Trump anuncia que vai banir TikTok nos Estados Unidos

Stefani Reynolds / EPA

Donald Trump anunciou aos jornalistas que quer proibir a aplicação TikTok nos Estados Unidos.

O TikTok está na mira de Donald Trump. O Presidente dos Estados Unidos anunciou, esta sexta-feira, que vai banir a aplicação nos Estados Unidos. A informação foi avançada por Trump a uma comitiva de jornalistas que, com ele, viaja a bordo do Air Force One, o avião presidencial norte-americano.

Aos jornalistas, o governante disse que poderia usar poderes económicos de emergência ou uma ordem executiva para cumprir a promessa, mas não clarificou que ordem seria essa e que obstáculos legais poderia enfrentar, avança o Expresso.

Esta sexta-feira, a equipa presidencial destacada para acompanhar os desenvolvimentos relativos ao futuro da aplicação no país aguarda que o Presidente assinasse uma ordem para forçar a ByteDance – empresa chinesa proprietária da rede social – a vender as operações nos Estados Unidos.

A administração Trump considera que o TikTok, por ser de propriedade estrangeira, nomeadamente chinesa, pode ser um risco à segurança nacional.

Entretanto, e de acordo com informações avançadas pelo New York Times, a Microsoft estará em negociações com a ByteDance para adquirir o TikTok. Mas a aquisição não parece satisfazer Donald Trump, que rejeitou a ideia de que um possível acordo elimine as suas preocupações com a segurança nacional dos Estados Unidos.

O diário norte-americano escreve que ainda não é claro em que ponto se encontram as conversações entre a Microsoft e o TikTok mas, de acordo com uma fonte, um acordo entre as duas empresas pode modificar a propriedade da aplicação.

O TikTok tornou-se a primeira rede social chinesa a ganhar dimensão significativa junto dos utilizadores fora de seu país de origem. Terão sido realizados 315 milhões de dowloads nos primeiros três meses deste ano, mais do que qualquer outra aplicação.

Os críticos temem que os dados dos utilizadores nos Estados Unidos acabem nas mãos do Governo chinês, apesar de a rede social já ter dito que armazena os seus dados fora da China. Segundo o Expresso, especialistas em segurança informática garantem que o risco potencial para a segurança nacional é teórico.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Esta proibição parece ser apenas uma reação típica do Trump à informação de que o fiasco do seu comício de campanha em que esperava ter 1 000 000 de participantes teve pouco mais de 6 000 teria sido devido a uma campanha de falsas inscrições instigada através do Tik Tok.

    • Tapadinhos..

      Existem outros países que também já baniram ou estão a preparar-se para banir essa app

      Se lerem noticias completas de multiplas fontes e não apenas títulos vão ser mais cultos e livrar-se desse trauma de Trump

      • Miguel, quem precisa de um bocadinho de cultura, sei eu quem é… Vou-lhe só dizer o que o meu pai sempre me ensinou: o mal dos outros não resolve o meu.

        Então quer dizer… Segundo você, se os outros se atirarem a um poço, você já não vê mal nenhum em se atirar também, certo? Eu funciono de outra maneira: para mim há coisas com que concordo e coisa de que discordo… O facto de haver muita gente a fazer as coisas de que eu discordo, não me faz passar a concordar com essas coisas.

  2. Se isto acontecer, parece que eh o começo do fim da internet, criada com premissas de liberdade de divulgação. Outros paises poderiam se seguir e começariam a existir silos de internet isolados em varios países. Daí para um controle governamental, que nem na china, é um pulinho …

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …