Tubarão Phelps de volta à piscina?

O maior campeão olímpico da história e um dos maiores nadadores de sempre, Michael Phelps, poderá estar a preparar o seu regresso às piscinas. Retirado da competição desde os Jogos Olímpicos de Londres 2012, competição na qual chegou à sua 19ª medalha olímpica, o nadador voltou a fazer parte do programa norte-americano antidoping, forte indício da possibilidade de estar a pensar competir novamente.

Como atleta amador ou aposentado, Phelps não precisaria de se submeter a nenhum controle antidoping. Apenas em competições oficiais é exigido que um atleta não tenha consumido nenhuma de uma extensa lista de substâncias proibidas.

Mas esta quinta-feira, a Agência Antidoping Norte-Americana revelou que Phelps foi testado duas vezes no terceiro trimestre de 2013, período encerrado no último dia 30 de setembro.

O mês passado, o seu antigo técnico, Bob Bowman, afirmou que Phelps estava a treinar-se ocasionalmente. Na ocasião, Bowman afirmou que o interesse de Phelps não era competitivo, mas apenas manter-se em forma.

Porém, ao ser testado contra drogas, o maior nadador da história coloca-se em condições legais de regressar à competição. Até ao próximo Mundial, em 2015, em Kazan, na Rússia, Phelps terá quase dois anos para se colocar em forma.

Michael Fred Phelps II nasceu em Baltimore, a 30 de junho de 1985. Anunciou a sua retirada após a participação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a quarta Olimpíada de sua carreira.

Considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, bateu 37 recordes mundiais e conquistou o maior número de medalhas de ouro (8) numa só Olimpíada, nos Jogos de Pequim 2008, na China, superando as 7 medalhas de ouro do compatriota Mark Spitz nos Jogos Olímpicos de Munique 1972.

Ao obter a sua 19ª medalha olímpica nos jogos de Londres 2012, tornou-se o atleta mais medalhado da história dos Jogos Olímpicos, batendo o anterior recorde, que pertencia à ginasta Larissa Latynina, da União Soviética, que detinha um total de 18.

Também em Londres, ao ganhar os 200 metros estilos, Michael Phelps tornou-se o primeiro nadador do mundo a conquistar o titulo olímpico três vezes consecutivas na mesma especialidade a nível individual, feito que já tinha concretizado em provas coletivas, na estafeta 4 x 200 metros livres.

ZAP / MA-AE

PARTILHAR

RESPONDER

Costa quer fazer da Saúde a jóia da coroa da legislatura (e Centeno pode desempenhar funções importantes)

O programa eleitoral do PS foi este sábado aprovado, por unanimidade, no final da Convenção Nacional do partido, que decorreu em Lisboa. O programa eleitoral do PS para as legislativas de 06 de outubro foi apresentado …

Fogos na Sertã dominados. Chamas ainda descontroladas em Vila de Rei e Mação

O Comandante do Agrupamento Centro Sul da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Belo Costa, disse esta manhã de domingo, que as Forças Armadas estão no terreno com máquinas de rastos, bem como a …

Cemitérios verdes. Especialista britânico sugere enterrar mortos à beira da estrada

O especialista britânico sugere que se use os espaços ao lado das estradas, ferrovias e passeios como "corredores funerários" amigos do ambiente. Uma vez que a ciência ainda não encontrou forma de nos tornar imortais, encontrar …

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …