/

Trump escolhe magnata do petróleo e amigo de Putin para Secretário de Estado

The Russian Government

Rex Tillerson, magnata do petróleo e Secretário de Estado de Trump com Vladimir Putin, presidente da Rússia.

Rex Tillerson, magnata do petróleo e Secretário de Estado de Trump com Vladimir Putin, presidente da Rússia.

O futuro Secretário de Estado dos EUA, escolhido por Donald Trump, é o CEO da petrolífera ExxonMobil, Rex Tillerson. O milionário de 64 anos é muito próximo de Vladimir Putin, o presidente da Rússia.

Este magnata do petróleo, que não tem qualquer experiência política, vai assumir a importante pasta da Secretaria de Estado na presidência de Donald Trump.

A sua escolha pode ser vista como mais um passo de Trump rumo ao estabelecimento de uma nova relação amigável com a Rússia, depois de, nos últimos anos, os dois países terem vivido num clima de tensão.

Tillerson recebeu de Putin a Ordem da Amizade, em 2013, depois de ter assinado um acordo com a gigante do petróleo russo, a Rosneft, para que a ExxonMobil tenha acesso aos ricos recursos deste combustível no Árctico.

Estes dados podem ser vistos como pontos fracos do futuro Secretário de Estado dos EUA, estando em causa eventuais conflitos de interesses futuros, mas Trump diz que ele é “um jogador de classe mundial”.

“A sua tenacidade, experiência no estrangeiro e profundo conhecimento da geopolítica fazem dele uma excelente escolha para Secretário de Estado”, destaca Trump em comunicado.

William Munoz / Wikimedia

Rex Tillerson, CEO da petrolífera ExxonMobil e Secretário de Estado de Trump.

Rex Tillerson, CEO da petrolífera ExxonMobil e Secretário de Estado de Trump.

A CNN salienta que joga a favor de Tillerson o facto de ter construído “relações próximas com muitos líderes mundiais, fechando grandes acordos através da Euroásia e do Médio Oriente em nome da maior companhia de energia do mundo”.

O magnata terá grande “mestria em negociações complexas” e o “conhecimento dos factores geopolíticas que enformam a indústria do petróleo” que “são directamente relevantes para liderar a diplomacia dos EUA e gerir o Departamento de Estado”, nota ainda a CNN.

Mas esta escolha de Trump deixa antever a primeira grande batalha entre a Casa Branca e o Senado, conforme realça a mesma estação, notando que há senadores republicanos cépticos com  Tillerson e que os democratas vão certamente, contestar a sua designação.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.