O campo magnético dos tsunamis pode ser detetado antes dos seus sinais no mar

Chris Wren, Kenn Brown / mondoart.net

O campo magnético produzido por um tsunami pode ser detetado antes de as alterações no nível da água do mar serem percetíveis, o que permitiria alertar as populações e, assim, limitar os estragos provocados por estas ondas gigantes.

Os tsunamis produzem campos magnéticos à medida que movem a água do mar.

Segundo o Europa Press, os cientistas já presumiam que o campo magnético do tsunami chegava antes de uma mudança no nível da água do mar, mas faltavam medições simultâneas do magnetismo e do nível do mar, tão necessárias para demonstrar o fenómeno.

Um novo estudo provou agora que os campos magnéticos do tsunami podem mesmo ser usados para prever a altura das ondas, utilizando dados de dois eventos reais: o tsunami de Samoa, em 2009, e o tsunami do Chile, em 2010.

O artigo científico, recentemente publicado no Journal of Geophysical Research: Solid Earth, confirma que o campo magnético produzido um tsunami chega antes da mudança do nível do mar e que a sua magnitude pode ser usada para estimar a altura da onda.

A antecedência com a qual o campo magnético chega depende da profundidade da água. Ainda assim, os resultados mostram que o tempo de chegada antecipada era cerca de um minuto antes da mudança do nível da água do mar, numa área de 4.800 metros de profundidade.

A equipa analisou medições da variação do nível do mar e dos campos magnéticos durante os dois tsunamis e descobriu que a chegada primária do campo magnético, semelhante ao início de uma onda sísmica, pode ser utilizada para efeitos de aviso prévio.

O campo magnético gerado pelo tsunami é tão sensível que até uma onda de alguns centímetros pode ser detetada.

Quando os investigadores compararam os componentes horizontais e verticais do campo magnético do tsunami com a mudança do nível do mar, descobriram que ambos os componentes podem prever com precisão a mudança do nível do mar, isto se os modelos incluírem boas estimativas da profundidade do oceano e da estrutura elétrica sob o fundo do mar.

Esta informação poderia ser extremamente útil para dar um alerta antecipado de catástrofe. Mais importante do que isso, poderia mesmo salvar vidas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.