/

Trump quer aumentar taxas sobre vinho francês importado

1

LexnGer / Flickr

Para Donald Trump, é “injusto” cobrar-se tão pouco ao vinho gaulês que entra nos Estados Unidos, enquanto em França são aplicadas taxas muito mais altas.

Enquanto que o vinho norte-americano é alvo de várias taxas, o gaulês entra nos Estados Unidos quase livre de impostos. Donald Trump considera esta realidade “injusta” e prometeu “fazer qualquer coisa”.

“A França cobra-nos muito pelo vinho e, mesmo assim, nós cobramos-lhes muito pouco”, comentou o Presidente norte-americano numa entrevista originalmente cedida à CNBC esta segunda-feira, que foi posteriormente analisada pela Bloomberg.

“Os produtores vêm ter comigo e dizem ‘Senhor – os tipos da Califórnia -, estamos a pagar muito dinheiro para colocar o nosso produto em França e você está – este país – entenda-se – a permitir que estes vinhos franceses, que são ótimos, cheguem cá por quase nada. Não é justo'”, disse Donald Trump. “E sabem que mais? Não é justo. Faremos alguma coisa sobre isso”, acrescentou.

Esta não é a primeira vez que o Presidente dos Estados Unidos critica as tarifas aplicadas pela França ao vinho norte-americano. Segundo o Observador, Trump publicou no Twitter, em novembro do ano passado, que era muito difícil para os produtores norte-americanos vender o seu vinho em solo gaulês e que as autoridades dos EUA tornavam “fácil” a importação deste produto europeu, algo que “tinha de mudar”.

Na semana passada, Trump encontrou-se com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, na Normandia, durante as comemorações do 75.º aniversário do Dia D. Nenhum dos Presidentes mencionou o assunto das tarifas, mas, mesmo assim, Trump gabou a relação entre os dois países: ” A relação entre tu e eu, bem como a de França e os EUA, tem sido extraordinária.”

Atualmente, os Estados Unidos cobram uma tarifa de cinco cêntimos por cada 750 mililitros de vinho francês não gaseificado, e 14 cêntimos pelo gaseificado. A taxação imposta pela União Europeia varia entre os 11 e os 29 cêntimos por garrafa, ainda segundo o Wine Institute, um grupo de lobby composto por vários produtores vinícolas californianos.

ZAP //

1 Comment

  1. O Trump é um energúmeno, mas neste caso tem alguma razão. É relativamente mais fácil a empresas estrangeiras venderem nos EUA que o contrário.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.