Trump escolhe crítico do Obamacare para secretário da Saúde

Nathan Congleton / Flickr

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente eleito norte-americano escolheu o congressista republicano Tom Price, um reconhecido crítico do plano de reforma do sistema de saúde Obamacare, para liderar o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

A escolha deste republicano da Georgia para secretário da Saúde (o equivalente ao ministro da Saúde português) foi divulgada esta terça-feira e recebeu imediatamente as críticas do lado democrata.

Caso seja confirmado pelo Senado (câmara alta do Congresso norte-americano), Tom Price irá desempenhar um papel central nos esforços republicanos para revogar e substituir a atual lei do sistema de saúde, uma das grandes bandeiras da administração democrata de Obama.

Entre as suas primeiras medidas como Presidente, Trump prometeu avançar com uma revisão da atual lei do sistema de saúde, mas tem sido muito vago sobre as possíveis alterações e se vai acabar com o plano de reforma do sistema de saúde Obamacare.

O Presidente eleito afirmou que é favorável manter os termos que permitem aos jovens estar abrangidos pelo seguro de saúde dos pais e que impedem que as companhias de seguros neguem a cobertura a pessoas com condições pré-existentes.

Substituir a lei do sistema de saúde do Presidente Barack Obama é “uma das pastas que irá liderar como secretário da Saúde”, afirmou hoje o porta-voz da equipa de transição de Donald Trump, Jason Miller.

Em reação, o senador Chuck Schumer, que será o novo líder democrata no Senado, afirmou que Tom Price provou ao longo do seu percurso estar longe do pensamento geral dos americanos e daquilo que estes desejam para os programas e serviços de saúde para idosos, pessoas com deficiências e mulheres.

“A nomeação do congressista Price para secretário da Saúde é semelhante a pedir à raposa para guardar o galinheiro“, disse Schumer.

O congressista, de 62 anos, é um cirurgião ortopédico que presidiu o comité de Orçamento da Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso) durante os últimos dois anos.

Este conservador dos subúrbios de Atlanta trabalhou diretamente com o líder republicano da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, em matérias orçamentais.

Numa declaração feita hoje, Price disse sentir-se “humilde perante os incríveis desafios que se avizinham e entusiasmado pela oportunidade de fazer parte da resolução em nome do povo americano”.

Donald Trump, vencedor das eleições do passado dia 8 de novembro, será empossado a 20 de janeiro de 2017, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …