Trump já deixou a Casa Branca. “Tenham uma boa vida, voltaremos a ver-nos”

Stefani Reynolds / Bloomberg Pool

O Presidente cessante dos Estados Unidos já deixou a Casa Branca. A poucas horas da tomada de posse do democrata Joe Biden, Donald Trump afirmou ter sido uma “grande honra” ter desempenhado este cargo.

“Foi uma grande honra, a honra de uma vida. O melhor povo do mundo, a maior casa do mundo”, disse Trump antes de entrar no no helicóptero presidencial Marine One.

 

“Nós amamos o povo norte-americano foi algo muito especial. E eu só quero dizer adeus, mas espero que não seja um adeus de longo prazo. Vamos nos voltar a encontrar”.

O Presidente cessante também desejou boa sorte à nova Administração norte-americana, que será liderada por Joe Biden. “Desejo muita sorte e grande sucesso à próxima Administração. Acho que vai ter sorte porque nós deixámos excelentes fundações”.

Antes de terminar, deixou uma mensagem aos seus apoiantes, reiterando que este não será um adeus a longo prazo. “Tenham uma boa vida, voltamos a ver-nos em breve“.

O Marine One dirigiu-se para a base militar de Andrews, onde o avião presidencial (Air Force One) estava estacionado, num cenário dramático, contra o sol nascente.

Um tapete vermelho foi colocado na pista para Trump embarcar no avião, tendo o Presidente cessante sido saudado por uma salva de 21 tiros de quatro canhões do exército dos Estados Unidos. Centenas de apoiantes aguardavam Trump na base de Andrews. O Air Force One partiu da base de Andrews ao som de My Way, interpretada por Frank Sinatra

Quando o Presidente Joe Biden tomar posse, Donald Trump já estará no seu clube privado, Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Florida. Donald Trump recusou-se a participar na cerimónia de posse do Presidente eleito Joe Biden.

De acordo com um porta-voz da Casa Branca, Donald Trump deixou uma carta a Joe Biden, tal como é habitual quando entra um novo Presidente. A imprensa norte-americana diz que Melania Trump  também cumpriu a tradição de décadas e e deixou uma carta de boas-vindas à nova primeira-dama, Jill Biden.

O democrata toma posse esta quarta-feira como Presidente dos Estados Unidos, numa Washington deserta, por causa da pandemia de covid-19, e invadida por 25 mil soldados, por causa da segurança.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esse “voltaremos a ver-nos” estará nas mãos dos Eleitores Americanos……e da Justiça eventualmente. Caso for condenado os aficionados poderão voltar a vê-lo ( nas se esquecem de lhe levar algumas Laranjas, da Florida de preferência) !

RESPONDER

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …

Polícia Judiciária ajudou a evitar dois ataques em França

As informações partilhadas pela Polícia Judiciária (PJ) com a Europol foram cruciais para alcançar a detenção do jihadista marroquino que viveu em Portugal. Hicham El-Hanafi foi condenado a 30 anos de prisão em França, na semana …

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …