Quase 8.000 pessoas tiveram mesmo de sair de casa. Mais de 100 voos cancelados. Tempestade dirige-se agora para o sul da China.
Uma ilha anexa a Taiwan registou ventos recorde causados pelo tufão Koinu, informou esta quinta-feira o serviço meteorológico central. Foram já cancelados mais de uma centena de voos.
“Rajadas de vento máximas de 95,2 metros por segundo foram medidas na Ilha das Orquídeas na noite passada [quarta-feira], o que é um novo recorde para Taiwan”, disseram os serviços meteorológicos à AFP.
O dispositivo que mede a velocidade do vento avariou-se pouco depois, informou a agência de notícias de Taiwan CNA. O valor avançado equivale a ventos de 342,72 quilómetros por hora.
#WATCH : 🇹🇭 Strong winds on beaches of Pattaya Choi, Thailand.#Pattaya #Thailand #Taiwan #Koinu #TyphoonKoinu #rain #flooding #climate #weather #TaiwanWeather #ClimateActionNow #BREAKING_NEWS pic.twitter.com/W8VHXqxi15
— upuknews (@upuknews1) October 5, 2023
As autoridades cancelaram na quarta-feira mais de 100 voos internacionais e domésticos e fecharam escolas em partes do sul da ilha, antes da chegada prevista do tufão Koinu, o segundo a atingir o território em um mês.
Mais de 200 pessoas foram aconselhadas a sair das suas casas por medo de deslizamentos de terra no sul da ilha.
Typhoon Koinu brushed past southern Taiwan, killing one person and injuring 304. Heavy rains and strong winds forced millions of people in a swathe of cities to miss work and school https://t.co/4iHit9i1LB pic.twitter.com/p2Eve5E4gG
— Reuters (@Reuters) October 5, 2023
Inicialmente, esperava-se que o tufão atingisse o sul da ilha de Taiwan, mas um meteorologista disse à AFP que esta trajetória era agora “incerta”.
Taiwan sofre tempestades tropicais frequentes de maio a novembro, mas o tufão Haikui, no início de setembro, foi o primeiro a atingir a ilha em quatro anos, provocando chuvas torrenciais e ventos fortes.
Quase oito mil pessoas tiveram mesmo de sair de casa.
Disturbing images from Orchid Island (Lanyu) after 213 mph (342 km/h) wind gusts ravaged the island, at the same time setting a world record for the No. 3 most powerful wind gust ever recorded. #蘭嶼 #taiwan #台灣 #typhoon #颱風 #Koinu #小犬 #コイヌ pic.twitter.com/BBsjkQpoe1
— Foreigners in Taiwan 🇹🇼 外國人在台灣 (@foreignersinTW) October 6, 2023
Depois da região de Taiwan, o tufão deverá seguir em direção à costa leste da província chinesa de Guangdong, que inclui a cidade de Guangzhou, segundo o Observatório Meteorológico de Hong Kong.
Tempestade dirige-se para o sul da China
🌀 #Koinu perto de Taiwan.
Tocará terra na madrugada de quinta-feira, depois rumará à China na categoria de tempestade tropical.Os seus efeitos já começaram a ser sentidos em Taiwan e Filipinas hoje 💦.
🌐 https://t.co/pGYZwn1ikT pic.twitter.com/KZlayRSZGi
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) October 3, 2023
A tempestade tropical está a dirigir-se para o sul da China depois de fazer um morto em Taiwan, onde se fizeram sentir os ventos mais fortes alguma vez registados na ilha.
Ao dirigir-se para oeste, para a província chinesa de Guangdong, o tufão Koinu começou a enfraquecer, informou a administração meteorológica da China, prevendo que, no domingo, este vire para sudoeste.
A tempestade encontrava-se a cerca de 370 quilómetros de Hong Kong na manhã de hoje e movia-se a cerca de dez quilómetros por hora, revelou o Observatório de Hong Kong, que planeia subir o sinal de tempestade tropical para o número 3 às 17:40 horas locais (10:40 de Lisboa).
Em Macau, está em vigor o sinal 1 desde a madrugada de quinta-feira.
Às 11:00 horas locais (04:00 em Lisboa), o tufão “esteve a cerca de 400 quilómetros a leste de Macau”, lê-se na página dos Serviços de Meteorologia e Geofísica da região chinesa.
A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, com a emissão a depender da proximidade da tempestade e da intensidade do vento.
Koinu, que significa “cachorro” em japonês, trouxe os ventos mais rápidos alguma vez registados em Taiwan, na noite de quarta-feira.
ZAP // Lusa