Trump indulta ex-governador que tentou “vender” lugar de Obama no Senado

Michael Reynolds / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar “vender” o lugar de Barack Obama no Senado, depois da eleição do democrata, em 2008.

Segundo noticiou o Expresso, Trump já tinha criticado a sentença de Blagojevich, condenado a 14 anos de prisão, dos quais ficam por cumprir seis. O ex-político participou no talk-show The Celebrity Apprentice, no qual competiu por uma soma em dinheiro e por um contrato para dirigir uma das empresas do atual Presidente norte-americano.

Aos jornalistas, Trump indicou que a sentença era “tremendamente forte e ridícula”. “Não o conheço muito bem, mas ele parece ser uma boa pessoa“, disse.

O Presidente concedeu igualmente perdão a Michael Milken, acusado de extorsão, fraude e utilização de informação privilegiada na bolsa, que acabou por considerar-se culpado de parte dos crimes e cumpriu uma pena de menos de dois anos e pagou uma multa de 600 milhões de dólares. A sua fortuna é de cerca de 3,5 mil milhões de euros.

Na lista de 11 pessoas constam também Bernard Kerik – comissário de polícia de Nova Iorque durante o 11 de setembro, condenado em 2009 por fraude fiscal – e Edward DeBartolo Jr., antigo proprietário da equipa de futebol americano San Francisco 49ers, que encobriu uma tentativa de extorsão para emissão da licença de um casino.

Para decidir quem receberia o perdão presidencial, Trump foi aconselhado por amigos de longa data, administradores de empresas, celebridades, doadores para a sua campanha, figuras do desporto e aliados políticos, anunciou a Casa Branca em comunicado.

De acordo com o Expresso, estas escolhas aumentam a expectativa sobre potenciais perdões a mais figuras do círculo de Trump, como o antigo diretor de campanha Paul Manafort, o ex-conselheiro de segurança nacional Michael Flynn e o conselheiro e amigo Roger Stone.

A decisão de indultar Blagojevich foi criticada pelos democratas e alguns republicanos. “Hoje, Trump concedeu perdão a pessoas que fogem aos impostos, vigaristas de Wall Street, bilionários e funcionários governamentais corruptos. Entretanto, milhares de miúdos pobres e das classes trabalhadoras estão presos por sentença relacionados com crimes relacionados com droga, sem violência. É assim que costumam ser os sistemas de justiça criminal disfuncionais e corruptos”, afirmou o senador democrata Bernie Sanders.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …