Trump quer proteger imigrantes em troca do muro. Democratas dizem “não”

Michael Reynolds / EPA

O Presidente dos EUA ofereceu proteção temporária para imigrantes ilegais que entraram no país em crianças, numa tentativa de acabar com o shutdown e conseguir financiamento para construir um muro na fronteira com o México.

Num discurso a partir da Casa Branca, Donald Trump defendeu que o sistema de imigração norte-americano “tem sido maltratado ao longo da história. Estamos agora a viver as consequências disso, e são trágicas”.

Eu prometo resolver esta crise. O nosso sistema de imigração deve ser o nosso motivo de orgulho”, acrescentou, segundo a sapo24, salientando que “é tempo de reclamar o nosso futuro” e lembrando que “os problemas podem ser resolvidos se tivermos a coragem política para fazer o que é certo”.

Numa tentativa de desbloquear o shutdown que já dura há cerca de um mês, Donald Trump propôs alargar a proteção aos jovens imigrantes ilegais que entraram no país em crianças, em troca de 5,7 mil milhões de dólares para construir o muro, mas os democratas rejeitaram a proposta.

Em declarações na Casa Branca, em Washington, Donald Trump disse que estava a oferecer um “compromisso de senso comum que ambas as partes deveriam adotar”.

“Estou aqui para quebrar o impasse e propor ao Congresso um caminho para acabar com a paralisação do governo e resolver a crise na nossa Fronteira Sul. Se formos bem-sucedidos nesse esforço, teremos a melhor hipótese de uma reforma real da imigração bipartidária”, disse.

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, já reagira entretanto à proposta de Trump e diz que, apesar da esperança que os democratas tinham em relação ao discurso do presidente, “infelizmente, a sua proposta é uma uma compilação de várias iniciativas anteriormente rejeitadas, cada uma das quais inaceitáveis“.

Trump adiantou que iria alargar a proteção para jovens levados para o país ilegalmente em crianças, bem como para aqueles com estatuto de proteção temporária que fugiram de países afetados por desastres naturais ou violência.

Os democratas criticaram a proposta defendendo que esta não é uma solução permanente para os imigrantes e porque inclui dinheiro para o muro ao longo da fronteira entre os EUA e o México, a que o partido se opõe.

Donald Trump escreveu que o México “não estava a fazer nada” para travar a caravana de migrantes que se desloca para os EUA e defende que, apesar de terem sido paradas as duas últimas que tentaram entrar no país, a tarefa “não é fácil” para os agentes que estão na fronteira.

A Casa Branca partilhou uma mensagem em que o Presidente dos EUA refere a necessidade de união dos americanos. Trump fala em “amor, lealdade, amizade e afeto” e exalta que é necessário “olhar para o outro, cuidar uns dos outros”, tendo em vista “o interesse da nação e de todos os cidadãos que aqui vivem”.

O Governo norte-americano está em encerramento parcial devido ao “braço de ferro” entre Trump, que defende a obtenção de financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México, e a oposição dos democratas relativamente a esta decisão. O impacto das cerca de quatro semanas de shutdown está a ser sentido em todo o país.

Cerca de 800 mil funcionários públicos não receberam salário, o que aumentou as ansiedades relativas ao pagamento de crédito imobiliário e outras contas, e metade deles não está a trabalhar, o que provocou o encerramento de vários serviços governamentais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O tontinho que dizia que seria o México a pagar o muro, tem agora tudo “encravado” porque afinal os 5,7 mil milhões para o muro, vem mesmo dos palermas americanos que acreditaram nas tretas do Trampa!…

  2. Aqui vai, não matem o mensageiro: antigo democrata Jeffrey Peterson diz que a única razão pela qual os democratas não querem que se construa o muro é porque estes são financiados pela Máfia Mexicana… A ser verdade, muita coisa começa a fazer sentido.
    Devia ser apurada a verdade desta afirmação. Mas não me surpreenderia se sim, pois no passado há mais histórias semelhantes a esta… Veja-se o caso Iran-Contra https://en.wikipedia.org/wiki/CIA_involvement_in_Contra_cocaine_trafficking

RESPONDER

Bebé nos EUA nasceu sem pele (e ainda não se sabe porquê)

Um bebé no Texas, nos EUA, nasceu sem pele na maior parte do seu corpo. Ja'bari Gray nasceu a 1 de janeiro e pesava apenas 1,4 quilogramas. O menino não tem pele na maior parte do …

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …