Trump quer aumentar taxas sobre vinho francês importado

LexnGer / Flickr

Para Donald Trump, é “injusto” cobrar-se tão pouco ao vinho gaulês que entra nos Estados Unidos, enquanto em França são aplicadas taxas muito mais altas.

Enquanto que o vinho norte-americano é alvo de várias taxas, o gaulês entra nos Estados Unidos quase livre de impostos. Donald Trump considera esta realidade “injusta” e prometeu “fazer qualquer coisa”.

“A França cobra-nos muito pelo vinho e, mesmo assim, nós cobramos-lhes muito pouco”, comentou o Presidente norte-americano numa entrevista originalmente cedida à CNBC esta segunda-feira, que foi posteriormente analisada pela Bloomberg.

“Os produtores vêm ter comigo e dizem ‘Senhor – os tipos da Califórnia -, estamos a pagar muito dinheiro para colocar o nosso produto em França e você está – este país – entenda-se – a permitir que estes vinhos franceses, que são ótimos, cheguem cá por quase nada. Não é justo'”, disse Donald Trump. “E sabem que mais? Não é justo. Faremos alguma coisa sobre isso”, acrescentou.

Esta não é a primeira vez que o Presidente dos Estados Unidos critica as tarifas aplicadas pela França ao vinho norte-americano. Segundo o Observador, Trump publicou no Twitter, em novembro do ano passado, que era muito difícil para os produtores norte-americanos vender o seu vinho em solo gaulês e que as autoridades dos EUA tornavam “fácil” a importação deste produto europeu, algo que “tinha de mudar”.

Na semana passada, Trump encontrou-se com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, na Normandia, durante as comemorações do 75.º aniversário do Dia D. Nenhum dos Presidentes mencionou o assunto das tarifas, mas, mesmo assim, Trump gabou a relação entre os dois países: ” A relação entre tu e eu, bem como a de França e os EUA, tem sido extraordinária.”

Atualmente, os Estados Unidos cobram uma tarifa de cinco cêntimos por cada 750 mililitros de vinho francês não gaseificado, e 14 cêntimos pelo gaseificado. A taxação imposta pela União Europeia varia entre os 11 e os 29 cêntimos por garrafa, ainda segundo o Wine Institute, um grupo de lobby composto por vários produtores vinícolas californianos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Trump é um energúmeno, mas neste caso tem alguma razão. É relativamente mais fácil a empresas estrangeiras venderem nos EUA que o contrário.

RESPONDER

Suécia pondera alterar estratégia e aplicar medidas mais drásticas em Estocolmo

Depois de um grande aumento de casos na capital do país durante a última semana, as autoridades suecas ponderam alterar toda a sua estratégia de combate à pandemia e adotar novas medidas. A Europa foi considerada …

"O PS não se pode calar." Líder parlamentar promete combate à extrema-direita

Para a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, os tempos atuais "não estão para brincadeiras ou para aventureirismos". A líder parlamentar do PS prometeu, esta terça-feira, o combate político aos "populismos" oriundos de correntes de …

"Nem fria, nem quente." China não quer nenhuma guerra

O Presidente chinês, Xi Jinping, assegurou que o país não quer nenhuma guerra e acredita que "a Humanidade vencerá a batalha" da covid-19. Xi Jinping assegurou, esta terça-feira, que a China não quer nenhuma guerra “nem …

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …