Trump quer proteger imigrantes em troca do muro. Democratas dizem “não”

Michael Reynolds / EPA

O Presidente dos EUA ofereceu proteção temporária para imigrantes ilegais que entraram no país em crianças, numa tentativa de acabar com o shutdown e conseguir financiamento para construir um muro na fronteira com o México.

Num discurso a partir da Casa Branca, Donald Trump defendeu que o sistema de imigração norte-americano “tem sido maltratado ao longo da história. Estamos agora a viver as consequências disso, e são trágicas”.

Eu prometo resolver esta crise. O nosso sistema de imigração deve ser o nosso motivo de orgulho”, acrescentou, segundo a sapo24, salientando que “é tempo de reclamar o nosso futuro” e lembrando que “os problemas podem ser resolvidos se tivermos a coragem política para fazer o que é certo”.

Numa tentativa de desbloquear o shutdown que já dura há cerca de um mês, Donald Trump propôs alargar a proteção aos jovens imigrantes ilegais que entraram no país em crianças, em troca de 5,7 mil milhões de dólares para construir o muro, mas os democratas rejeitaram a proposta.

Em declarações na Casa Branca, em Washington, Donald Trump disse que estava a oferecer um “compromisso de senso comum que ambas as partes deveriam adotar”.

“Estou aqui para quebrar o impasse e propor ao Congresso um caminho para acabar com a paralisação do governo e resolver a crise na nossa Fronteira Sul. Se formos bem-sucedidos nesse esforço, teremos a melhor hipótese de uma reforma real da imigração bipartidária”, disse.

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, já reagira entretanto à proposta de Trump e diz que, apesar da esperança que os democratas tinham em relação ao discurso do presidente, “infelizmente, a sua proposta é uma uma compilação de várias iniciativas anteriormente rejeitadas, cada uma das quais inaceitáveis“.

Trump adiantou que iria alargar a proteção para jovens levados para o país ilegalmente em crianças, bem como para aqueles com estatuto de proteção temporária que fugiram de países afetados por desastres naturais ou violência.

Os democratas criticaram a proposta defendendo que esta não é uma solução permanente para os imigrantes e porque inclui dinheiro para o muro ao longo da fronteira entre os EUA e o México, a que o partido se opõe.

Donald Trump escreveu que o México “não estava a fazer nada” para travar a caravana de migrantes que se desloca para os EUA e defende que, apesar de terem sido paradas as duas últimas que tentaram entrar no país, a tarefa “não é fácil” para os agentes que estão na fronteira.

A Casa Branca partilhou uma mensagem em que o Presidente dos EUA refere a necessidade de união dos americanos. Trump fala em “amor, lealdade, amizade e afeto” e exalta que é necessário “olhar para o outro, cuidar uns dos outros”, tendo em vista “o interesse da nação e de todos os cidadãos que aqui vivem”.

O Governo norte-americano está em encerramento parcial devido ao “braço de ferro” entre Trump, que defende a obtenção de financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México, e a oposição dos democratas relativamente a esta decisão. O impacto das cerca de quatro semanas de shutdown está a ser sentido em todo o país.

Cerca de 800 mil funcionários públicos não receberam salário, o que aumentou as ansiedades relativas ao pagamento de crédito imobiliário e outras contas, e metade deles não está a trabalhar, o que provocou o encerramento de vários serviços governamentais.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O tontinho que dizia que seria o México a pagar o muro, tem agora tudo “encravado” porque afinal os 5,7 mil milhões para o muro, vem mesmo dos palermas americanos que acreditaram nas tretas do Trampa!…

  2. Aqui vai, não matem o mensageiro: antigo democrata Jeffrey Peterson diz que a única razão pela qual os democratas não querem que se construa o muro é porque estes são financiados pela Máfia Mexicana… A ser verdade, muita coisa começa a fazer sentido.
    Devia ser apurada a verdade desta afirmação. Mas não me surpreenderia se sim, pois no passado há mais histórias semelhantes a esta… Veja-se o caso Iran-Contra https://en.wikipedia.org/wiki/CIA_involvement_in_Contra_cocaine_trafficking

RESPONDER

Mergulhador encontra GoPro que mostra últimos momentos de vida do dono

Um mergulhador encontrou uma GoPro com os momentos finais de um jovem que se tinha afogado numa cascata no Tenessee. O achado acontece dois anos depois da sua morte, e veio dar resposta a algumas …

Vá de férias para uma ilha paradisíaca (e volte com um cão adotado)

Na ilha de Providenciales, no arquipélago das Ilhas Turcas e Caicos, nas Caraíbas, há cães a brincar pelo areal, prontos para serem adotados por turistas. A iniciativa pretende combater o abandono destes animais. São os turistas …

"TONY" é o documentário português mais visto de sempre

O filme documental "TONY", de Jorge Pelicano, que conta a vida do cantor Tony Carreira, é o documentário português mais visto de sempre em Portugal, de acordo com números do Instituto do Cinema e do …

Há milhões de abelhas a morrer no Brasil (e isso é um aviso)

A morte em massa de abelhas devido aos químicos agrícolas já é há muito tempo uma preocupação no Brasil, onde, entre 1990 e 2016, o uso de pesticidas aumentou 770%, de acordo com a FAO, …

Brexit. Holandeses preparam festa na praia para se despedirem do Reino Unido

Milhares de holandeses pretendem despedir-se do Reino Unido na praia, degustando pratos europeus, uma ideia criada nas redes sociais este fim de semana e que tem conquistado o interesse generalizado. De acordo com a agência Lusa, …

Bolsonaro usa vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazónia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, da Dinamarca. "Vejam …

Rússia cria comissão para investigar "ingerência estrangeira" na política interna

Criação de uma comissão para investigar a "ingerência estrangeira" na política interna da Rússia acontece depois de várias manifestações contra Putin, que Moscovo diz mostrarem envolvimento ocidental. A câmara baixa do parlamento russo anunciou esta segunda-feira …

Novo planeta gigante detetado a orbitar estrela que dista 63,4 anos-luz da Terra

O novo planeta tem uma massa cerca de três mil vezes maior do que a da Terra e orbita a sua estrela a uma distância quase três vezes superior à que separa o Sol do …

Inaugurada em Lisboa clínica dentária gratuita para jovens até os 18 anos

A Santa Casa da Misericórdia abriu esta terça-feira, em Lisboa, uma clínica de saúde oral, com consultas grátis para todas as crianças e jovens até os 18 anos, que vivam ou estudem dentro do concelho. O …

Família mais rica do mundo enriquece a quatro milhões de dólares por hora

Desde o último boletim de riqueza que a Bloomberg publicou, em junho do ano passado, no seu ranking das famílias mais ricas do mundo, a fortuna dos Walton cresceu 39 mil milhões de dólares, para …