Há um truque simples que ajuda as crianças hiperativas a dormir

O uso de cobertores pesados está associado a efeitos calmantes e parece ajudar a melhorara a qualidade do sono de crianças com TDAH.

Um recente estudo publicado no Journal of Sleep Research revelou que o uso de cobertores pesados pode melhorar significativamente a qualidade do sono em crianças diagnosticadas com Transtorno de Défice de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

O sono adequado é crucial para o bem-estar e desenvolvimento cognitivo dos jovens. Estudos anteriores mostraram que muitas crianças com TDAH enfrentam problemas de sono, variando desde dificuldades para adormecer até acordar frequentemente durante a noite. Perante este cenário, os investigadores procuraram determinar se os cobertores pesados, já populares pelos seus efeitos calmantes, poderiam ser uma solução prática e não farmacológica.

A pesquisa foi um ensaio clínico randomizado e controlado que envolveu 94 crianças com TDAH, sendo 54 meninos e 40 meninas, com uma média de idade de nove anos. Foram usados actígrafos – dispositivos vestíveis que monitorizam o movimento durante o sono – para medir a qualidade deste.

Os resultados foram promissores. As crianças que usaram cobertores pesados mostraram melhorias significativas tanto na duração total do sono quanto no tempo que passaram acordadas após adormecerem inicialmente, relata o Psy Post.

O estudo reportou uma melhoria média de 8 minutos no tempo total de sono para o grupo como um todo. Ainda mais significativo foi o aumento de 16 minutos na duração do sono para crianças entre 11 e 14 anos diagnosticadas com o subtipo desatento de TDAH. Estas descobertas foram corroboradas por relatos dos pais, indicando que os jovens tiveram menos problemas de sono com o uso de cobertores pesados.

Apesar dos resultados animadores, o estudo teve algumas limitações. Por exemplo, o processo de ocultação pode ter sido comprometido, já que os pais poderiam discernir qual cobertor era o pesado, possivelmente influenciando seus relatos. Além disso, o estudo excluiu crianças com TDAH que também tinham comorbidades significativas, como autismo ou distúrbios de ansiedade, limitando a generalização dos resultados.

No entanto, os investigadores concluíram que os cobertores pesados parecem ser “eficazes na melhoria da duração do sono, na manutenção do sono e na diminuição das interrupções do sono em crianças com TDAH”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.