Trump anuncia que vai banir TikTok nos Estados Unidos

Stefani Reynolds / EPA

Donald Trump anunciou aos jornalistas que quer proibir a aplicação TikTok nos Estados Unidos.

O TikTok está na mira de Donald Trump. O Presidente dos Estados Unidos anunciou, esta sexta-feira, que vai banir a aplicação nos Estados Unidos. A informação foi avançada por Trump a uma comitiva de jornalistas que, com ele, viaja a bordo do Air Force One, o avião presidencial norte-americano.

Aos jornalistas, o governante disse que poderia usar poderes económicos de emergência ou uma ordem executiva para cumprir a promessa, mas não clarificou que ordem seria essa e que obstáculos legais poderia enfrentar, avança o Expresso.

Esta sexta-feira, a equipa presidencial destacada para acompanhar os desenvolvimentos relativos ao futuro da aplicação no país aguarda que o Presidente assinasse uma ordem para forçar a ByteDance – empresa chinesa proprietária da rede social – a vender as operações nos Estados Unidos.

A administração Trump considera que o TikTok, por ser de propriedade estrangeira, nomeadamente chinesa, pode ser um risco à segurança nacional.

Entretanto, e de acordo com informações avançadas pelo New York Times, a Microsoft estará em negociações com a ByteDance para adquirir o TikTok. Mas a aquisição não parece satisfazer Donald Trump, que rejeitou a ideia de que um possível acordo elimine as suas preocupações com a segurança nacional dos Estados Unidos.

O diário norte-americano escreve que ainda não é claro em que ponto se encontram as conversações entre a Microsoft e o TikTok mas, de acordo com uma fonte, um acordo entre as duas empresas pode modificar a propriedade da aplicação.

O TikTok tornou-se a primeira rede social chinesa a ganhar dimensão significativa junto dos utilizadores fora de seu país de origem. Terão sido realizados 315 milhões de dowloads nos primeiros três meses deste ano, mais do que qualquer outra aplicação.

Os críticos temem que os dados dos utilizadores nos Estados Unidos acabem nas mãos do Governo chinês, apesar de a rede social já ter dito que armazena os seus dados fora da China. Segundo o Expresso, especialistas em segurança informática garantem que o risco potencial para a segurança nacional é teórico.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Esta proibição parece ser apenas uma reação típica do Trump à informação de que o fiasco do seu comício de campanha em que esperava ter 1 000 000 de participantes teve pouco mais de 6 000 teria sido devido a uma campanha de falsas inscrições instigada através do Tik Tok.

    • Tapadinhos..

      Existem outros países que também já baniram ou estão a preparar-se para banir essa app

      Se lerem noticias completas de multiplas fontes e não apenas títulos vão ser mais cultos e livrar-se desse trauma de Trump

      • Miguel, quem precisa de um bocadinho de cultura, sei eu quem é… Vou-lhe só dizer o que o meu pai sempre me ensinou: o mal dos outros não resolve o meu.

        Então quer dizer… Segundo você, se os outros se atirarem a um poço, você já não vê mal nenhum em se atirar também, certo? Eu funciono de outra maneira: para mim há coisas com que concordo e coisa de que discordo… O facto de haver muita gente a fazer as coisas de que eu discordo, não me faz passar a concordar com essas coisas.

  2. Se isto acontecer, parece que eh o começo do fim da internet, criada com premissas de liberdade de divulgação. Outros paises poderiam se seguir e começariam a existir silos de internet isolados em varios países. Daí para um controle governamental, que nem na china, é um pulinho …

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …