Tubarão Phelps de volta à piscina?

O maior campeão olímpico da história e um dos maiores nadadores de sempre, Michael Phelps, poderá estar a preparar o seu regresso às piscinas. Retirado da competição desde os Jogos Olímpicos de Londres 2012, competição na qual chegou à sua 19ª medalha olímpica, o nadador voltou a fazer parte do programa norte-americano antidoping, forte indício da possibilidade de estar a pensar competir novamente.

Como atleta amador ou aposentado, Phelps não precisaria de se submeter a nenhum controle antidoping. Apenas em competições oficiais é exigido que um atleta não tenha consumido nenhuma de uma extensa lista de substâncias proibidas.

Mas esta quinta-feira, a Agência Antidoping Norte-Americana revelou que Phelps foi testado duas vezes no terceiro trimestre de 2013, período encerrado no último dia 30 de setembro.

O mês passado, o seu antigo técnico, Bob Bowman, afirmou que Phelps estava a treinar-se ocasionalmente. Na ocasião, Bowman afirmou que o interesse de Phelps não era competitivo, mas apenas manter-se em forma.

Porém, ao ser testado contra drogas, o maior nadador da história coloca-se em condições legais de regressar à competição. Até ao próximo Mundial, em 2015, em Kazan, na Rússia, Phelps terá quase dois anos para se colocar em forma.

Michael Fred Phelps II nasceu em Baltimore, a 30 de junho de 1985. Anunciou a sua retirada após a participação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a quarta Olimpíada de sua carreira.

Considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, bateu 37 recordes mundiais e conquistou o maior número de medalhas de ouro (8) numa só Olimpíada, nos Jogos de Pequim 2008, na China, superando as 7 medalhas de ouro do compatriota Mark Spitz nos Jogos Olímpicos de Munique 1972.

Ao obter a sua 19ª medalha olímpica nos jogos de Londres 2012, tornou-se o atleta mais medalhado da história dos Jogos Olímpicos, batendo o anterior recorde, que pertencia à ginasta Larissa Latynina, da União Soviética, que detinha um total de 18.

Também em Londres, ao ganhar os 200 metros estilos, Michael Phelps tornou-se o primeiro nadador do mundo a conquistar o titulo olímpico três vezes consecutivas na mesma especialidade a nível individual, feito que já tinha concretizado em provas coletivas, na estafeta 4 x 200 metros livres.

ZAP / MA-AE

PARTILHAR

RESPONDER

Criada molécula capaz de aproveitar todo o espectro da luz solar

Uma equipa de químicos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez uma molécula capaz de recolher energia de todo o espectro da luz solar, releva um novo estudo. A nova …

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …