Trump revela que sanções da ONU contra Pyongyang vão ter grande impacto

gageskidmore / Flickr

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos afirmou este sábado que as novas sanções do Conselho de Segurança da ONU contra a Coreia do Norte vão ter “um impacto financeiro muito grande”.

“O Conselho de Segurança das Nações Unidas acabou de votar 15-0 para sancionar a Coreia do Norte. China e Rússia votaram ao nosso lado. Impacto financeiro muito grande!”, afirmou Donald Trump na sua conta pessoal na rede de mensagens instantâneas Twitter.

“A resolução das Nações Unidas é o único e maior pacote de sanções alguma vez adotado contra a Coreia do Norte. Cerca de mil milhões de dólares em custos para a Coreia do Norte”, acrescentou o Presidente, que deu início a um período de férias no luxuoso clube de golfe de Bedminster, em Nova Jérsia, onde vai passar duas semanas.

Trump escreveu posteriormente que o Conselho de Segurança elevou a pressão sobre a Coreia do Norte com as sanções a vários setores económicos e enviou uma mensagem de unidade perante a “ameaça global” que vê nos testes com mísseis.

Os 15 Estados-membros do órgão da ONU aprovaram por unidade uma resolução há um mês em negociações e que reduz até mil milhões de dólares por ano os rendimentos obtidos pelo regime de Pyongyang com as exportações.

Em concreto, o texto inclui uma proibição das exportações de carvão norte-coreano, o que vai implicar perdas de 401 milhões de dólares (cerca de 340 milhões de euros) por ano, de ferro (250 milhões), chumbo (110 milhões) e mariscos (300 milhões).

Todos os países deverão garantir que empresas e cidadãos não compram estes produtos essenciais da economia norte-coreana e cujos rendimentos “são usados para financiar programas ilícitos“, de acordo com o Conselho de Segurança.

“A Coreia do Norte deve tomar nota de que a comunidade internacional falou a uma só voz, que tem a opção de parar o seu comportamento perigoso e irresponsável”, disse a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, numa referência ao programa de armamento norte-coreano.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …