Trump escolhe crítico do Obamacare para secretário da Saúde

Nathan Congleton / Flickr

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente eleito norte-americano escolheu o congressista republicano Tom Price, um reconhecido crítico do plano de reforma do sistema de saúde Obamacare, para liderar o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

A escolha deste republicano da Georgia para secretário da Saúde (o equivalente ao ministro da Saúde português) foi divulgada esta terça-feira e recebeu imediatamente as críticas do lado democrata.

Caso seja confirmado pelo Senado (câmara alta do Congresso norte-americano), Tom Price irá desempenhar um papel central nos esforços republicanos para revogar e substituir a atual lei do sistema de saúde, uma das grandes bandeiras da administração democrata de Obama.

Entre as suas primeiras medidas como Presidente, Trump prometeu avançar com uma revisão da atual lei do sistema de saúde, mas tem sido muito vago sobre as possíveis alterações e se vai acabar com o plano de reforma do sistema de saúde Obamacare.

O Presidente eleito afirmou que é favorável manter os termos que permitem aos jovens estar abrangidos pelo seguro de saúde dos pais e que impedem que as companhias de seguros neguem a cobertura a pessoas com condições pré-existentes.

Substituir a lei do sistema de saúde do Presidente Barack Obama é “uma das pastas que irá liderar como secretário da Saúde”, afirmou hoje o porta-voz da equipa de transição de Donald Trump, Jason Miller.

Em reação, o senador Chuck Schumer, que será o novo líder democrata no Senado, afirmou que Tom Price provou ao longo do seu percurso estar longe do pensamento geral dos americanos e daquilo que estes desejam para os programas e serviços de saúde para idosos, pessoas com deficiências e mulheres.

“A nomeação do congressista Price para secretário da Saúde é semelhante a pedir à raposa para guardar o galinheiro“, disse Schumer.

O congressista, de 62 anos, é um cirurgião ortopédico que presidiu o comité de Orçamento da Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso) durante os últimos dois anos.

Este conservador dos subúrbios de Atlanta trabalhou diretamente com o líder republicano da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, em matérias orçamentais.

Numa declaração feita hoje, Price disse sentir-se “humilde perante os incríveis desafios que se avizinham e entusiasmado pela oportunidade de fazer parte da resolução em nome do povo americano”.

Donald Trump, vencedor das eleições do passado dia 8 de novembro, será empossado a 20 de janeiro de 2017, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …

Estados Unidos podem vir a acusar Cilia Flores, mulher de Maduro, por narcotráfico

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção. A notícia foi avançada esta quarta-feira pela Reuters, que cita quatro fontes diferentes. …

PSD quer lay-off até final do ano e Estado menos "dorminhoco"

O PSD apresentou hoje um conjunto de 26 "ideias e sugestões" na área social, incluindo o prolongamento do 'lay-off' simplificado até ao final do ano, a reafetação de recursos na administração pública e um Estado …