Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

Gage Skidmore / Wikimedia

Brad Parscale, ex-diretor de campanha de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições.

“Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido ao cargo de gestor de campanha”, anunciou Donald Trump no Facebook.

Brad Parscale, que está comigo há muito tempo e tem liderado as nossas tremendas estratégias digitais e de dados, permanecerá nessa função, e continuará a ser um conselheiro sénior da campanha”, acrescentou.

As relações entre Trump e Parscale tornaram-se tensas nas últimas semanas, com o Presidente incomodado pela publicidade que o até aqui diretor conquistou no cargo.

A gota de água terá sido um comício em Tulsa, no estado de Oklahoma, no mês passado, que atraiu apenas 6200 pessoas, depois de Parscale ter anunciado que mais de um milhão de pessoas tinham pedido bilhetes, provocando a fúria do Presidente.

Os cerca de seis mil apoiantes de Trump reuniram-se num grande pavilhão desportivo, a maioria sem máscaras, o que originou uma onda de casos nas duas semanas seguintes, de acordo com as autoridades de saúdes locais.

Também nesta quarta-feira, o governador de Oklahoma, Kevin Stitt, que participou no comício e não recomenda o uso de máscara no estado, anunciou estar infetado com a covid-19.

A substituição surge numa altura em que Trump enfrenta dificuldades na campanha de reeleição contra o presumível candidato democrata Joe Biden, com o país mergulhado numa enorme crise sanitária e económica, por causa da pandemia de covid-19, que já causou mais de 137 mil mortos nos Estados Unidos.

A demissão foi entregue a Parscale, na quarta-feira, por Jared Kushner, conselheiro da Casa Branca e genro de Trump.

Parscale, sem experiência política, foi responsável pela campanha digital de Trump em 2016, sendo-lhe creditada em parte a surpreendente vitória nesse ano.

Bill Stepien, veterano do partido republicano, esteve ao serviço do antigo governador de Nova Jersey, Chris Christie, e foi diretor de campanha de Trump em 2016.

O candidato democrata e antigo vice-presidente Joe Biden recolhe 48,7% das intenções de voto nas eleições de 3 de novembro, quase nove pontos percentuais à frente do Presidente republicano, segundo uma sondagem conduzida pelo site RealClearPolitics.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Militar de extrema-direita que ameaçou virologista belga encontrado morto

Jürgen Conings foi encontrado morto. O militar de extrema-direita estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica. O militar de extrema-direita Jürgen Conings, que estava em fuga após ameaçar um virologista, na Bélgica, “foi encontrado …

Sporting domina época: quatro campeonatos e dois títulos europeus

Último sucesso de uma época recheada de troféus aconteceu no hóquei em patins. Futsal e hóquei em destaque. O Sporting é o novo campeão nacional de hóquei em patins. Neste domingo, no quarto jogo da final, …

Primeira volta das eleições regionais em França marcada por abstenção recorde

Entre 66% e 68% dos franceses não foram às urnas para votar na primeira volta das eleições regionais e departamentais, numa disputa que foi favorável ao centro-direita, enfraqueceu a extrema-direita e mostrou as fraquezas do …

Benfica estuda contratação de Guendouzi para motor do meio-campo

Mattéo Guendouzi, internacional sub-21 francês que esta época esteve emprestado Hertha pelo Arsenal, está a ser sondado para o meio-campo benfiquista. O Benfica continua a tentar perceber qual é o melhor reforço para o meio-campo, cobrindo …

Ousmane Dembélé

França com baixa de peso (e há quem peça "a equipa B contra Portugal")

A Selecção francesa não vai poder contar com Ousmane Dembélé para o jogo de quarta-feira contra Portugal, no encerramento da fase de grupos do Euro 2020. Uma lesão tira o avançado do Barcelona do torneio. O …

Portugal regista recorde de alunos estrangeiros no Ensino Superior

A procura de alunos estrangeiros por instituições de Ensino Superior portuguesas atingiu o valor mais alto de sempre: 3.483 candidaturas feitas por estudantes internacionais até 31 de maio. Os dados são avançados pelo Ministério da Ciência, …

FC Porto já tem acordo por Kim Min-jae

O FC Porto já chegou a acordo com o Beijing Guoan para a contratação de Kim Min-jae, defesa-central de 24 anos. O sul-coreano é treinado por Paulo Bento na seleção e já andava sob a mira …

Única central nuclear iraniana suspende atividade após situação de emergência

A única central nuclear do Irão registou, este domingo, uma situação de emergência temporária que implicou a suspensão da sua atividade e por motivos ainda inexplicáveis, informou a televisão estatal. Um responsável da empresa elétrica estatal …

Forças Armadas com mais 252 operacionais prontos para apoiar no combate à pandemia

As Forças Armadas têm 252 militares prontos para ajudar no combate à pandemia, dos quais mais de metade para apoiar a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Atualmente, esta é a …

UEFA investiga incidentes discriminatórios no Hungria-Portugal

A UEFA anunciou ter aberto um inquérito para apurar “eventuais incidentes discriminatórios” nos jogos da Hungria, no Euro 2020 de futebol, com Portugal (0-3) e França (1-1), disputados na Arena Puskás, em Budapeste. De acordo com …