Trump quer proteger imigrantes em troca do muro. Democratas dizem “não”

Michael Reynolds / EPA

O Presidente dos EUA ofereceu proteção temporária para imigrantes ilegais que entraram no país em crianças, numa tentativa de acabar com o shutdown e conseguir financiamento para construir um muro na fronteira com o México.

Num discurso a partir da Casa Branca, Donald Trump defendeu que o sistema de imigração norte-americano “tem sido maltratado ao longo da história. Estamos agora a viver as consequências disso, e são trágicas”.

Eu prometo resolver esta crise. O nosso sistema de imigração deve ser o nosso motivo de orgulho”, acrescentou, segundo a sapo24, salientando que “é tempo de reclamar o nosso futuro” e lembrando que “os problemas podem ser resolvidos se tivermos a coragem política para fazer o que é certo”.

Numa tentativa de desbloquear o shutdown que já dura há cerca de um mês, Donald Trump propôs alargar a proteção aos jovens imigrantes ilegais que entraram no país em crianças, em troca de 5,7 mil milhões de dólares para construir o muro, mas os democratas rejeitaram a proposta.

Em declarações na Casa Branca, em Washington, Donald Trump disse que estava a oferecer um “compromisso de senso comum que ambas as partes deveriam adotar”.

“Estou aqui para quebrar o impasse e propor ao Congresso um caminho para acabar com a paralisação do governo e resolver a crise na nossa Fronteira Sul. Se formos bem-sucedidos nesse esforço, teremos a melhor hipótese de uma reforma real da imigração bipartidária”, disse.

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, já reagira entretanto à proposta de Trump e diz que, apesar da esperança que os democratas tinham em relação ao discurso do presidente, “infelizmente, a sua proposta é uma uma compilação de várias iniciativas anteriormente rejeitadas, cada uma das quais inaceitáveis“.

Trump adiantou que iria alargar a proteção para jovens levados para o país ilegalmente em crianças, bem como para aqueles com estatuto de proteção temporária que fugiram de países afetados por desastres naturais ou violência.

Os democratas criticaram a proposta defendendo que esta não é uma solução permanente para os imigrantes e porque inclui dinheiro para o muro ao longo da fronteira entre os EUA e o México, a que o partido se opõe.

Donald Trump escreveu que o México “não estava a fazer nada” para travar a caravana de migrantes que se desloca para os EUA e defende que, apesar de terem sido paradas as duas últimas que tentaram entrar no país, a tarefa “não é fácil” para os agentes que estão na fronteira.

A Casa Branca partilhou uma mensagem em que o Presidente dos EUA refere a necessidade de união dos americanos. Trump fala em “amor, lealdade, amizade e afeto” e exalta que é necessário “olhar para o outro, cuidar uns dos outros”, tendo em vista “o interesse da nação e de todos os cidadãos que aqui vivem”.

O Governo norte-americano está em encerramento parcial devido ao “braço de ferro” entre Trump, que defende a obtenção de financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México, e a oposição dos democratas relativamente a esta decisão. O impacto das cerca de quatro semanas de shutdown está a ser sentido em todo o país.

Cerca de 800 mil funcionários públicos não receberam salário, o que aumentou as ansiedades relativas ao pagamento de crédito imobiliário e outras contas, e metade deles não está a trabalhar, o que provocou o encerramento de vários serviços governamentais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O tontinho que dizia que seria o México a pagar o muro, tem agora tudo “encravado” porque afinal os 5,7 mil milhões para o muro, vem mesmo dos palermas americanos que acreditaram nas tretas do Trampa!…

  2. Aqui vai, não matem o mensageiro: antigo democrata Jeffrey Peterson diz que a única razão pela qual os democratas não querem que se construa o muro é porque estes são financiados pela Máfia Mexicana… A ser verdade, muita coisa começa a fazer sentido.
    Devia ser apurada a verdade desta afirmação. Mas não me surpreenderia se sim, pois no passado há mais histórias semelhantes a esta… Veja-se o caso Iran-Contra https://en.wikipedia.org/wiki/CIA_involvement_in_Contra_cocaine_trafficking

RESPONDER

Golo polémico de Bernardo Silva: "As pessoas deveriam conhecer as leis do futebol"

Rodri estava em posição irregular quando o seu companheiro de equipa colocou a bola na frente. Mas como houve interferência de um defesa na jogada... A explicação e o "recado" de Robbie Savage. O Manchester City …

Um megassatélite em órbita de Ceres daria "um ótimo lar" para seres humanos

Enquanto Elon Musk, CEO da SpaceX, olha para Marte, o físico e astrobiólogo Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico da Finlândia, está de olho no planeta anão Ceres. Seres humanos a viver noutros planetas do Sistema …

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …