Trump demitiu o secretário de Assuntos Veteranos pelo Twitter

Michael Reynolds / EPA

O ex-secretário de Assuntos Veteranos, David Shulkin, com Donald Trump

O Presidente norte-americano, Donald Trump, demitiu hoje por ‘tweet’ o secretário de Assuntos Veteranos, David Shulkin, na sequência de escândalos relacionados com conflitos éticos, e indicou o médico da Casa Branca Ronny Jackson para o substituir no cargo.

“Estou satisfeito em anunciar que pretendo nomear o respeitado Almirante Ronny L. Jackson, MD, como o novo secretário de Assuntos de Veteranos”, disse Donald Trump na sua conta do Twitter.

Estou grato ao doutor David Shulkin pelo serviço prestado ao nosso país e aos nossos grandes veteranos”, acrescentou.

Até que o Senado confirme a nomeação de Ronny L. Jackson, um alto funcionário do Pentágono, Robert Wilkie, administrará a agência interinamente, adiantou o Presidente norte-americano.

Jackson é conhecido pela conferência de imprensa que deu em janeiro passado, depois de Trump se ter submetido a um exame médico, em que assegurou que Donald Trump tem uma “saúde excelente”.

Shulkin esteve na origem de inúmeras manchetes pelos seus conflitos éticos depois de em julho do ano passado ter aproveitado uma visita oficial pela Europa para se deslocar ao Reino Unido e assistir ao torneio de ténis de Wimbledon, tendo aceitado bilhetes cujo valor excedia o limite estabelecido nos EUA em relação a presentes a funcionários públicos.

Em setembro do ano passado, Shulkin pressionou também a Casa Branca para que a esposa pudesse acompanhá-lo na abertura dos Jogos Invictus, realizados em Toronto.

Shulkin é o segundo secretário da Administração de Donald Trump a ser afastado devido a controvérsias envolvendo viagens oficiais, depois do ex-secretário de Saúde e Serviços Humanos, Tom Price, que renunciou ao cargo em setembro de 2017.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.