Trump divulga agenda para reeleição. Lista de 50 pontos inclui colónia na Lua

Stefani Reynolds / EPA

O Presidente norte-americano Donald Trump apresentou, esta terça-feira, a sua agenda para os próximos quatro anos. A presença tripulada permanente na Lua é um dos objetivos.

Entre a lista de 50 promessas, Trump fala em criar uma colónia humana na Lua, enviar americanos a Marte e um regresso à normalidade em 2021 após a pandemia de covid-19.

Intitulada “Presidente Trump: Lutando por si!”, a agenda expõe os 50 pontos sem explicar como pretende concretizá-los, escreve o Diário de Notícias. A agenda de Trump está disponível publicamente para leitura, aqui.

Com a garantia de uma vacina ainda neste ano, Donald Trump promete um regresso à normalidade em 2021. Na agenda, o Presidente dos EUA expõe como objetivo “responsabilizar a China por permitir que o vírus se espalhasse pelo mundo”.

“Lançar a Força Espacial, estabelecer uma presença tripulada permanente na Lua e enviar a primeira missão tripulada a Marte” são alguns dos pontos mais ousados da lista. As prioridades políticas refletem o “otimismo sem limites e a certeza da grandeza da América”, diz a campanha de Trump.

No documento, promete-se uma maior repressão aos imigrantes ilegais e aqueles que se candidatam a cidadania e requerem apoio público. Trump defende que os imigrantes devem garantir a sua subsistência, sem recorrer a apoios estatais.

Na área da educação, Trump promete que será “ensinado o excecionalismo americano”, sem explicar ao certo o que quer dizer com este ponto.

Um dos objetivos na eventualidade da reeleição de Donald Trump é também levar “grupos extremistas violentos como a Antifa à justiça” e acabar com as reformas da fiança sem dinheiro, mantendo suspeitos presos até ao julgamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, …

Regiões portuguesas entre as que mais colocaram trabalhadores em teletrabalho

  Apesar dos números elevados registados em Portugal, futuro do modelo está ainda em aberto, face à preferência dos patrões em ter os funcionários a trabalhar em ambiente de escritório. De acordo com dados revelados pelo Eurostat, …

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …