Tubarão Phelps de volta à piscina?

O maior campeão olímpico da história e um dos maiores nadadores de sempre, Michael Phelps, poderá estar a preparar o seu regresso às piscinas. Retirado da competição desde os Jogos Olímpicos de Londres 2012, competição na qual chegou à sua 19ª medalha olímpica, o nadador voltou a fazer parte do programa norte-americano antidoping, forte indício da possibilidade de estar a pensar competir novamente.

Como atleta amador ou aposentado, Phelps não precisaria de se submeter a nenhum controle antidoping. Apenas em competições oficiais é exigido que um atleta não tenha consumido nenhuma de uma extensa lista de substâncias proibidas.

Mas esta quinta-feira, a Agência Antidoping Norte-Americana revelou que Phelps foi testado duas vezes no terceiro trimestre de 2013, período encerrado no último dia 30 de setembro.

O mês passado, o seu antigo técnico, Bob Bowman, afirmou que Phelps estava a treinar-se ocasionalmente. Na ocasião, Bowman afirmou que o interesse de Phelps não era competitivo, mas apenas manter-se em forma.

Porém, ao ser testado contra drogas, o maior nadador da história coloca-se em condições legais de regressar à competição. Até ao próximo Mundial, em 2015, em Kazan, na Rússia, Phelps terá quase dois anos para se colocar em forma.

Michael Fred Phelps II nasceu em Baltimore, a 30 de junho de 1985. Anunciou a sua retirada após a participação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a quarta Olimpíada de sua carreira.

Considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, bateu 37 recordes mundiais e conquistou o maior número de medalhas de ouro (8) numa só Olimpíada, nos Jogos de Pequim 2008, na China, superando as 7 medalhas de ouro do compatriota Mark Spitz nos Jogos Olímpicos de Munique 1972.

Ao obter a sua 19ª medalha olímpica nos jogos de Londres 2012, tornou-se o atleta mais medalhado da história dos Jogos Olímpicos, batendo o anterior recorde, que pertencia à ginasta Larissa Latynina, da União Soviética, que detinha um total de 18.

Também em Londres, ao ganhar os 200 metros estilos, Michael Phelps tornou-se o primeiro nadador do mundo a conquistar o titulo olímpico três vezes consecutivas na mesma especialidade a nível individual, feito que já tinha concretizado em provas coletivas, na estafeta 4 x 200 metros livres.

ZAP / MA-AE

PARTILHAR

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …