/

Trump envia patrulhas para deter imigrantes ilegais em “cidades-santuário”

Jim Lo Scalzo / EPA

A administração Trump está a enviar unidades policiais altamente treinadas e armadas para “cidades-santuário” em todo o país para apoiar a Imigração e a Alfândega dos Estados Unidos na realização de operações de imigração.

Donald Trump está a enviar agentes de elite, que habitualmente trabalham na fronteira mexicana, para metrópoles como Nova Iorque e Chicago, no quadro de uma grande operação para deter imigrantes indocumentados.

Conforme avança o The New York Times, com base em testemunhos de dois funcionários públicos, conhecedores do processo, também está prevista a deslocação de mais agentes para San Francisco, Los Angeles, Atlanta, Houston, Boston, Nova Orleães, Detroit e Newark.

A principal função destas patrulhas é intercetar traficantes de drogas na fronteira EUA-México, onde a violência pode frequentemente ocorrer. No entanto, têm agora mais uma função: deter imigrantes indocumentados em algumas das maiores cidades dos Estados Unidos.

Este é o mais recente movimento do Governo de Trump no seu confronto com as designadas “cidades-santuário“, lugares onde as autoridades locais se negam a cooperar com as federais na busca e deportação de estrangeiros indocumentados, informa o Vox.

Os defensores dos imigrantes dizem esta tática não se trata apenas de um desperdício de recursos federais, como também pode colocar em risco as comunidades de imigrantes.

“Trata-se de uma retaliação transparente contra os governos locais por se recusarem a cumprir as ordens do Governo”, afirmou Naureen Shah, consultora de política e advocacia sobre os direitos dos imigrantes à União Americana das Liberdades Civis, em comunicado. “Ao militarizar ainda mais as nossas ruas, podemos estar a colocar vidas em risco.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.