Trump goza com a senadora “Pocahontas” ao homenagear índios Navajo

Oliver Contreras / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe os famosos “code talkers”, combatentes índios da tribo Navajo

O Presidente norte-americano aproveitou, esta segunda-feira, uma receção a veteranos combatentes índios da tribo Navajo para voltar a criticar a senadora democrata Elizabeth Warren, de quem escarneceu, tratando-a por “Pocahontas”.

Donald Trump recebeu na Casa Branca três veteranos indígenas da tribo Navajo que, durante a II Guerra Mundial, desenvolveram um código, baseado no seu idioma, para enviar mensagens cifradas e impedir que os alemães as entendessem.

Depois de os elogiar, classificando-os como “incríveis” e “muito especiais”, o Presidente norte-americano afirmou: “Temos uma representante no Congresso que dizem que está lá há muito tempo. Chamam-lhe ‘Pocahontas’. Mas, eu gosto de vocês“.

Pocahontas é o nome de uma princesa ameríndia do século XVII, usada em textos e numa banda desenhada.

Trump tem escarnecido repetidamente da senadora democrata eleita pelo Estado do Massachusetts, Elizabeth Warren, pela reivindicação que tem feito de ter raízes nativas norte-americanas.

Warren não tardou a reagir, ao considerar, em entrevista à estação televisiva MSNBC, que é “profundamente lamentável que o Presidente dos EUA não possa aguentar nem sequer uma homenagem a estes heróis sem ter de fazer um insulto racial“.

A Casa Branca assegurou que Trump não fez qualquer ofensa, ao referir-se a Pocahontas, com a assessora de imprensa, Sarah Huckabee Sanders, a contrapor que ofensiva é a reivindicação de Warren sobre a sua ascendência.

No passado, os líderes nativos norte-americanos têm considerado os ataques de Trump a Warren como ofensivos e desagradáveis.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Podcast da polícia pode solucionar crime com quase 20 anos

Um podcast da polícia pode ser a chave para solucionar um crime que ocorreu em 1991 na Holanda. Em agosto desse ano, um homem foi encontrado junto a uma autoestrada enrolado num cobertor elétrico. Na época, …

Álbum póstumo com novas canções de Leonard Cohen lançado hoje

O álbum "Thanks for the Dance", de novas canções do músico Leonard Cohen, vai ser lançado esta sexta-feira a nível mundial, três anos depois da morte do artista canadiano. Com nove faixas, o disco resulta do …

Tesouro viking que poderia reescrever a História foi roubado

Dois homens encontraram um tesouro viking avaliado em três milhões de libras (cerca de 3,5 milhões de euros) que podia fornecer novas informações sobre a criação de Inglaterra como um único reino. George Powell e Layton …

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …