/

Trump indulta ex-governador que tentou “vender” lugar de Obama no Senado

Michael Reynolds / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar “vender” o lugar de Barack Obama no Senado, depois da eleição do democrata, em 2008.

Segundo noticiou o Expresso, Trump já tinha criticado a sentença de Blagojevich, condenado a 14 anos de prisão, dos quais ficam por cumprir seis. O ex-político participou no talk-show The Celebrity Apprentice, no qual competiu por uma soma em dinheiro e por um contrato para dirigir uma das empresas do atual Presidente norte-americano.

Aos jornalistas, Trump indicou que a sentença era “tremendamente forte e ridícula”. “Não o conheço muito bem, mas ele parece ser uma boa pessoa“, disse.

O Presidente concedeu igualmente perdão a Michael Milken, acusado de extorsão, fraude e utilização de informação privilegiada na bolsa, que acabou por considerar-se culpado de parte dos crimes e cumpriu uma pena de menos de dois anos e pagou uma multa de 600 milhões de dólares. A sua fortuna é de cerca de 3,5 mil milhões de euros.

Na lista de 11 pessoas constam também Bernard Kerik – comissário de polícia de Nova Iorque durante o 11 de setembro, condenado em 2009 por fraude fiscal – e Edward DeBartolo Jr., antigo proprietário da equipa de futebol americano San Francisco 49ers, que encobriu uma tentativa de extorsão para emissão da licença de um casino.

Para decidir quem receberia o perdão presidencial, Trump foi aconselhado por amigos de longa data, administradores de empresas, celebridades, doadores para a sua campanha, figuras do desporto e aliados políticos, anunciou a Casa Branca em comunicado.

De acordo com o Expresso, estas escolhas aumentam a expectativa sobre potenciais perdões a mais figuras do círculo de Trump, como o antigo diretor de campanha Paul Manafort, o ex-conselheiro de segurança nacional Michael Flynn e o conselheiro e amigo Roger Stone.

A decisão de indultar Blagojevich foi criticada pelos democratas e alguns republicanos. “Hoje, Trump concedeu perdão a pessoas que fogem aos impostos, vigaristas de Wall Street, bilionários e funcionários governamentais corruptos. Entretanto, milhares de miúdos pobres e das classes trabalhadoras estão presos por sentença relacionados com crimes relacionados com droga, sem violência. É assim que costumam ser os sistemas de justiça criminal disfuncionais e corruptos”, afirmou o senador democrata Bernie Sanders.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.