Trump é candidato à presidência dos EUA: “Se fosse eu o presidente, nem haveria guerra”

5

Yuri Gripas / EPA POOL

Donald Trump

Pela terceira vez, o homem do Partido Republicano vai tentar ocupar a Casa Branca, que já foi “sua”.

O anúncio chegou já de madrugada, em Portugal, e trouxe a confirmação: Donald Trump é candidato à presidência dos Estados Unidos da América.

O antigo presidente, que ocupou a Casa Branca depois da vitória em 2016 e que foi derrotado em 2020, será assim candidato pela terceira vez, nas eleições presidenciais de Novembro de 2024.

A partir de sua casa em Mar-a-Lago, na Flórida, mas com direito a muitos apoiantes a ouvir o discurso que durou mais de uma hora, Trump repetiu que quer “tornar a América grande e gloriosa novamente“.

“Até ao dia da eleição, em 2024, lutarei como alguém jamais lutou antes. Quero derrotar os democratas da esquerda radical que estão a tentar destruir o país por dentro”, acusou o antigo presidente.

O homem do Partido Republicano considera que os EUA eram um país a “prosperar como nunca” e a atravessar uma “época dourada” quando ele era presidente.

Agora, alega, vive num país “mergulhado na violência e na criminalidade, onde os preços altíssimos estrangulam os lares americanos, onde milhões de imigrantes ilegais cruzam a fronteira com o México”.

E foi directo numa crítica ao actual presidente: “Joe Biden personifica os fracassos da esquerda e da corrupção de Washington. Estes últimos dois anos têm sido um período de dor, provações, ansiedade e desespero para os americanos”.

Donald Trump acha também que, no contexto da guerra na Ucrânia, Joe Biden está a levar o país “para uma guerra nuclear” ao apoiar os ucranianos.

Sobre a guerra, o candidato repetiu a ideia: “Nunca teria acontecido se eu fosse o vosso presidente“.

Trump considera-se uma “vítima”. Quer no que diz respeito aos processos onde está a ser investigado – são uma “provocação do sistema judicial” – quer em relação à derrota em 2020: “A China teve um papel muito activo nessas eleições. Estou só a dizer, só a dizer…”.

O Partido Republicano teve resultados decepcionantes nas recentes eleições intercalares. Donald Trump não falou sobre o assunto.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

5 Comments

  1. Este facínora imprestável diz que com ele na Presidência não haveria guerra porque é amigo e admirador de Putin e portanto ia deixar a Ucrânia entregue a si própria – ou seja, à Rússia. Que bonito, não é? É engraçado este capitalista conservador acusar Biden e os democratas de “esquerda radical”, quando os EUA não têm qualquer experiência de tal coisa na sua história – eles nunca admitiram sequer a existencia de um partido comunista no seu país, por isso nem sabem o que isso é. Também é irónico a cor do Partido Republicano ser a mesma dos comunistas: vermelho.

  2. O que o Donald trump quer dizer é que a festa ainda não começou. Eu até desconfio que as proximas eleições na america vão ter influência russa ou chinesa . E se assim for e se donald tramp ganhar em pouco tempo veremos donald trump num encontro de amigos com putin e um aperto de mão. Ou seja o maluco do tramp vai tentar lançar mais gasolina para a fogueira.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.