestade encontrava-se a cerca de 370 quilómetros de Hong Kong na manhã de hoje e movia-se a cerca de dez quilómetros por hora, revelou o Observatório de Hong Kong, que planeia subir o sinal de tempestade tropical para o número 3 às 17:40 horas locais (10:40 de Lisboa).

Em Macau, está em vigor o sinal 1 desde a madrugada de quinta-feira.

Às 11:00 horas locais (04:00 em Lisboa), o tufão “esteve a cerca de 400 quilómetros a leste de Macau”, lê-se na página dos Serviços de Meteorologia e Geofísica da região chinesa.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, com a emissão a depender da proximidade da tempestade e da intensidade do vento.

Koinu, que significa “cachorro” em japonês, trouxe os ventos mais rápidos alguma vez registados em Taiwan, na noite de quarta-feira.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.