Descoberto truque usado pelas bactérias para evitar o sistema imunitário

1

pxhere

Escherichia coli vista ao microscópio

Cientistas descobriram um outro truque usado pelas bactérias infecciosas para evitarem o sistema imunitário do nosso corpo.

De acordo com o site Science Alert, o que acontece é que a bactéria liberta toxinas para desarmar as mitocôndrias nas células do sistema imunitário e, ao sentir que estas estão inativas, as células desencadeiam a apoptose (ou morte celular programada).

“Ironicamente, é a ativação dos fatores de morte da célula hospedeira que dá o golpe final nas mitocôndrias, o que induz a apoptose, e não as próprias toxinas bacterianas”, explica Pankaj Deo, biólogo molecular do Monash Biomedicine Discovery Institute (MBDI), na Austrália, e um dos autores do estudo publicado, a 17 de agosto, na revista científica Nature Microbiology.

Com recurso a cobaias, ao direcionar controlos genéticos para a apoptose, os cientistas conseguiram reduzir a inflamação nos animais e diminuir o risco de infeção.

Neisseria gonorrhoeae, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa foram os patogénicos bacterianos testados – todos são frequentemente encontrados em hospitais e podem desenvolver resistência a medicamentos –, mas a equipa diz que os resultados também se aplicam a outras espécies de bactérias.

“Mostrámos neste artigo que podemos acelerar a resposta imunitária. O outro lado é que, se essa resposta persistir e tivermos uma inflamação constante – que geralmente está associada a infeção bacteriana e que causa muitos danos aos tecidos –, temos uma nova forma de interromper a inflamação que danifica o tecido”, disse Thomas Naderer, também biólogo molecular do MBDI e outro dos autores da pesquisa.

Porém, segundo o mesmo site, serão necessários mais testes em humanos para descobrir exatamente o que é que está a acontecer ao nível dos microorganismos. Mas é possível que os medicamentos já existentes possam ser reformulados e até que possam ser desenvolvidos novos para combater a infeção.

“Tem havido muito esforço para tentar bloquear as endotoxinas que matam as células imunitárias, mas este estudo muda realmente o foco para diferentes toxinas que podem ser mais importantes. Isto dá-nos algumas boas pistas que podemos considerar como uma próxima etapa”, conclui Naderer.

1. Tanta matéria importante para a vida ainda por descobrir e tantos milhares de milhões gastos em armamento que poderiam ser encaminhados para este tipo de investigação para o bem de toda a humanidade!